domingo, 30 de março de 2008

No Ministério da Justiça o vereador Armando defedeu ações sociais para o combate ao crime em Viamão


Em Brasília, o vereador viamonense, solicitar a potencialização do Pronasci no município, com a prática de diversas ações e projetos, como “Mulheres da Paz” e “Protejo”.


Em audiência no Ministério da Justiça, na Capital federal, os vereadores Armando Azambuja, Dédo Machado e Valmir de Moura, defenderam e articularam a prática dos projetos e ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), como política social para enfrentamento e combate à criminalidade em Viamão.

O Pronasci é um programa desenvolvido pelo Ministério da Justiça, composto por 94 ações que envolvem a União, estados, municípios e a própria comunidade.

Na tarde de sexta-feira (28/03), a comitiva de vereadores viamonenses, foi recebida pelo professor Ronaldo Teixeira da Silva (Prof. Nado), que é o secretário Executivo do Pronasci e o chefe de gabinete do Ministro da Justiça, Tarso Genro, e pela Assessora de Comunicação do Ministério, Viviane Kuhn (foto abaixo).

Os vereadores Armando, Dédo e Valmir, solicitaram a potencialização do projeto “Mulheres da Paz” em Viamão, que propõe a capacitação de mulheres líderes das comunidades em temas como ética, direitos humanos e cidadania, para agirem como multiplicadoras do Programa, tendo como incumbência aproximar os jovens com os quais o Pronasci trabalhará.

O vereador Armando solicitou ainda, o projeto “Protejo”, que própõe a jovens bolsistas atuação de multiplicadores, passada a eles pelas “Mulheres da Paz”, e pelas equipes multidisciplinares, a fim de atingir outros rapazes, moças e suas famílias, contribuindo para o resgate da cidadania nas comunidades.

sexta-feira, 28 de março de 2008

SARAU POÉTICO EM VIAMÃO

Clique na imagem para ampliar



Apoio na Web: www.viamaohoje.com.br e www.televia.tv

Desabafo de Uma Viamonense

Até quando teremos que viver amedrontados, dentro de nossas casa, estabelecimentos comerciais, carros, serviços, ruas, e etc e tal. Alguém já parou e pensou que não estamos seguros com nossas próprias vidas em lugar algum. E que hoje em dia nossas vidas tem o valor de um celular, de um boné, de um tênis, ou de nada?


Afinal mortes vêm ocorrendo diariamente, sem ao menos sabermos o por que.
A violência ta solta.
E jamais será presa.
Pois quando se prende um individuo por determinado crime, ele n passa mais que dias ou meses encarcerado, e logo está de volta as ruas cometendo os mesmos delitos que sempre cometeu.

Diariamente se vê, houve falar, e até faz partes de nossas vidas, assassinatos.
Pais de família, mães, filhos, tios, avós, amigos, professores, e a população em geral, morrendo e deixando muita dor entre seus entes queridos.


Lembro-me que em minha infância, em meados dos anos 80, eu só ouvia falar em morte, em filmes e novelas. Hoje em dia bandidos tiram vidas, sem motivo algum, ou por motivos que jamais saberemos a causa, mas na maioria das vezes banais.

Nada é feito e milhões de assassinatos ficam impune.
E de quem é a culpa por tudo isso que vem acontecendo, e causando tanta dor e sofrimento. Minha filha perdeu o avô materno, véspera de completar seus dois aninhos de idade.

Meu pai foi assassinado cruelmente, com seis tiros.
Era honesto, trabalhador, e perdeu sua vida de graça.
Deixou família, muita dor e saudade.


E somente depois deste ocorrido que passei a prestar mais atenção neste tipo de noticia.
É impressionante o número de pessoas inocentes que morrem diariamente por nada.
E continuo me perguntando e acredito que vocês também continuem.
Até quando isso vai acontecer?


Quando isso irá acabar?
Se é que um dia terá fim, pois pelo que vejo o banditismo tomou conta de nossas vidas.
E quanto, ou o que vale a minha vida, a sua, a nossa?
Essa pergunta paira pelo ar e fica sem resposta...



Paula Boscaini

quinta-feira, 27 de março de 2008

Radio de Viamão Surpreende com novo programa


A Rádio Santa Isabel FM 91.7, líder no município lançou neste mês de março o Programa “Tornado”. Indicado para o publico jovem, é um programa que está revolucionando o jeito de fazer rádio em Viamão. Da programação à estrutura, tudo é diferente, novo, contemporâneo e atual.

Após 2 anos de planejamento, estudos e pesquisas de mercado, o Programa “Tornado” vêm dar a sua contribuição na evolução da Radio Santa Isabel FM, oferecendo uma programação extremamente direcionada e agradável para os ouvintes, com poucos intervalos, mixagens ao vivo, divulgação de festas no cenário musical, entrevistas com convidados diretamente pelo nextel (aparelho de celular) e entreterimento . Diferente de tudo que é tipo de programa local, a “Tornado” funciona como uma plataforma de mídia ágil e inteligente para o mercado publicitário local, regional e nacional. Ultrapassando as barreiras da cidade e do estado! Através de divulgação e sites de relacionamento e promoções personalizadas. O Programa é simples, profissional e sabe se comunicar com o seu público.



