domingo, 31 de agosto de 2008

Enquete "Veradores de Viamão" – Fim da Primeira Temporada

Dia 13 de Agosto o Viamão Hoje colocou no ar uma enquête que listou todos os 224 candidatos a vereador em Viamão. Foram milhares de e-mails, recados no Orkut, contatos via MSN, divulgação em alguns jornais impressos etc. Seria muito dificil algum candidato realmente qualificado não ter ficado sabendo da mesma pois, mesmo que ele não tivesse acesso a internet, algum conhecido teria.

Mesmo assim, ainda haviam candidatos hoje, dia 30 de agosto (20:30 hs), que não tinham recebido nenhum voto. E foram 36 candidatos com nenhum voto ( 16% do total). Infelizmente teremos que criar uma nova com os mais votados. A nova enquête mostrará todos aqueles que obtiveram mais de 4 votos, ou seja 86 nomes (34%).
Desta forma, nesta segunda enquête concorrerão apenas 86 candidatos.

Evidentemente esta enquête não mostra a realidade absoluta, visto que a maioria da população ainda não tem acesso a web e as que possuem, desconhecem o Viamão Hoje. Desta forma, é bem possível que algum candidato popular nas vilas não tenha recebido um único voto aqui, mas que poderá ter muitos nas urnas eletrônicas.

Por outro lado não podemos menosprezar que os mais votados nesta enquête é porque possuem muitos amigos que acessam a web e que estão fazendo campanha na internet e talvez no corpo-a-corpo. Também não seria de se estranhar que um candidato muito bem votado aqui tenha poucos votos nas urnas.

Entretanto, uma coisa é certa, se continuar como está, Ridi, DJ Pavão e Guto estarão entre os mais votados na próxima eleição.



Veja alguns números:

Votantes: 6.692

Mais Votados (Nome, Votos e Percentuais Aproximados)

Ridi – 1476 – 22,05%
DJ Pavão – 1371 – 20,48%
Guto - 664 – 9,92%

Paula da Locadora - 391 – 5,84%
Milton Pires Tri Bom – 348 – 5,20%
Professora Du Carmo – 321 – 4,79%
Nestor Malta – 276 – 4,12%
Arão Barcelos 120 – 1,79%
Kadu Schwarthaupt - 98 – 1,46%

Ridi não foi nenhuma surpresa porque é muito conhecido, já que foi vereador por Viamão. Já o DJ Pavão surpreendeu mesmo! Carlos Augusto – O Guto é bem conhecido por ter aparecido muito na TV na luta contra o Pedágio em Viamão. Já nomes como a Paula da Locadora foi uma grande surpresa pois superou centenas de nomes conhecidos na política local.

A Paula é conhecida por proteger os animais, em especial, os cães. Milton Pires do Tri Bom também teve muitos votos porque é muito conhecido na comunidade, principalmente na Vila Augusta onde possui um Semanário, o Tri Bom. A professora Du Carmo é também muito popular na comunidade por suas lutas comunitárias e também porque possui um programa em uma Rádio Comunitária Local (Lutas Comunitárias), mas que evidentemente está suspenso pois a mesma é candidata. Logo atrás surgem os nomes de Nestor Malta, Arão Barcelos e Kadu Schwarthaupt com bons numeros muito acima da média.

Em alguns dias deverá ser feita uma terceira e ultima enquête onde alguns nomes serão excluídos (menos votados).

Enviamos e-mail para os mais votados e recebemos o comentário de Ridi sobre seu sucesso nesta enquete:

"Fiquei feliz por ser um dos mais votados. Mas a batalha pela minha eleição à Câmara Municipal de Viamão continua. Aos meus amigos eleitores peço não acredite no "Já ganhou" nem no "Inelegível". Estou concorrendo e se os eleitores assim decidirem assumirei a minha cadeira na Câmara e completarei o meu mandato com muito trabalho e com dignidade, como sempre fiz."

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Simples Coincidência ou Algum Sinal?

Esta semana mostramos a triste matéria de uma professora que por acaso é candidata a vereadora aqui em Viamão que foi agredida, derrubada no chão e chutada varias vezes.

Não, esta matéria não é para promover a Prof. Maria do Carmo, pois quem lê o Viamão Hoje sabe que “metemos o pau” no PT sem dó nem piedade. Justamente porque eles estão na administração, apenas isso. Se entrar outro partido, seja lá qual for, faremos o mesmo ou fecharemos de vez este site.

Ocorre que não é nenhuma fantasia o que está ocorrendo em todo o Brasil e, em especial, nosso município, foco único do Viamão Hoje. Mas ocorreram dois fatos realmente notórios esta semana que nos fez pensar mais fundo a respeito das coisas.

Ninguém aqui na redação é esotérico, bruxo, profeta, espírita, macumbeiro etc. Mas bastou contarmos, dia 26/08, o caso da mulher que correu a tiros dois marginais que tentaram invadir sua casa em Viamão, que um fato em Porto Alegre também ocorreu, quando um mulher reagiu a incompetência da Policia e correu a tiros os bandidos, matando um e ferindo outro.

O mais incrível que um dia antes de mostrarmos a matéria sobre a agressão à Prof. Maria do Carmo, reportamos e criticamos Tarso Genro por ter vindo a Viamão pedir para as pessoas entregarem as armas e ficarem a mercê dos bandidos. E ontem, dia 28 de agosto, o SBT exibiu uma matéria sobre venda de acesso a banco de dados de todos os brasileiro e pasmem, o SBT provou que Tarso Genro tem duas armas em casa, um revolver e uma pistola. Ou seja, façam o que eu digo mas não façam o que eu faço.

A Professora Maria DuCarmo nunca disse que não havia um serio problema de violência em Viamão mas pode sentir na pele o que um ‘garoto” de 16 anos pode fazer com você, sua esposa, filhas etc. Desta forma, ela e o Viamão Hoje pretendem fazer um Abaixo assinado indo totalmente contra o desarmamento, pelo menos em Viamão. Seria preciso a união de todos os partidos do contrario, não vai haver eleitor daqui a 5 ou 10 anos. Ou terão indo embora ou estarão todos mortos.

Cronologia das Matérias

Noticia do Viamão Hoje
25/08 – 08:40 - Governo debocha da Segurança da População
Aqui Tarso Genro pede para as pessoas em Viamão entregarem as armas. Relatamos o caso da mulher que estava com uma filha e que foram ameaçada de estupro por bandidos que queriam invadir sua casa mas que reagiu atirando.

Noticia do G1
25/08 – 15:44 - Mulher reage e mata assaltante em Porto Alegre

Noticia do Viamão Hoje
26/08 – 13:15 - Candidata a Vereadora Agredida em Viamão
O relato da Prof. Maria do Carmo que após sair da igreja onde foi rezar pelos seus filhos, é atacada na rua, bem próximo da BM mas nada foi feito. Sorte que alguns jovens do local a salvaram.

Noticia do SBT
2
8/08 – 21:00 – Esquema de Venda de Senhas Mostra a Vida de Políticos
Jornalista compra um senha e revira a vida de muitos brasileiros, em especial políticos para mostrar como estão bem guardados nossos dados. Após entrar no sistema do Infoseg eles digitaram o nome de Tarso Genro e constou duas armas seu nome que ficariam em casa.