Interação: O programa vai ao ar de segunda à quinta apartir das 22:00 até as 00:00

Estilo: Charme, Dance, Black, Freestyle(Old e New School), Funk

Release: Programa feito ao vivo produzido e mixado por DJ DUDA e FABIANO com interação com a galera pelo TELEFONE atendendo a pedidos e mantendo o estilo dos grandes e verdadeiros bailes.

Saiba mais falando on line pelo msn

ferreiraforte@hotmail.com

quarta-feira, 26 de março de 2008

Jorge Amaro no 5º Forum Mundial




















A temática ambiental ganha cada vez mais espaço nos diferentes veículos de comunicação. Não podia ser diferente disto então a pauta do quinto Fórum Mundial de Comunicação Social, considerado pelos organizadores o maior evento da área de comunicação voltado a uma grande causa civil, social e humanitária, que ocorre no hoje(25/03) na PUC-RS.

O Fórum hoje é um evento representativo no cenário mundial, que ganha proporções a cada ano, com o apoio e entusiasmo de profissionais, instituições e veículos de comunicação que valorizam o significado humano da propaganda de responsabilidade social.

O Público alvo é formado por: publicitários, estudantes de comunicação, agências de publicidade, produtoras, estúdios de criação, gráficas e editoras, veículos de comunicação, anunciantes, pessoas físicas e jurídicas com atuação nestes segmentos ou afins e profissionais atuantes junto ao terceiro setor.

Para Jorge Amaro, do Grupo Maricá, ONG ambientalista de Viamão, “é extremamente importante o papel da mídia e dos veículos de comunicação na problematização da questão ambiental, pois a opinião pública pode forçar ações concretas dos governos, que são os principais indutores das políticas ambientais.”


­­­­­­­­­­­­­Origem:
O embrião do Fórum Mundial de Comunicação Social nasceu em 2002, com a visita de representantes do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) ao Rio Grande do Sul. Propuseram à ALAP motivar suas associadas, na América Latina e no Caribe, a realizar campanhas com a participação da sociedade em projetos de inclusão social.


Edições Anteriores:

· 1º Fórum de Comunicação Social – 2003 Tema: “Porque devemos cuidar do Idoso?”
· 2º Fórum de Comunicação Social – 2004 Tema: “A Responsabilidade Social da Informação”
· 3º Fórum de Comunicação Social – 2005Tema: “Reconhecer Pessoas. Compartilhar Atitudes.”
· 4º Fórum de Comunicação Social – 2006Tema: “Ações de Responsabilidade Social”
grupomarica@bol.com.br
www.grupomarica.org.br
http://vhecologia.blogspot.com/
(51) 96128261
Jorge Amaro de Souza Borges
grupomarica@bol.com.br
www.grupomarica.org.br
http://vhecologia.blogspot.com/
(51) 96128261
(51) 30448791

terça-feira, 25 de março de 2008

Paixão de Cristo emociona comunidade da Augusta

Os atos da paixão de Cristo emocionaram a comunidade da Vila Augusta e arredores. Sob sol forte, dezenas de devotos assistiram emocionados na tarde da sexta-feira santa (21/03) a apresentação quem contou com participação de atores da comunidade mesclados com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luciana de Abreu.

A palavra chave do sucesso da atividade é “parceria”. Segundo a diretora da escola, Terrimar da Silva “pelo quarto ano realizamos as encenações e a procissão. Os alunos se envolvem, a comunidade participa. A escola tem este papel importante de ser referência positiva e ter ações de impacto em sua área de abrangência. E a parceria com a paróquia Santo Agostinho é fundamental.”

Escola Municipal de Ensino Fundamental Luciana de Abreu
escolalucianadeabreu@bol.com.r

sexta-feira, 21 de março de 2008

Colheita de Marcela em Tarumã


Alvorada, 21 de Março de 2008
Foto no Tarumâ depois da colheita
(Clique na imagem para ampliar)

O Passeio da Marcela na Sexta-feira Santa foi um sucesso, 150 ciclistas de todas as idades, saíram as 5 horas da madrugada, da parada 47 de Alvorada com destino a Viamão, com objetivo de colher marcela ainda com o orvalho da manhã (que representa as lágrimas de cristo).

A 10 anos, todas as sextas-feiras, santas os ciclistas de Alvorada se reúnem para este Passeio Ecológico e Religioso, Depois da Colheita é explorada 3 trilhas médias e 2 trilha para os mais experientes, onde todos se encontram na BR 118. Em seguida, pelo Beco dos Rosas em Viamão no meio da sombra da natureza, aproximadamente 10 horas é hora do lanche e daquele gostoso descanso.