Folha On Line
29/08 – 10:12 - PF apura venda de senha para rede de dados



quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Paisagens Lunares em Viamão

Não, não são fotos da Lua nem de Marte ou de outro planeta distante. São fotos de uma rua aqui mesmo na Santa Isabel - Viamão. Estas fotos foram tiradas semana passada.

Segundo o morador, Sr. Wilson que mora na Rua Angelo Silveira (Rua da CORSAN ali na entrada da Vila), faz dois meses que que ele liga para o "Fala Cidadão" e "Secretaria de Obras" e como de costume, não é atendido.

Já não é a primeira vez que ele tenta uma solução e até já mandou e-mails com estas fotos para o Gabinete do Prefeito, Vice, Secretarias, Fala Cidadão, etc. e nada. Mas nada mesmo. Segundo o Sr. wilson parece que "Nem é com eles". A rua, como mostra as fotos, está intransitável. A última vez que patrolaram foi em novembro de 2007.




"Eles ainda têm a cara de pau de bandeirar no entroncamento da Vila bem ao lado da nossa rua. Tá certo, esta rua é a cara da Administração deles." - Se revolta mais este morador que esperamos seja atendido, pelo menos até outubro.

Redação Viamao Hoje - Fotos Wilsson Vidaletti - Agosto/2007 - Planeta Terra em Viamão!

Fogo Simbólico chega em Itapuã e no Centro Sabado

A chama do Fogo Simbólico chega neste sábado, dia 30 de agosto, às 13h, na avenida Navegantes, em Itapuã. Na ocasião, também acontece o desfile cívico. O grupo de escoteiros Alencarino Scarpetti e os batedores da Secretaria Municipal dos Transportes (SMT) conduzirão o fogo.

No dia 1º, às 9h, é a vez do centro de Viamão (esquina da Feira Paulista, em frente do Unibanco) receber a chama do fogo simbólico. Os escoteiros do Alencarino Scarpetti também levarão a chama até a pira. Durante o ato será realizado culto ecumênico e apresentação dos alunos.

A programação da semana cívica continua no dia 7 de setembro, também no Centro, a partir das 9h, com o desfile cívico estudantil. No mesmo horário, no dia 14, acontece o Festival de Bandas, na Santa Isabel.

Fonte: PMV

IV Parada Orgulho Gay será no dia 31 de agosto

Por causa da instabilidade no clima desse último domingo, a IV Parada do Orgulho Gay foi transferida para o dia 31 de agosto, próximo domingo. O Movimento de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Transgêneros (GLBT) convida a população viamonense para participar. A programação contará com apresentações artísticas, música e dança. O evento acontece na avenida Coronel Marcos de Andrade, no centro de Viamão, às 14 horas. A expectativa de público é de aproximadamente cinco mil pessoas.

Fonte: PMV

Sábado é o dia D da vacinação contra a rubéola

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que neste sábado, dia 30, será realizado o dia D da campanha de vacinação contra a rubéola, que está imunizando homens e mulheres de 20 a 39 anos. As Unidades de Saúde São Lucas, Cecília, Santa Isabel, Centro, Augusta Meneghini e Lomba do Sabão estarão vacinando das 8 às 17horas. Neste dia, a Secretaria de Saúde também estará nos grandes supermercados do município e na Escola Luciana de Abreu, na vila Augusta, disponibilizando a vacina.

A campanha continua até o dia 12 de setembro, sendo que a meta é imunizar aproximadamente 84 mil homens e mulheres de 20 a 39 anos. “Independente das pessoas terem tomado a vacina anteriormente ou de ter tido a doença, estaremos vacinando. Ë um compromisso fácil, basta todos fazerem sua parte e comparecerem a uma unidade de saúde”, alerta a secretária Liciane Fraga.

Empresas, órgãos públicos, escolas públicas e particulares, podem procurar o Departamento de Vigilância em Saúde e agendar uma data que a secretaria irá até o local. A URS Centro está vacinando durante a semana até as 21horas.
Maiores informações nas Unidades de Saúde do município, na Secretaria da Saúde, no Departamento de Vigilância em Saúde, situado na Estrada do Cocão, número 1260, e nos telefones 3434.0395 e 3054.7506.

Saiba mais:

A rubéola é transmitida pelo ar, estando qualquer pessoa sujeita a ter a doença. O principal objetivo da campanha, além de oferecer proteção individual, é combater o vírus que tem atingido gestantes e causado vários problemas aos bebês. Problemas estes que são: cegueira, surdez, malformações cardíacas e ósseas, autismo, problemas neurológicos, retardo mental, entre outras, podendo manifestar-se até os quatro anos de idade.

Fonte: PMV

Jorge Amaro representará Viamãono ReVEA 2009

Para dar continuidade à interlocução entre as redes de educação ambiental e o Órgão Gestor, especialmente na conjuntura de adiamento da realização do VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, que ocorrerá em junho de 2009, os Ministérios do Meio Ambiente e da Educação e a Rede Brasileira de Educação Ambiental (ReBEA), estão propondo a realização do "II Encontro do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) com as Redes de Educação Ambiental", por meio do qual se pretende avaliar os avanços obtidos desde 2005, definir as formas de interlocução entre o e aprimorar a articulação entre as Redes de Educação Ambiental para a implementação da PNEA. O evento ocorrerá em Brasília, de 03 a 07 de setembro.

O público total de participação será no máximo 100 pessoas. As vagas de participação são destinadas a 02 (dois) membros de cada Rede da Malha da ReBEA.

Viamão estará representada no encontro por Jorge Amaro do Grupo Maricá. "Estarei representando os elos da Rede Sul-brasileira de Educação Ambiental (ReaSUL) e a recentemente criada Rede Viamonense de Educação Ambiental (ReVEA)."

Amaro tem protagonizado importantes espaços de fortalecimento da educação ambiental da região sul. "estivemos presentes no Ibero-americano de EA em Joinvile, no Sul-brasileiro em Erexim e outros eventos locais em Gravataí e São Leopoldo. O importante é estarmos participando desta construção coletiva onde teremos que consolidar a EA como política pública. É uma honra representar o estado e a ReaSUL neste importante momento histórico da educação ambiental brasileira".



Objetivos do Encontro:

Ñ Resgate e fortalecimento das identidades das redes estaduais, municipais, locais ou temáticas de educação ambiental;

Ñ Levantar as conquistas e dificuldades que as redes enfrentam no dia-a-dia;

Ñ Repensar a(s) identidade(s) da Rede Brasileira de Educação Ambiental (ReBEA);

Ñ Repensar/definir o modelo atual da secretaria executiva da ReBEA;

Ñ Definir como cada rede irá participar na realização do VI Fórum Nacional de Educação Ambiental;

Ñ Revisar o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global;

Ñ Pactuação de compromissos entre as Redes de Educação Ambiental e o Órgão Gestor da PNEA, por uma gestão compartilhada da educação ambiental e instituição de um Sistema Nacional de Educação Ambiental (SISNEA);

Ñ Definição sobre o apoio das Redes e sua colaboração e participação no processo de realização da III Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente.