Dia 01/06/08, na abertura da semana mundial do meio ambiente, os ciclistas estão organizando o 4º Eco Passeio Ciclístico, com sorteio de 3 bicicletas e vários brindes para quem levar material reciclado. Sai as 16 horas do pátio do BIG, patrocinador do evento.

Maiores informações: Sociedade Ambientalista Embrião, 3483-2914 ou www.ongembriao.blogspot.com

Os ciclistas estão pedindo para os novos governos que pensem numa via ciclística em toda a Avenida, para valorizar uma forma de transporte alternativa, saudável e ecológica.

Janete Soares dos Santos

Presidente

Embrião

3483-2914

9986-7734

quinta-feira, 20 de março de 2008

Cobras invadem pátios e casas em Viamão

Eduardo Rodrigues | eduardo.rodrigues@diariogaucho.com.br

Imaginem a cena. Uma mulher se prepara para tomar banho. Entra no banheiro, chega ao box e abre o chuveiro. Antes de se ensaboar, olha para o chão e leva o maior susto da sua vida. Uma cobra de coloração vermelha e preta, com cerca de 30cm, surge inesperadamente pelo ralo, a poucos centímetros de seus pés.

Além de arrepiar, o relato feito pela dona-de-casa Adriana Poitevin Gonçalves, 25 anos, está tirando o sono dos moradores da Vila Elza, em Viamão. Nos últimos 20 dias, pátios e casas da Rua Floriano Medina Rodrigues têm sido visitados por répteis de variadas cores, tamanhos e formas em busca de presas (geralmente animais silvestres, como ratos e sapos). Ninguém foi picado.

Alho na rua e tela na porta

O desmatamento de uma área verde nas imediações teria provocado a migração indesejada das espécies. Temendo a presença de uma cobra venenosa em casa, a acompanhante de idosos Vaina Alves da Silva, 50 anos, chamou o irmão para fechar as aberturas da casa. O vendedor Carlos Alberto Alves, 43, instalou telas e borrachas nos frisos da porta principal.

— Espalhei alhos, queimei enxofre (presente em pequena quantidade no carvão) e até guampa de boi pendurei — afirma Vaina, que guardou alguns filhotes de cobras dentro de dois vidros.

Biólogo fará vistoria

Vaina disse que procurou a prefeitura em busca de orientação, mas não obteve nenhuma informação.

Nesta quinta-feira, o biólogo do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura da cidade, Cristiano Silveira, fará uma vistoria no bairro onde foram vistas as espécies para avaliar o motivo do surgimento repentino dos répteis e se há risco para a população.

Cristiano viu uma das cobras que Vaina matou e disse que é um filhote de uma espécie não-venenosa. Mas, pelo estado de conservação, não conseguiu identificar que cobra era.

Estado possui 110 espécies de cobras

A bióloga e professora de Herpetologia (ramo da biologia que estuda répteis e anfíbios) da UFRGS Laura Verrastro disse que existem 110 espécies de cobras no Estado.

Deste total, sete são venenosas (quatro tipos de jararaca, uma cruzeiro e duas espécies de coral).

Laura não quis se manifestar sobre os répteis encontrados na Vila Elza porque não viu as espécies. Se for picada, a vítima deve procurar atendimento médico com urgência.

— Elimine o lixo e entulhos como lenha e tijolos e mantenha o gramado baixo e limpo — sugere a bióloga.

Mais dicas

- Não ande descalço: sapatos, botinas e botas devem ser usados para evitar acidentes

- Olhe sempre com atenção o local de trabalho e os caminhos a percorrer

- Use luvas de couro nas atividades rurais e de jardinagem

- Nunca coloque as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou entre pedras.

- Use sempre um pedaço de pau, enxada ou foice antes de tocar em folhas secas ou mato baixo

- Tampe as frestas e buracos das paredes e assoalhos

- Reduza o número de roedores existentes na área de sua propriedade

Fonte:

Zero Hora Com

Acesso prejudicado aos estudantes da Escola Barão de Lucena

Vereador Armando reivindica a limpeza do mato, instalação de meio-fio, nivelamento de calçada e pintura de faixa de segurança de pedestre, para garantir condições de transito e de segurança aos estudantes da São Tomé.

O relator da Comissão dos Direitos da Criança e dos Direitos Humanos da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja, encaminhou ao prefeito municipal, ao secretario de obras e ao secretário de transportes, pedido de providências com a solicitação de urgentes serviços de obras de reparo de via pública e no calçamento do acesso e ao lado da Bérico Bernardes à Escola Estadual Barão de Lucena, na Vila São Tomé.

O vereador Armando defendeu ainda, a instalação de meio fio e nivelamento de calçada neste acesso, que fica próximo a rótula de trânsito da São Tomé, para garantir melhores condições de transito e de segurança aos milhares de alunos da Escola Barão de Lucena. Entre outros serviços para Bérico Bernardes, o vereador Armando solicitou, através de proposições aprovadas pela Câmara, obras de pintura de pista (marcando a divisão de via e de faixas de segurança), pintura dos quebra-molas, instalação de placas de sinalização de trânsito (pare, aviso de escola e de velocidades, aviso dos quebra-molas e de passagem de pedestres-faixa de segurança), iniciando parada 42, ao longo da Estrada da Branquinha e Estrada Bérico Bernardes, na região da Vila São Tomé, do trecho da Vila Martinica até a Vila Araçá, na divisa com a Lomba do Pinheiro.

Na proposição do vereador Armando Azambuja, que também é membro da Comissão da Obras da Câmara, foi solicitado a instalação de abrigos de ônibus nos pontos de parada de embarque e desembarque de passageiros, existentes nas Vilas Martinica, Florescente, São Tomé, Santa Rita, Planalto, Parque Farroupilha e Araçá, entre outras localidades.

Fonte: http://vereadorarmando.com.br/noticia79.htm

quinta-feira, 13 de março de 2008

Out Doors Enganam Comunidade de Viamao - Diz Guto

Parece que a campanha politica 2008 começou para valer em Viamão. São shows, apresentações, homenagens, anúncios em jornais, revistas, TV e até mesmo em Out Doors fazendo a alegria de quem vende espaços a preço de ouro nestas mídias, claro que tudo pago com o dinheiro da comunidade. A quem se arrisque a dizer que é por isso que muitos municípios cobram tão fervorozamente suas taxas (leia-se IPTU).

Se por um lado alguma coisa foi feita, muitas outras mais importantes cairam no esquecimento, como se fizessem parte apenas de um sonho, como o fim da Praça Santa Isabel em menos de um ano (foto).

Carlos Augusto - O Guto de Águas Claras entra em cena para comentar que muitas mensagens divulgadas na midia local, mais pontualmente em Out Doors não mostram totalmente a verdade. Mas o que esperar de um governo que a cada dia se vê mais enrolado em escandalos, roubos, desvios de verbas e muito mais? Leia a critica na integra.



"ASSUNTO: In Feliz Cidade

Esta semana foi espalhado pela cidade out doors da prefeitura dizendo que o município está muito feliz com a administração. Mais, dizem os administradores que "nunca" Viamão foi tão feliz como agora.

Bem, eu como viamonense nato, vivendo há 27 anos (ou seja, desde que nasci) em Viamão, não estou feliz com esta administração. Não estou feliz porque todos os dias vejo minha cidade imunda, com esgoto correndo a céu aberto. Todos os dias somos obrigados a transitar por vielas que um dia foram chamadas de ruas. E nessas vielas há buracos que fazem aniversários. Buracos e poeira não são, nem trazem felicidade.

Todos os dias pegamos ônibus lotados, nós passageiros somos mal-tratados, a passagem é um verdadeiro assalto, e não há concorrência entre as empresas que prestam o serviço de transporte coletivo. Pergunte aos trabalhadores que são obrigados a se deslocar como "sardinhas" se eles estão felizes.

Não posso estar feliz quando vejo às 3 horas da madrugada milhares de pessoas sofrendo em filas de postos de saúde, em atendimento precário. Muitos, inclusive, morrem antes de serem atendidos. Essa é a FELIZ CIDADE do prefeito Alex?

E os desempregados? Qual foi o emprego gerado pela feliz cidade do PT? respondo: nenhum. Penso que o prefeito Alex deve estar feliz por ter fechado escolas, por ter comprado merenda pelo dobro do preço do mercado, por não ter dado aumento salarial algum aos servidores municipais.

A cidade real é infeliz. Não por culpa do seu povo que é honesto, sofrido e trabalhador. Mas por culpa do desgoverno incompetente do Alex/PT que fica feliz por abandonar a zona rural do município, por participar de licitações duvidosas, por comprar um automóvel de luxo para seu próprio e exclusivo uso, e por acreditar que está fazendo um bom governo, quando todas as vozes dizem o contrário.

Esta campanha cara de marketing do prefeito Alex, mostra a arrogância, que lhe é peculiar. Onde ele e seus apadrinhados estão vivendo felizes em uma cidade que só existe em sonho, mas que na realidade é uma cidade infeliz.

Por favor Sr. prefeito, venha conhecer a Viamão que todos estamos vivendo e não esta que o senhor e seus marketeiros estão inventando.

Guto - Carlos Augusto

E-MAIL: carlos.augusto@ufrgs.br"

terça-feira, 11 de março de 2008

Viamão – A Cidade de Todos

Viamão não para de avançar na web provando o que já foi dito aqui muitas vezes, nosso município nasceu para a Web, e de quebra, para o mundo. São sites de automobilismo, de artistas, de locais para lazer, esportes, dezenas de blogs e até mesmo Rádios e TVs na Web.

Esta semana mais um site desponta mostrando o lado turístico do município com belas imagens. Estamos falando do ‘Viamão – Cidade de Todos” , projeto ainda na fase inicial mas promete muito, principalmente a seção de fotos num sistema Flash muito bem bolado.