-
Jorge Amaro de Souza Borges
jorgeamaroborges@gmail.com
vhecologia.blogspot.com
(51) 96128261

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

MARIA CAROLINA GREGIS para Prefeita!

É claro que é brincadeira, mas quando a Administração vira as costas, cabe ao cidadão comum lutar pelos seus direitos E foi o que ela fez. Parece que os pedidos da Sra. Maria Carolina Gregis vão ser atendidos. Pois ela além de entrar com contato conosco ela entrou em contato tambem com a Sra. Silvia Lourenzi que é Ouvidora do Estado e deve ocorrer alguma alteração naquela triste quadro. Ela elogia o Viamão Hoje na sua carta publicada logo abaixo, mas o que temos a dizer é que fazemos apenas a nossa parte. Não temos sequer um vereador ligado ao site. Temos apenas amigos, advogados e outros jornalistas em jornais locais e de Porto Alegre, em especial Band TV, Record e RBS. Mesmo assim, sempre que houver algum problema, nos comuniquem que faremos a divulgação.

Abaixo, a carta de Dona Maria Carolina:


"FINALMENTE, DEPOIS DE TANTA LUTA UM ANJO CHAMADA "SILVIA LOURENZI" PELO QUAL EU FUI GENTILMENTE ATENDIDA PELO 0800 SE DISPÔS A OUVIR AS INÚMERAS QUEIXAS UMA PIOR DO QUE A OUTRA QUE HA ANOS EU, MARIA CAROLINA GREGIS, VENHO EM NOME DOS MORADORES DA RUA: MANOEL ANTONIO CORREA - BAIRRO SANTA CECÍLIA - VIAMÃO-RS, SOLICITANDO AJUDA SEM NADA CONSEGUIR E QUE AGORA TEREI ESSA OPORTUNIDADE ÚNICA DE TORNAR PÚBLICO AS NECESSIDADES DESSE BAIRRO/VILA.

MORAMOS EM UMA BAIXADA EM QUE TUDO ACONTECE DE RUÍM. FAÇO O QUE ESTÁ AO MEU ALCANCE, JUNTANDO AS COISAS ERRADAS, TIRANDO FOTOS E ENVIANDO PARA "SILVIO MONTEIRO", RESPONSÁVEL PELA PARTE DA DIVULGAÇÃO DAS MATÉRIAS DO JORNAL: WWW.VIAMAOHOJE.COM.BR LÁ ENCONTRARÃO OS PEDIDOS DOS MORADORES DE VIAMÃO E QUE NADA É FEITO PARA SOLUCIONAR. SÓ PROMETEM, E PROMETEM, MAS CUMPRIR QUE É BOM .... NADA! ELE FAZ A PARTE DELE, EU FAÇO A MINHA, E O PREFEITO DE VIAMÃO? O QUE FAZ?


OLHA SILVIA, PRIMEIRAMENTE VOU TE ENVIAR A ESTÓRIA DA ÁRVORE DE MAIS DE 30 METROS DE ALTURA QUE ASSUSTA OS MORADORES DA REDONDEZA POR AQUI E COMO VAIS LER, A COISA É SÉRIA, MAS NINGUÉM TEM COMPETENCIA PARA SEQUER PODAR OS GALHOS QUE OFERECEM PERIGO DE MORTE POR AQUI.ATÉ UM VÍDEO FEITO PELO SILVIO MONTEIRO FOI FEITO COMO PODERÁS OBSERVAR ANEXO. ATÉ O SENHOR CARLOS CARDOSO, QUE É DA DEFESA CIVIL, VEIO ATÉ AQUI COM A RECORD, SÓ PROMETERAM E NADA FIZERAM TAMBÉM. DISSERAM QUE OS MORADORES TERIAM QUE PAGAR UMA EMPRESA PARTICULAR PARA A PODA DOS GALHOS DESSA ÁRVORE, QUE QUANDO CAI GALHOS FALTA LUZ E ETC... (FONES PARA CONTATO DO SR. CARLOS CARDOSO: 93227480 E 30547675.


EM ANEXO, TERÁS A OPORTUNIDADE DE ACOMPANHAR AS INÚMERAS VEZES QUE FOI PEDIDO PARA ARRUMAREM O SANEAMENTO POR AQUI NESSA BAIXADA, OS LIXOS SOLTOS, A RUA QUE NÃO É CALÇADA, OS BUEIROS A CÉU ABERTO.PASME.... CRIANÇAS BRINCAM DE BARQUINHO DA IMUNDICIE DAS ÁGUAS QUE CORREM DOS BUEIROS!!!! TRAZENDO DOENÇAS E ETC....


RESUMINDO: É UM VERDADEIRO HORROR ISSO AQUI! É REALMENTE COMO DIZ SILVIO MONTEIRO UMA PARTE QUE FICOU ESQUECIDA DE VIAMÃO!!!
POR FAVOR SENHORA OUVIDORA DO ESTADO DO RS - O NOSSO PREFEITO AQUI MERECE, COM CERTEZA DE UNS BONS PUXÕES DE ORELHA!!!!


BEM SILVIA, LÁ VAI ANEXO TUDO O QUE JÁ PEDI EM NOME DOS MORADORES E NADA, NADA, SIMPLESMENTE NADA FOI FEITO, A NÃO SER A PASSADA DA PATROLA QUE AO INVÉS DE MELHORAR SÓ PIOROU ESSA RUA, POIS DEVIDO AS FORTES ENXURRADAS O SAIBRO FOI-SE TODO FICANDO ENORMES SULCOS PROFUNDOS!PESSOAS IDOSAS JÁ CAIRAM POR AQUI, INCLUSIVE COM FRATURAS. A DONA OLINDA QUEBROU ATÉ O OMBRO CAINDO NESSA RUA APÓS UMA DAS CHUVAS.


DESTA VEZ, COM CERTEZA ESTOU CONFIANTE DE QUE ALGO NOVO VAI ACONTECER PARA NÓS OS MORADORES DA RUA MANOEL ANTONIO CORREA - VIAMÃO-RS
AGRADEÇO DE CORAÇÃO A ATENÇÃO QUE SERÁ DADA A TUDO O QUE ENVIEI ANEXO!

OBS.: O SENHOR RODRIGO DA PREFEITURA DE VIAMÃO: 30547650, QUE É O RESPONSÁVEL PELO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAQUI, TAMBÉM SÓ "ENGAMBELOU" O PESSOAL DESSA BAIXADA COM PROMESSAS DE SANEAMENTO URGENTE E DA PODA DA ÁRVORE! ATÉ O DIA DE HORA NADA TAMBÉM!