A casa da foto acima segundo Ozório Silva, Técnico em Informática que está desenvolvendo este projeto, fica numa fazenda perto de Itapuã.

Para quem desejar mais informações ou apenas ver mais fotos, o link é:

http://siteoz.vilabol.uol.com.br/viamao.index.html

sexta-feira, 7 de março de 2008

Professor assassinado em Viamão

Na noite de ontem, dia 6 de março, por volta das 23 horas, um professor do colégio Isabel de Espanha (Viamão) foi assassinado.

O nome do professor é Marcelo e dava aulas de geografia. Os motivos ainda permanecem obscuros.

O fato é que ele chegava em casa quando foi alvejado por dois homens em uma moto. Não foi roubo, mas sim, execução.

Hoje, dia 7 de março, os alunos não tiveram aula.

Informações do Blog www.giovannicaprio.wordpress.com


Governo mostra onde foi empregado o dinheiro público

Iniciou na noite desta terça-feira, dia 4, na Escola Municipal Anita Garibaldi, na região Santa Isabel, a Prestação de Contas 2005/2007, da Prefeitura de Viamão. A campanha vai até o dia 15 de abril, quando o governo vai à comunidade mostrar onde o dinheiro foi investido no período. Sob o slogan “Venha ver o que fizemos para Viamão ficar assim, tão feliz”, a equipe do Prestação de Contas percorrerá todas as regiões, por duas vezes, sempre às 19h30min.

Na ocasião é feita uma apresentação com as obras mais importantes, mostrado um vídeo, entregue o jornal “FelizCidade” e o Plano de Investimentos para este ano. Para o prefeito de Viamão, Alex Boscaini, é uma obrigação de todos os governantes e um dever moral mostrar para a população onde foi empregado o dinheiro público.

“Temos uma administração transparente e queremos que todos saibam nossas principais obras e ações que estão transformando Viamão em uma cidade mais feliz. O município é muito grande e a maioria da população não tem noção das suas belezas. Estamos fazendo uma aula de cidadania na prática”.

Dia 5, foi a vez da região Augusta conhecer os investimentos. E, na quinta-feira, dia 6, a equipe foi à Viamópolis, no salão da Igreja Nossa Senhora de Fátima, mostrar o que foi feito. Na próxima terça-feira, dia 11, a comunidade da região São Tomé, na Escola Araçá, receberá o Prestação de Contas.

Na quarta-feira, dia 12, será a vez da comunidade da Santo Onofre conhecer os investimentos, no salão paroquial da Igreja São João Vianey. E, na quinta-feira, a equipe do governo vai até a comunidade Querência, na Escola Nossa Senhora Conceição, mostrar o que já foi feito na cidade.





From PMV for Blog Viamao Hoje

Paulo Ricardo Becker na Luciana de Abreu


























A Escola Municipal de Ensino Fundamental Luciana de Abreu, através deste, agradece a participação do músico Paulo Ricardo Becker, da Banda Caneka Virtual, na abertura de nosso ano letivo. Atitudes como estas nos fazem acreditar cada vez mais na educação. Entendemos que estes gestos contribuem para um mundo melhor e mostram o quanto é necessário ações solidárias. Também externamos nosso contentamento com este veículo de comunicação, que divulgou de forma brilhante nossas atividades.

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele."

Immanuel Kant

Equipe Diretiva - EMF Luciana de Abreu

From EMF Luciana de Abreu for Blog Viamao Hoje

escolalucianadeabreu@bol.com.br


Volta às aulas e Páscoa com solidariedade



Dando continuidade ao projeto João-de-Barro: Construir para o amanhã, a Rede Marista de Educação e Solidariedade lançou no dia 5 de março a campanha de Volta às aulas e Páscoa Solidária. A ação, a exemplo do Natal Solidário, em dezembro último, é realizada em parceria com a PUCRS e conta com o apoio do Comitê de Ação Solidária do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa/RS), das ONGs Cooplantio Solidário e Avesol e da Pastoral Juvenil Marista.


Unidades educacionais de toda a Rede Marista do Estado estão envolvidas como pontos de arrecadação de material escolar e de chocolates. São 20 locais de coleta, espalhados pelas 13 cidades gaúchas onde há presença marista. Em Porto Alegre, serão sete locais que incluem os colégios maristas e a PUCRS. Na universidade, os calouros terão participação especial na campanha, por meio do Trote Solidário, cujas doações serão direcionadas para o projeto. Em Viamão, o recebimento das doações será feio pelo Instituto Marista Graças, localizado na Avenida Senador Salgado Filho, 8326, parada 52 da RS 040.

Nas escolas e centros sociais a temática será desenvolvida por meio de atividades pedagógicas que promovam a cultura da solidariedade calcada em ações educativas. As doações podem ser feitas até o dia 28 de março.