HOJE DESDE MANHÃ, DEIXEI RECADO PARA O SENHOR RODRIGO ENTRAR EM CONTATO COMIGO URGENTE PELO FALO DO ACÚMULO DE LIXO EM FRENTE ÀS MORADIAS AQUI E ATÉ AGORA NADA SÃO? 17:57 HS. O DESCASO É IMENSO,´DÓI NA ALMA, PARECE QUE ESTAMOS REMANDO CONTRA A MARÉ!!!!
E AINDA QUERO INFORMAR QUE HOJE PELA MANHÃ EU REUNI AS MULHERES DAQUI PARA FAZERMOS UMA "JUNTADA" NO LIXAREDO ESPALHADO. CONSEGUIMOS FAZER ISSO. SÓ O QUE QUERÍAMOS É QUE VIESSE UM CAMINHÃO E "HOMENS" PARA FAZEREM FORÇA COM O LIXO E COLOCAREM DENTRO DE UM CAMINHÃO E DEIXAREM MAIS OU MENOS LIMPA A NOSSA FRENTE POR AQUI. E COMO SE NÃO BASTASSE, À NOITE DEIXARAM DEPOSITADO AO LADO DO LIXÃO UMA IMENSIDÃO DE GESSO , ACHO QUE DE ALGUMA OBRA AQUI POR POR PERTO.


QUERÍAMOS QUE VIESSEM RETIRAR O LIXO ANTES DA CHUVA QUE ESTÁ SE PREPARANDO.... MAS PELO JEITO, NÃO SERÁ POSSÍVEL, POIS JÁ FIZ MAIS DE 20 TENTATIVAS PARA A PREFEITURA E NINGUEM ME ATENDEU!

ATENCIOSAMENTE,
MARIA CAROLINA GREGIS
Rua: Manoel Antonio Correa, 553
Santa Cecília
94475-490 - VIAMÃO-RS
Celular: 96446740

NÃO DEIXE DE VISITAR DIARIAMENTE O JORNAL: www.viamaohoje.com.br

"

Luciana Genro e Pedro Ruas apóiam Guto em Viamão

Um dos mais bem colocados na enquete do Viamão Hoje, o candidato do
PSOL, Guto, recebeu o apoio da candidata a prefeita de POA, Luciana
Genro e do advogado e candidato a vereador na capital, Pedro Ruas.

Guto representa um setor importante da sociedade de Viamão e está na luta por
uma cidade melhor há muito tempo. Liderou a luta contra o pedágio e
destacou-se em todo o estado, sendo hoje reconhecido como uma das
maiores lideranças no RS sobre o assunto.

Luciana está bem colocada nas pesquisas em Porto Alegre e Ruas é vaga
certa na Câmara Municipal da capital.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Manuela D'Ávila apóia Tiago Cunha e Sarico em Viamão

No último sábado a Deputada Federal Manuela D'Ávila veio a Viamão prestigiar o aniversário de Pai Nilsom de Oxum, pai do candidato a vereador Tiago Cunha (PC do B). Durante o evento que contou com aproximadamente 250 pessoas, Manuela discursou e declarou o seu apoio à candidatura de Tiago à Câmara de Vereadores de Viamão, declarando a necessidade de fortalecer uma candidatura jovem do PC do B.

Após tradicional sopão de aniversário, o evento transformou-se em um ato político onde Manuela falou da importância da candidatura de Sarico e Juarez à Prefeitura, pedindo o apoio de todos para que Viamão retome o crescimento.
Em seu discurso, Sarico agradeceu o apoio de Manuela e reconheceu a importância do PC do B na coligação. "Através da companheira Jussara Cony, já estamos planejando parcerias para o atendimento à saúde de Viamão, que o próprio prefeito Alex poderia ter buscado se tivesse se dado ao trabalho de procurar. Viamão tem solução, e temos grandes parceiros aqui para buscá-las. E é o que vamos fazer", disse Sarico.

Juarez foi enfático em afirmar que Viamão precisa retomar o rumo do desenvolvimento elegendo pessoas comprometidas com o povo viamonense.

"Nós da coligação Juntos para Fazer Mais temos a felicidade de contar com o apoio dos dois candidatos mais fortes à prefeitura de Porto Alegre como nossos parceiros", disse Juarez.

Tiago Cunha agradeceu o apoio das principais lideranças do PC do B, em especial de Jussara Cony e Manuela D'Ávila, comprometendo-se mais uma vez com uma candidatura pautada pela ousadia e renovação da Câmara através de um mandato jovem e responsável.

Por fim, após os parabéns, Pai Nilsom de Oxum agradeceu a presença de todos, manifestando seu compromisso com Sarico e Juarez em Viamão, Manuela D'Ávila em Porto Alegre e de seu filho, Tiago Cunha à Câmara Viamonense.

As maiores lideranças do Capão da Porteira estão com Vitor Marileu e Sarico

Marcelo Canquerini, jovem empresário do Capão da Porteira manifestou recentemente seu apoio á coligação Juntos Para Fazer Mais, encabeçada pelo candidato a prefeito Sarico e seu vice, Juarez. Canquerini, expoente de uma das famílias mais tradicionais da nossa cidade e principalmente da região rural, soma-se à luta da coligação convidado por seu candidato a vereador, Vitor Marileu do PMDB.
Também do Capão da Porteira, uma das lideranças mais antigas e reconhecidas da região, Pedro Felipe, integrou-se à luta de Sarico e Juarez pela prefeitura e Vitor Marileu para a Câmara de Vereadores.

Nas Águas Claras, Marileu, Sarico e Juarez colheram esta semana o apoio de Patrícia Molina, Guga e Luciane Mennet, empreendedores do ramo imobiliário na região.


Alceu Moreira, presidente da AL, apóia Sarico e Juarez

Nesta Segunda-feira à noite, a tradicional reunião semanal da coligação Juntos Para Fazer Mais (lotada como sempre) recebeu mais um convidado ilustre: o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Deputado Estadual Alceu Moreira (PMDB).

Alceu Moreira veio a Viamão para manifestar seu apoio à candidatura de Sarico e Juarez á prefeitura, e aproveitou a reunião para dar um empolgante discurso passando dicas importantes aos candidatos a vereador da coligação, especialmente aos mais inexperientes.
O deputado diz que Viamão vive hoje uma situação preocupante, que é acompanhada pelos poderes estaduais, e que muitas vezes o próprio Estado tem dificuldades em ajudar Viamão por causa da total inércia do governo local.

"No Rio Grande do Sul, existem prefeitos bons, médios e ruins. Mas vocês aqui de Viamão foram sorteados. Vocês têm o pior prefeito de todos. O pior! Às vezes, existem parcerias e verbas disponíveis e esse rapaz do PT simplesmente as deixa passar por falta de atitude, por falta de projeto. Eu estou sendo sincero: vocês têm o pior prefeito de todo o Estado! Isso precisa mudar", disse o presidente da Assembléia Legislativa.

Na mesma reunião, Raildo do PTB anunciou a adesão da presidente do PTB Mulher à campanha de Sarico e Juarez.

Visite o meu blog:
www.fabiosalvador.tk

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Onde estão as Belas de Viamão?

Não para de crescer o primeiro site de Viamão destinado a mostrar a beleza de nossas jovens, em escecial é claro Viamão. Mas parece que nossas garotas ainda são um pouco tímidas e anda não se inscreveram.

Talvez porque muitas pessoas ainda não acreditem que sites de Viamão possam ser realmente serios, tanto que qualquer pessoa poderá ler todo o contrato que a empresa manterá com a garota interessada.

O site é destinado apenas para moças maiores de idade, não que exista algo erotico ou algo assim, mas porque a regulamentação obriga, e com razão, total proteção a exibição de menores na web.

Pois o Garota do Site - www.garotadosite.com.br vem com tudo e espera até o final do ano ter candidatas também de Viamão para mostrar para o Brasil e ao mundo nossas belezas naturais.



O Novo Portal Garota do Site Viamão - Produtora e Agência de Modelos ( www.garotadositeviamao.com.br ) acaba de contratar Bruna Louize, 19 anos de Curitiba/PR (Foto), para iniciar seu novo portal que esta a cargo da ViaWebCenter.




Fonte: www.garotadosite.com.br

Ruas e Vilas Esquecidas Pela Administração










Existem algumas ruas e vilas que cairam em desgraça como dizem alguns. Algumas porque reclamam muito como esta moradora da Ceclia. Faz mais de um ano que enviamos as fotos para a Administração da Prefeitura Local e nada foi feito. Com certeza se nada for feito, e bem feito até outubro, não vai adiantar passar o carro de som do Alex por ali. É colocar gasolina fora.

Outra rua bastante conhecida, a Angelo Silveira já foi materia varias vezes. A ultima "Rua Angelo Silveira - A ultima rua a ser atendida em Viamão", tambem continua na mesma. Talvez a mesma só seja calçada com a eleição de um novo prefeito, visto que não dão a minima para os moradores. Parece que somente o entorno da Avenida liberdade é que esta sendo calçado, até mesmo ruas com pouco movimento, bem ao contrario da Angelo Silveira. Porque seria isso então? Alguns moradores especiais? Quem sabe.

Abaixo, mais um pedido que com certeza não será atendido pela Administração Popular:

"BOA TARDE...

OLHA SÓ, TIREI ESSAS FOTOS HOJE DE MANHA (DOMINGO DIA 24 DE AGOSTO DE 2008)DO MEU CELULAR. NOVAMENTE É SOBRE ESSA 'MARAVILHOSA' LIXEIRA QUE O LIXO AO INVÉS DE ESTAR DENTRO DA LIXEIRA SE ENCONTRA AO REDOR DA LIXEIRA!

PORQUE CAVALOS E CACHORROS VÃO ALI E FURAM OS SACOS E FAZEM ESSA PORCARIA QUE ATÉ O MOTORISTA DO CAMINHÃO E LIXO ACHA UM TERROR! PORQUE ELES NÃO CONSEGUEM JUNTAR TODO O LIXO E VAI SE ACUMULANDO DIA APÓS DIA E FICA NESSA IMUNDICIE QUE BEM ESTÁS VENDO NA FOTO!

A PEDIDA SERIA: QUE A PREFEITURA COLOCASSE EM CARATER DE URGÊNCIA UMA LIXEIRA REFORÇADA QUE TIVESSE GRADES PARA QUE ASSIM OS ANIMAIS NÃO PUDESSEM VIOLAR O LIXO ALI DEPOSITADO, DANDO PASSAGEM PARA ANIMAIS COMO RATOS, BARATAS, MOSQUITOS, COBRAS ETC, E AINDA POR CIMA A CRIANÇADA BRINCA AO REDOR DESSA TRERRÍVEL LIXEIRA QUE ALI SE ENCONTRA ATUALMENTE!

E, COMO SE NÃO BASTASSE, PESSOAL DE OUTROS LUGARES FAZEM AO LADO DESSA LIXEIRA DEPÓSITO DE OUTROS TIPOS DE LIXO, COMO BEM VÊS ALI QUE COLOCARAM GESSO RETIRADO DE ALGUMA OBRA E COLOCARAM ALI, PARA PIORAR AINDA MAIS A SITUAÇÃO DESSA RUA ONDE MORO: MANOEL ANTONIO CORREA, PRÓXIMO AO NÚMERO 577.

COMO SE NÃO BASTASSE TUDO ISSO, A LUTA PELOS BUEIROS A CÉU ABERTO CONTINUA. POIS O PESSOAL PARA PODER ENTRAR DENTRO DE CASA É UMA VERGONHA, TENDO QUE PISAR NAS PORCARIAS TODAS QUE DESCEM RUA ABAIXO!ISSO SEM CONTAR QUE A CRIANÇADA CONTINUA PRESENTE NESSAS TRISTES SITUAÇÕES QUE O PESSOAL LUTA, LUTA E NADA É FEITO!!!!!!

POR UM VIAMÃO CADA VEZ MELHOR???????
ONDE?????
AQUI NESSA BAIXADA NÃO ACONTECE NADA!!!!
JÁ ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DA PREFEITURA DE VIAMÃO DAR UM "TRATO" NESSE CANTÃO!!!!

MARIA CAROLINA GREGIS
Rua : Manoel Antonio Correa, 553
BAIRRO CECÍLIA- VIAMÃO-RS

Candidata a Vereadora Agredida em Viamão

Uma Senhora nos escreveu via e-mail que também foi vitima de violência em Viamão. A mesma nos pediu para não divulgar o nome pois poderia parecer propaganda, visto que a mesma é canditada a vereadora. Acontece que é mais um fato grave que não podemos esconder.

Os vagabundos da pior especie, estes que assaltam e batem até mesmo em jovens e senhoras tem que serem presos e tomar muito pau na delegacia como se fazia antes sim. Nada de mandar para aquelas instituições de amparo a jovens delinquentes. Acontece que quando a mãe ou irmã de alguém é agredida, sempre aparecem quem quer defender esse pessoal e esquecem das vitimaés.

Não dá mais para sustentar este bando com dinheiro publico, do contribuinte que não tem hospital nem dentista para seus filhos, mas tem que pagar para esta corja de assaltantes e ladrões considerados "crianças". Um cara de 16 que empurra uma senhora, chuta a mesma no chão não pode ser considerado mais criança.

Pois sexta-feira, ao voltar para casa, esta senhora após ir a Igreja fazer suas preces com outra amiga foi surpreendida por um rapaz, não mais de 16 anos que a empurrou e a agrediu. Ainda a chutou e bateu na sua cabeça quando a mesma já estava no chão. Sorte que apareceram alguns jovens que a socorreram pois do contrario poderia ter sido pior. Desnecessário dizer que ela chamou a BM e a mesma não apareceu, isso à três quadras do batalhão.

Ficamos sabendo também de uma senhora muito conhecida aqui na Santa Isabel que também foi agredita ao descer do onibus, uma senhora de mais de 80 anos. E ainda aparece o Ministro Tarso Genro para pedir para a população de Viamão entregar as armas. O exemplo deveria começar com ele. Porque ele não entrega as armas e vem passear por Viamão?

Governo debocha da Segurança da População


"Viamão com quase 300 mil habitantes possui apenas 4 viaturas (quatro). Com certeza tanto o Ministro Tarso Genro como a Governadora de nosso Estado possuem mais viaturas para sua segurança. Uma vergonha, um tapa na cara do contribuinte e eleitor." - Comentou S. Monteiro editor do Viamão Hoje que assistiu ao Debate dos candidatos a Prefeitura de Viamão.

"Em meio a tantos crimes que ocorrem em todo o Brasil, a cada segundo, o Governo ainda quer desarmar mais a população, enquanto o correto seria desarmar os bandidos. Em nosso município, coincidentemente ou não governado pelo PT, a insegurança só aumentou nos ultimos 10 anos. Agora Tarso Genro vem a nossa terra na maior cara de pau pedir para ficarmos a mercê dos bandidos. De que lado eles estão afinal?" - Conclui S. Monteiro editor do Viamão Hoje.