Balanço do Natal Solidário

Realizada entre novembro e dezembro de 2007, a primeira edição do Projeto João-de-Barro: Construir para o amanhã, beneficiou 31 entidades em todo o estado. Foram arrecadados mais de 6 mil unidades de brinquedos, cerca de 3,5 toneladas de alimentos, mais de 3mil peças de vestuário, além de materiais de higiene e limpeza, calçados, papel para reciclagem, computadores e impressoras. Em Viamão, o material arrecadado pelo Instituto Marista Graças beneficiou a Creche da Tia Lolô.


Esta foi a primeira campanha solidária da Rede Marista feita de forma unificada, convergindo diversas ações que já eram realizadas de forma isolada em todo o Rio Grande do Sul. Todas as unidades trabalharam na organização, doação do material arrecadado, na divulgação local e na promoção de ações que envolveram de forma educativa as comunidades doadoras e beneficiárias do projeto.

(anexo imagem/logomarca da campanha)

quinta-feira, 6 de março de 2008

Escola Luciana de Abreu abre ano letivo com sucesso


Em nossa sociedade, a escola pública, em todos os níveis e modalidades da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), tem como função social formar o cidadão, isto é, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo. Para isso, é indispensável socializar o saber sistematizado, historicamente acumulado, como patrimônio universal da humanidade, fazendo com que esse saber seja criticamente apropriado pelos estudantes, que já trazem consigo o saber popular, o saber da comunidade em que vivem e atuam. A interligação e a apropriação desses saberes pelos estudantes e pela comunidade local representam, certamente, um elemento decisivo para o processo de democratização da própria sociedade.


A escola pública poderá, dessa forma, não apenas contribuir significativamente para a democratização da sociedade, como também ser um lugar privilegiado para o exercício da democracia participativa, para o exercício de uma cidadania consciente e comprometida com os interesses da maioria socialmente excluída ou dos grupos sociais privados dos bens culturais e materiais produzidos pelo trabalho dessa mesma maioria.Foi com estes princípios que a escola municipal Luciana de Abreu promoveu um início de ano diferenciado. E foi um sucesso. Pela manhã da terça-feira (04/03) a comunidade escolar foi recepcionada com muita alegria e motivação. “queremos fazer a diferença na vida destas crianças” disse a diretora Terrimar da Silva. Pela manhã, artistas locais comandaram a animação. Clair Oliveira, conhecidíssimo no meio cultural da Santa Isabel, comandou a as apresentações. Para ele “a escola deve estar sempre provocando. E a arte é um instrumento de diálogo que permite novas perspectivas, principalmente a comunidades carentes.”À tarde, o destaque foi Paulo Ricardo Becker, vocalista da Banda Caneka Virtual, que proporcionou uma belíssima apresentação a alunos das séries finais e EJA. “nós artistas temos que ter compromisso público também. A escola está de parabéns por esta iniciativa.


A Escola Luciana de Abreu - Fundada em 1953, a instituição de ensino leva o título nominal da Educadora Luciana de Abreu. Luciana de Abreu foi uma criança enjeitada, exposta na “roda” da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre. Seu nascimento ocorreu em 11 de julho de 1847. Foi adotada pela família de seu padrinho, o guarda-livros Gaspar Pereira. Literata conceituada, numa época em que a presença da mulher não era visível, pertenceu de forma consistente a Sociedade Partenon. Atualmente, a escola atende alunos distribuídos em séries iniciais, finais e jovens e adultos. Tem como entidade mantenedora a Prefeitura Municipal de Viamão e está amparada pelo decreto 186, datado de 05/05/1953. Para 2008 estão previstos diversos projetos com intuito de qualificar a prática pedagógica e ampliar as relações da escola com a comunidade.

terça-feira, 4 de março de 2008

Viamão no Atlas Social Digital

Grande Porto Alegre terá atlas social digital
Região metropolitana da capital gaúcha, que engloba 31 municípios, entre eles Viamão, lançará banco de dados gratuito com 200 indicadores socioeconômico. O programa deverá estar disponivel em breve para download.


A prefeitura de Porto Alegre e o PNUD lançam, nesta sexta-feira, um banco de dados digital e gratuito que agrupa cerca de 200 dados socioeconômicos da região metropolitana da capital gaúcha, formada por 31 municípios. O software reúne indicadores de áreas como renda, trabalho e educação e cria mapas e gráficos de microregiões dos municípios.

A ferramenta, chamada Atlas de Desenvolvimento Humano de Porto Alegre, é inspirada no Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil, criado em 2003. Ela traz informações dos Censos de 1991 e 2000 sobre itens como habitação, vulnerabilidade e demografia, além do IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, uma adaptação do IDH aos indicadores dos municípios, feita pelo PNUD e órgãos públicos). O software também disponibiliza gráficos, imagens de satélites e mapas do sistema viário dos municípios.

Para o desenvolvimento do programa, a região metropolitana de Porto Alegre foi dividida em 330 UDHs (Unidades de Desenvolvimento Humano), um agrupamento de setores censitários (menor universo de análise do Censo) vizinhos que apresentam características socioeconômicas semelhantes. A idéia é destacar as disparidades internas dos 31 municípios, que, juntos, têm 3,7 milhões de habitantes.