Abaixo, matéria completa do Jornal A Tarde (www.atarde.com.br/brasil/noticia.jsf?id=940993).

O ministro da Justiça, Tarso Genro, confirmou que o governo espera tirar de circulação pelo menos 300 mil armas de fogo até o final do ano convencendo os portadores a entregá-las com a campanha publicitária que começa neste domingo. 24/08. "Vamos entusiasmar as pessoas a participar de uma cultura de paz", afirmou hoje, ao final de uma solenidade em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre (RS).

As peças serão divulgadas em emissores de televisão e rádio, em cinemas, em jornais, em revistas, na internet e em paradas de ônibus para chamar a atenção da população sobre a relação direta do uso de armas com índices de violência. Segundo o governo, o custo da publicidade é de R$ 6 milhões. O orçamento da campanha prevê mais R$ 40 milhões para o pagamento de R$ 100 a R$ 300 por arma entregue pelos portadores. "Outras campanhas geraram redução de homicídios e essa também vai gerar, seguramente", acredita o ministro.

Árvores

O ministro da Justiça e o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, participaram do plantio de árvores nativas do Rio Grande do Sul num terreno do Hospital Colônia Itapuã, simbolizando a abertura do Programa de Neutralização e Redução das Emissões de Carbono Resultantes das Atividades da Polícia Federal.

O projeto prevê o plantio anual, em todo o País, de árvores em quantidade suficiente para seqüestrar o mesmo volume de gás carbônico gerado pelas atividades da PF. O cálculo é feito com base nos gastos de combustíveis, de papel, de energia e de passagens aéreas das atividades da Polícia Federal. Neste ano serão plantadas 30,1 mil mudas que, quando adultas, poderão seqüestrar 16,1 toneladas de gás carbônico.

Fonte: Jornal A Tarde (www.atarde.com.br/brasil/noticia.jsf?id=940993).


Piloto de Viamão sai vitorioso na categoria Toco Truck.



Arrancadão Gaúcho de Caminhões comprovou sucesso e levou milhares de pessoas ao autódromo

A 2ª etapa do Arrancadão Gaúcho de Caminhões marcou uma nova era para a categoria no Rio Grande do Sul. A presença do público com aproximadamente 9 mil pessoas no Autódromo de Santa Cruz do Sul superou as expectativas mais otimistas. A disputa na pista foi acirrada entre os caminhões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O ambiente de festa ao final da prova mostrou que a categoria vem conquistando cada vez mais adeptos e apaixonados no estado. O diretor comercial da Hoff, patrocinadora do evento, Loivo Hoff, destacou o clima festivo.

- A festa hoje foi fantástica. O autódromo hoje estava lotado e o pessoal está entrando no espírito. O caminhoneiro já passa muito tempo longe da família e o objetivo é mesmo a confraternização - disse.

A vitória na categoria principal, a Força Livre ficou com o catarinense Charles Silva de Lages.

- Foi um grande prazer competir aqui. A estrutura estava muito boa. Estão todos de parabéns. Nosso objetivo é fazer um circuito com Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Estamos dando todo apoio para isso – disse Charles.

E foi nesse clima que o piloto de Viamão, Ismael da Silveira, comemorou a vitória na categoria Toco Truck.

- A gente está todo dia na rua e isso aqui é um grande divertimento. Agora vamos para Viamão para tentar ganhar na minha casa - comentou.

A próxima etapa do Arrancadão Gaúcho está prevista para o dia 26 de outubro, no Autódromo de Tarumã. A competição definirá o campeão da temporada 2008.

O Arrancadão Gaúcho de Caminhões tem o patrocínio da Hoff/Kumho Tires Bandag e Konrad Sul/Ford Caminhões. A organização é da Aspekto Comunicação com a coordenação técnica da APPA e Federação Gaúcha de Automobilismo.

Fonte e Mais informações em:
www.jornaldoautodromo.com.br

domingo, 24 de agosto de 2008

A matança continua em Viamão - Mais dois mortos

Num dos municípios mais perigosos do Estado, noticias de pessoas mortas ou feridas já é comum apesar da gravidade da situação. Um homem que anda não foi identificado foi encontrado morto nesta madrugada de domingo. O corpo foi encontrado na rua Lucio Machado de Oliveira, na Vila Elza e a BM ainda não tem suspeitos. O homem morreu com um tiro na cabeça e foi entrado por volta das 2h30min .

Materia Enviada por Viko Rezende - Fonte: Radio local

Homem é morto a tiros em Viamão

Crime ocorreu perto de um ponto de tráfico

André Alexandre de Freitas Gil, 24 anos, foi morto com três tiros na cabeça por volta das 21h da noite deste sábado no Beco Esperança, bairro Aparecida, em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre.

Segundo a Brigada Militar, o homicídio ocorreu próximo a um ponto de tráfico da região. O corpo da vítima permanece no local para perícia e será encaminhado ao Departamento Médico Legal da Capital. O caso será investigado pala 2ª Delegacia de Polícia de Viamão.

Fonte:

www.praiadexangrila.com.br/2008/08/24/homem-e-morto-a-tiros-em-viamao


sábado, 23 de agosto de 2008

Candidatos de Viamão ma TV Com Domngo

Debate no domingo reúne candidatos à prefeitura de Viamão

TVCOM (Canal 36 UHF), realiza série de encontros com concorrentes do interior do Estado

A TVCOM realiza neste domingo o terceiro debate da série que apresenta os candidatos às prefeituras do interior do Estado. Desta vez, participam os concorrentes da cidade de Viamão. Programado para começar às 23h, o debate deve ter duração de uma hora e meia e será transmitido ao vivo. Com mediação do jornalista Lasier Martins, o programa terá quatro blocos.


No primeiro, os candidatos terão 30 segundos para se apresentar e posteriormente, irão fazer perguntas entre si com tema livre. No segundo bloco, os participantes respondem questionamentos com temas determinados. O penúltimo bloco é destinado novamente a perguntas com tema livre. No quarto e último bloco, além de perguntas com temas determinados, os candidatos terão um minuto para considerações finais.

Durante o debate, os concorrentes terão 30 segundos para fazer a pergunta, um minuto e meio para a resposta, 30 segundos para a réplica e 30 segundos para a tréplica. As perguntas serão elaboradas pelos próprios postulantes e eles poderão escolher quem responderá a questão.

O debate também pode ser acompanhado pela internet no site do clicRBS.


Fonte:

Zero Hora Digital
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a2135880.xml

Vale lembrar que a Enquete dos Vereadores Continua no ar.
Estamos desenvolvendo uma nova onde todos aqueles que não receberam um unico voto, serão excluidos.


www.viamaohoje.com.br/enquete2008



sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Exploração Sexual de Menores em Viamão

A sexta-feira já começou agitada na Viamão da Setembrina dos Farrapos. Pois no inicio da madrugada a BM e o Conselho tutelar realizaram uma operação surpresa na Vila Dois Irmão e encontraram duas meninas. Uma tinha 13 e a outra 14 anos e deveriam estar consumindo drogas como crack e maconha. Na batida policial que aconteceu na Rua 17, a mais velha estava consumindo drogas e havia também um garota de 14 anos que tudo indica que era filho do dono da casa, tinha quase 40 pedras de crack e maconha. Um maior de 18 foi preso em flagrante por corrupção de menores. A policia não descarta a possibilidade de tráfico e exploração de menores.