O Atlas apresenta a situação de cada UDH em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM, uma série de metas socioeconômicas que os paises da ONU se comprometeram a atingir até o final de 2015). Também traz um canal de busca para localizar bairros pelo nome e dados relacionados a trabalho, que só estavam disponíveis no Atlas do Trabalho e Desenvolvimento de São Paulo, o mais recente a ser lançado, em setembro de 2007.

“Na Grande Porto Alegre, a desigualdade é maior dentro dos municípios do que entre os municípios. Os IDH-M vão do Egito até a Noruega, e essas realidades convivem lado a lado”, afirma Olinto Nogueira, coordenador de Desenvolvimento Humano na Fundação João Pinheiro, responsável pela composição do Atlas. “Em algumas UDHs, a mortalidade infantil precisa cair pela metade para atingir os ODM”, afirma.

“A idéia é, no futuro, elaborar uma nova ferramenta com informações do Censo de 2010. O Atlas de Porto Alegre, mesmo trazendo dados de 2000, vai ajudar a seguir a evolução dos indicadores”, afirma a coordenadora do software, Maria Teresa Amaral. “Além disso, as pessoas poderão verificar dados com facilidade e lançar um olhar crítico sobre a região”, avalia.

O Atlas será lançado em 15 de fevereiro, mas o programa deve estar disponível para download em cerca de um mês. O lançamento será durante a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, que acontece entre 13 e 16 de fevereiro, em Porto Alegre. O evento tem o objetivo de apresentar e debater práticas para o desenvolvimento das cidades. Além do lançamento do Atlas, o PNUD vai participar da Conferência com uma palestra sobre os Objetivos do Mil.

Municipios da Grande Porto Alegre

Araricá
Glorinha
Capela de Santana
Arroio dos Ratos
Nova Hartz
Ivoti
Nova Santa Rita
São Jerônimo
Triunfo
Dois Irmãos
Portão
Eldorado do Sul
Charqueadas
Estância Velha
Santo Antônio da Patrulha
Parobé
Taquara
Campo Bom
Montenegro
Sapiranga
Esteio
Guaíba
Cachoeirinha
Sapucaia do Sul
Alvorada
São Leopoldo
Viamão
Gravataí
Novo Hamburgo
Canoas
Porto Alegre

SARAH FERNANDES
da PrimaPagina

Viamão também irá qualificar gestão

Grupo de 40 empresas implantará indicadores de desempenho para avaliar rendimento

O sistema visa atender as necessidades específicas de cada empresa - Empreendedores das indústrias de confecções dos municípios de Porto Alegre, Gravataí, Novo Hamburgo, Ivoti, Estância Velha, Cachoeirinha, São Leopoldo, Alvorada, Viamão e Canoas estão investindo na implantação do sistema de indicadores de desempenho para aumentar sua competitividade no mercado e avaliar seu rendimento. Além de medir os gastos gerais e o resultado do grupo, o sistema visa prioritariamente atender as necessidades específicas de cada empresa. A implantação dos indicadores é impulsionada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), por meio do projeto Pólo de Confecção da Região Metropolitana de Porto Alegre.

De acordo com a gestora do projeto, Ana Carolina Sant’Anna Schneider, os empresários tinham interesse e sentiam a necessidade de trabalhar a gestão de seus empreendimentos com maior precisão e especificidade. “Anteriormente, o planejamento de capacitação era feito para o grupo, agora, com o sistema de indicadores de desempenho, continuaremos com as atividades em grupo, mas implantaremos um plano de ação individual para cada empresa. O objetivo dessa nova metodologia é ser ainda mais efetivo para as MPEs participantes do pólo”, explica.

A gestora lembra que o grupo iniciou no último mês de janeiro a fase de diagnósticos, importante para a avaliação das prioridades de desenvolvimento e da criação de indicadores de desempenho. Segundo ela, a etapa seguinte, a de construção dos planos de ações, estará concluída até o final de março em todas as empresas integrantes do Pólo de Confecções. Ana Carolina explica que os empresários medirão os gastos gerais e o resultado operacional do grupo, e também definirão de um a três indicadores prioritários para trabalhar individualmente.

Conforme a gestora, o grupo participará, em 2008, de feiras de moda, visitações a empresas, capacitações em gestão, ações de prospecção de mercado e consultorias de moda que apresentarão as tendências do setor aos empreendedores. Além disso, será criada a identidade visual do Pólo de Confecção da Região Metropolitana de Porto Alegre, reforçando a marca das empresas. Também está previsto o lançamento de um site com informações sobre a moda na região e links para as páginas das empresas participantes do projeto na internet. Para a gestora, todas essas ações contribuem para reforçar a imagem da qualidade e da tecnologia em design da região e a capacidade dos empreendimentos em aplicar nas peças o conceito de marca e de coleção.