O dono da casa, mesmo sendo de madrugada, não estava no local e as meninas foram levadas para suas respectivas familias. Estranho que duas "crianças" de 13 e 14 estavam fora de casa de madrugada. Eliane Colares, a Conselheira Tutelar chamou a BM para o flagrante porque tinha recebido vários telefonemas de pessoas que sabiam que ali havia este ponto de trafico.

O Conselho Tutelar já havia estado no local a alguns dias e encontrou lá a menina de 14 anos. A mãe foi chamada mas não respondeu e não compareceu. A policia agora quer saber se o dono da casa, um sr. de 49 anos, estava a par do que estava ocorrendo.

É comum em todo o Brasil e até mesmo em Viamão os pais não se preucuaparem muito com seus filhos. Claro que isso felizmente não é regra geral, mas há pais que entregam um micro para o filho com acesso web e o largam de mão, muitas vezes para não conversar com o mesmo e não brincar. Ocorre que os criminosos entram facilmente por estes canais (web) e acabam levando crianças ao uso de drogas e outros crimes. Já alguns pais da parcela mais pobre deixa a Deus dará seus filho e os mesmos ficam a vadir, faltar a escola, se fechar nos quartos e sair à noite.

É preciso responsabilizar e punir severamente este pessoal. Cabe as escolas em especial as professoras alertar a diretoria quanto um aluno falta as aulas. Seus amigos tambem podem ajudar quando suspeitar de algum a coisa e aqueles que possuem acesso a web, tambem podem ajudar vasculhando seus Orkuts e outras comunidades. Lembre-se, não é necessário se identificar. Mais tarde seu colega com certeza vai lhe agradecer!


Materia Enviada por Viko Rezende www.vikorezede.blogspot.com

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Associação da Vila Universal pede para você não vender seu voto

Isabel Pereira da ASCOMVIU nos escreve um pedido/desabafo para que o cidadão comum não venda seu voto.Aliás, nem existe tal pacto, pois geralmente quem o vende, não recebe nada. A TV também tem mostrado alguns comerciais alertando sobre o perigo (trem, cometa, abelha no ouvido...).

Ocorre que ainda são poucas as pessoas que conseguem ver claramente atravez do "vidro" opaco da politica. Até mesmo pessoas letradas, aparentemente bons cidadãos colocam em suas casas, cartazes de verdadeiros formadores de quadrilhas. Uns nem sonham que o são enquanto outros possivelmente até fazem parte. Claro que vamos deixar para você identifica-los.

Leia então o pedido de Isabel Pereira da ASCOMVIU - Associação Comunitária da Vila Universal:

Terra do Sem

Aqui nesta Terra do Sem e este ano, vem aqueles que a descobrem de 4 em 4 anos com seus falsetes e deboche do povo que vive no descaso..buscar votinhos (como são humildes ) dos esquecidos pelo poder público administrativo,executivo,legislativo.Gente que nunca antes visto nesta Terra do Sem, aparecem como milagreiros,pintam muros,colocam placas com dizeres que a Vila está com eles (porraqui).
Nos pergutamos quem são eles ? Nós, não os conhecemos, e os que conhecemos nada fizeram.

Para se ter idéia,hoje estamos sem ônibus,sem saúde, sem educação(quando as crianças vão à escola,não tem professor,quando é o inverso não tem aluno,não é piada,é realidade),decidimos que não somos santos para vivermos de promessa,tem até candidato trazendo balas,bolos e prometendo festinha para o dia delas,apelamos aos moradores dia da criança é 12 de outubro e não 5 de outubro.

Mas graças a Deus ,hoje conseguimos um bom número de moradores, interessados em mostrar para toda a Sociedade e Poderes que existimos e constituimos nossa Associação (ASCOMVIU) e nosso Lema:Juntos Somos Fortes, estamos nos organizando.Tudo isto é para poder gritar bem alto a Vila Universal existe,tem muita gente trabalhadora e honesta,temos filhos,maridos,companheiros,somos mulheres de lutas comunitárias e vamos defender nossa gente.
Prefeito,Secretário,Empresa de transporte cadê nosso ônibus,pagamos,não estamos pedindo,estamos exigindo nossos Direitos de Povo Trabalhador.Quem vai garantir o pão de cada dia dos nossos filhos?Faço um apelo a todos os moradores não vendam e nem troquem seu voto.Escolham seu candidato(a) de acordo com sua consciência e exerça livremente seu direito de escolha,se eleito fiscalizem,não esqueçam nosso Lema:

JUNTOS SOMOS FORTES.

Isabel Pereira


Nota da Redação:
Nada mudou no mundo das eleições e de quebra, nada mudou em Viamão.
Muita gritaria, carro de som, panfletos, velhas promeças e "frases de gaveta" torram o saco
dos eleitores (e dos não eleitores). A "rica" programação da TV que já estava semi-obstruida pela presença das Olimpiadas, agora tem as propagadas gratuitas. Sorte que informam o tempo de duração e baixamos o volume(ou colocamos um DVD do chaves para assistir).

A verdade é que ninguem atura mais e sinceramente, é preciso ter cara e coragem para entrar
neste mundo, até que provem o contrario, imundo da politicalha no Brasil. Não falo aqui da politica
pois esta não existe mais a muito tempo. Politica, aquela ciencia onde um hipotético representante
do povo visitava as vilas em dias de chuva, que andasse de onibus ou mesmo que andasse durante
as madrugadas pelas ruas, para ouvir o povo.

Esperamos sinceramente que algum (ou alguns), dos 224 concorrentes a esta vaga, façam realmente Politica não apenas a tradicional Politicalha.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Jorge Amaro e o Viamão Ecologia Defendem Educação Ambiental

O terceiro módulo do curso de formação em Educação Ambiental foi repleto de momentos únicos. Segundo Fabio Silva, "articular a educação ambiental, inclusão e diversidade deu um caráter diferenciado ao curso". O palco do curso foi a Escola Municipal Sargento Raimundo Soares.

Pela manhã, Jorge Amaro introduziu ao tema, refletindo e dialogando com os participantes a proposta do dia. "Acessibilidade e Inclusão, temas tão abordados na contemporaneidade - expressão de cidadania e de direitos -, são muito pouco consolidados em políticas, programas, ações governamentais e não governamentais, sobretudo em posturas e práticas individuais e coletivas. Entendemos que a mudança é possível a partir de um conjunto de ações fundamentadas na transversalidade do tema. O passo inicial, ou seja, a discussão ocorrida neste curso é um marco referencial importante. É grande desafio de fazer este diálogo. Será a nossa atuação, em rede, que irá, com o protagonismo das pessoas com deficiência, dos indígenas, quilombola e todos aqueles vulneráveis socialmente que iremos avançar das discussões para medidas práticas. Vinicius Lima, do Maricá complementou explanando sobre como podemos difundir uma cultura ambiental de forma permanente, destacando a participação como um elemento essencial na busca por melhor qualidade de vida e percepção ambiental.
Após a fala de Lima, o instrutor do Centro Abrigado Zona Norte João Müller e seus aprendizes Flavia Krumenauer, José Gasparin e Rosemari Silva apresentaram a experiência em educação ambiental da entidade.