“Fizemos um curso para ampliar nossos conhecimentos sobre a gestão por indicadores, depois tivemos uma consultoria individual para avaliação de questões prioritárias para o negócio,” conta a empresária Maria Elisa Tartori, proprietária da marca Panty Doll, de Estância Velha. Ela revela que sua prioridade será implantar ferramentas mais práticas de gestão financeira. Depois investirá na avaliação do processo produtivo de sua indústria, procurando identificar melhorias no layout, aumento da produtividade e avaliação da capacidade produtiva real. Por fim, a empresária pretende elaborar um plano de comercialização.

O Pólo de Confecção tem como objetivo buscar novos mercados no âmbito regional, estadual e nacional, ampliando a produção e o faturamento das indústrias de confecções da região metropolitana de Potro Alegre. As principais metas do projeto são ampliar o faturamento e o número médio de funcionários, e o volume de peças produzidas das indústrias do pólo em 10%, nos próximos três anos, sendo 3% em 2008; 3% em 2009; e 4% em 2010.

Serviço

Central de Atendimento ao Cliente do Sebrae/RS: (51) 3216-5006

Fonte: www.assintecal.org.br

http://www.assintecal.org.br/assintecal/web/index.asp?area=1&codconteudo=21501


Crateras no Condomínio Habitacional Medianeira (COHAB),


O Condomínio Habitacional Medianeira (COHAB), na parada 56 de Viamão pede socorro. Ruas esburacadas tem trazido transtornos aos moradores. O IPTU é caro e as ruas em péssimas condições. Prejuízos mecânicos se somam ao IPTU no fim de cada mês.

As fotos são da Rua Cachoeira do Sul (uma das piores da Cohab). As outras ruas também estão em estado de calamidade, sendo que 90% em condições semelhantes às fotos mostradas abaixo.



Emerson Dorneles
http://montagens.fotopic.net/
MSN: emerson.arte@ig.com.br

Emerson DornelesMSN: emerson.arte@ig.com.br







Dia da Mulher em Viamão

Clique na imagem abaixo para ampliar


Clique na imagem abaixo para ampliar



Apoio:
www.viamaohoje.com.br
www.televia.tv

segunda-feira, 3 de março de 2008

Águas Claras e Capão da Porteira pedem Socorro

Depois que o Viamão Hoje publicou a materia referente aos caos total na segurança em Viamão, não param de chegar e-mails e telefonemas de pessoas narrando atrocidades que ocorrem no municipio. Agora é a vez de Águas Claras e Capão da Porteira virem a público pedirem socorro. Sabe-se que todos os candidatos a vereador e a prefeito vão prometer mais segurança, com equações mirabolantes e soluções fantasticas, mas queremos algo mais real. Repassamos o e-mail do Sr. Paulo Fernando, daquela região.


Texto na integra

"Prezados

Se na zona urbana de Viamão ocorre este descaso das autoridades na zona rural é mesmo um caso de polícia. Os distritos de Águas Claras e Capão da Porteira juntos são maiores do que 300 municípios do estado do Rio Grande do Sul. Esta região é formada por mais de 20mil habitantes fixos mais os sitiantes de final de semana e tem somente um posto da Brigada, sem a menor estrutura operacional, com uma viatura e eventualmente uma moto para dois ou tres brigadianos que não dão conta da badidagem.

A comunidade se mobiliza e já tentou por várias vezes junto as as autoridades buscar alternativas. O único caminho para podermos combater a criminalidade na região é a parceria da comunidade com a Brigada Militar. Enquanto o dinheiro dos impostos for mal direcionado pelas péssimas administracoes estaduais e municipais vamos pagar mais para poder dispor do mínimo de segurança.

Programas como dar moradia a brigadianos, mutirões para compra de viaturas e equipamentos só amenizam um problema que a Brigada impotente afirma não ter como solucionar pois não tem recursos. Se outros municipios bem menores como Capivari do Sul tem efetivo e recursos, nos resta pleitear uma emancipação, pois aí a lei nos garantirá uma fração (destacamento da Brigada) com o mesmo efetivo de homens e viaturas de qualquer município.Até lá rezamos para que Deus nos proteja.


Ats PAULO FERNANDO KAPP "

Video da Garota Verão de Viamão

Atendendo a inúmeros pedidos dos que perderam o desfile do Garota Verão 2008, ocorrido neste sábado, estamos repassando o link para assistir ao vídeo.

Fernanda Schneider, de 17 anos, fez bonito no Garota Verão 2008 em Capão da Canoa. A linda isabelense/viamonense ficou entre as 10 mais bonitas do RS. A Garota Verão de Viamão levou o troféu de melhor torcida.





O vídeo esta em:
http://br.youtube.com/watch?v=e23kJiCx_HI

Fonte www.vilasantaisabel.com.br

Paulo Lilja 3444.1829
http://www.paulolilja.com/ 
http://www.vilacecilia.com.br/

http://www.vilasantaisabel.com.br/