O CAZON – Centro Abrigado Zona Norte foi fundado em 1992 e é vinculado a FADERS - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas para Pessoas Portadoras de Deficiência e Altas Habilidades no Rio Grande do Sul. Essa, por sua vez, está ligada à ligada Secretaria de Educação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

É voltado ao desenvolvimento de atividades ocupacionais a Pessoas Com Deficiência Mental – PCDM na idade adulta (dos 18 aos 54 anos). As atividades desenvolvidas contribuem para o desenvolvimento emocional ético e cognitivo das PCDM ao longo do seu processo de socialização e construção de sua identidade social. Cerca de 140 aprendizes participam de diversas oficinas e atividades complementares como oficina de produção (terceirização às empresas), arte e artesanato, artes domésticas, recreação e lazer, técnicas agrícolas e educação ambiental, apoio pedagógico, educação física e terapia ocupacional. Essas atividades dão chance das PCDM adquirirem novos conhecimentos, aprimorando os já existentes, interagindo e confrontando a realidade, buscando constantemente a construção de sua cidadania.

A Oficina de Técnicas Agrícolas e Educação Ambiental – em seu plano de ação visa trabalhar a preservação ambiental e a inclusão de portadores de deficiência, tendo como pólo irradiador à percepção ambiental, o contato direto com a natureza, as vivências do dia a dia, os reflexos da relação antrópica local permitindo a sensibilização e as mudanças comportamentais necessárias para busca constante de crescimento como seres humanos, membros de um planeta vivo. Neste contexto, são desenvolvidas atividades de percepção e contato direto com a natureza, provocando reações diversas. Como isso afetará estas pessoas? Diferentes estudos têm mostrado que o contato com a natureza influência na saúde física e mental das pessoas (Fundação Gaia, 1995), a capacidade de fantasiar é maior (Grahn, 1996) desenvolvendo uma maior coordenação motora e melhor capacidade de concentração e diminuição do estresse causado pelo fluxo intenso das grandes cidades. Os trabalhos são direcionados a turmas, constando no máximo 15(quinze) aprendizes. Procura-se abordar as potencialidades individuais de cada um, buscando seu aprimoramento e crescimento coletivo. Dentre as temáticas trabalhadas, dois foram os eixos estruturadores: manejo de resíduos sólidos e agroecologia.

Na parte da Tarde, Salete Milan, coordenadora nacional da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência abordou a temática inclusão e acessibilidade. "é necessário que as pessoas enxerguem primeiro a pessoa. Temos diferenças, mas somos iguais enquanto seres humanos. Há necessidade de avançarmos no efetivação das políticas públicas, principalmente no que diz respeito a desmistificar nossa participação social."

O encerramento contou com a presença do cientista social e educador popular do CAMP João Mauricio Farias que abordou diversidade e a questão indígena em Viamão. "temos muito que aprender com outras culturas, principalmente a Guarani. Em Viamão são três aldeias que contribuem de forma única com a cultura local. Destacou ainda a necessidade de rompimento com uma cultura de consumo que está nos levando a insustentabilidade ambiental."



Jorge Amaro avaliou como positivo o encontro. "na medida que abordamos temas tão importantes e trouxemos experiências reais, os participantes puderam ter contatos com realidades diferenciadas. Trazer deficientes para serem painelistas nos deu um outro olhas sobre inclusão."
O papel das escolas na educação ambiental

O curso de formação em educação ambiental promovido pela ONG Maricá tem um diferencial: a participação das escolas. No terceiro módulo, destacou-se a acolhida oferecida pela escola Municipal de Ensino Fundamental Sargento Raimundo Soares, através de sua equipe diretiva. Além dos excelentes espaços, a escola proporcionou um excelente almoço e lanches aos participantes. Os cursistas tem destacado este empenho da rede municipal. Quem coordenou a atividade pela escola foi a vice-diretora Andrea Machado.

Jorge Amaro de Souza Borges
jorgeamaroborges@gmail.com
vhecologia.blogspot.com
(51) 96128261

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Jornalista de Viamão Acredita em Assassinato de João Goulart

Jango confidenciou que corria risco de vida Amigo e assessor revela agora o último encontro que teve com o líder em Buenos Aires. Por isso, crê na tese de seu assassinato

Dois momentos presenciados pelo amigo pessoal e assessor do ex-presidente brasileiro João Goulart, jornalista Antônio Ávila, de 80 anos, o fazem acreditar na tese de assassinato do líder político. Um desses momentos foi o último encontro, em 1976, em Buenos Aires, quando Jango lhe pediu que sua volta fosse preparada, pois sua vida corria risco.

O outro se refere ao dia em que o corpo de Goulart chegou a São Borja, onde policiais militares impediram, de forma autoritária, a realização de autópsia para averiguar a causa da morte.
Aposentado do governo federal, Ávila mora há 19 anos em Viamão. Amigo de Jango desde a adolescência, o jornalista trabalhou como assessor da Presidência da República do final da década de 50 até o levante militar, em 64. Mesmo no período da ditadura, continuou como homem de confiança do ex-presidente.

A missão de gestionar o retorno pacífico de Jango começou a ser planejada em meados de 1976. Na época, o presidente exilado ligou para Ávila e pediu que fosse ao seu encontro em Buenos Aires. 'Eu disse que iria em 15 dias, mas ele falou que era muito tempo. Percebi que estava ansioso e viajei no dia seguinte', lembra. Aquele seria o último encontro em vida entre os dois.

No escritório, Jango confessou que o chefe da Polícia na Argentina tinha lhe avisado que havia um complô internacional para eliminar três ex-presidentes, entre os quais Goulart. Ávila recorda, claramente, das palavras do amigo. 'Antoninho, apura teus entendimentos com os teus coronéis, porque eu não tenho mais condições de ficar no Uruguai nem na Argentina. Se for preciso, vou a pé para o Brasil, mesmo podendo ser preso, porque aqui vão acabar me matando', relata Ávila, citando o desabafo do ex-presidente, feito um mês antes de sua morte.

Desde então, ele começou a 'conspirar' para trazer Jango de volta ao Brasil, sempre com o cuidado de não ser detido pelos militares. Entre os seus contatos estão o líder político Marciel Terra e o ex-governador gaúcho Walter Peracchi Barcelos. 'Na diretoria do Banco do Brasil, Peracchi conseguiu com coronéis do governo militar autorização para o retorno', conta, mostrando os telegramas recebidos sobre a definição da data de volta de Jango. Ávila teve que trabalhar com muito cuidado.

por JOANA COLUSSI
joanacolussi@correiodopovo.com.br

CORREIO DO POVO PORTO ALEGRE
SEGUNDA-FEIRA, 18 DE AGOSTO DE 2008

Materia enviada por Valério Cordeiro - ASCOQUE Viamão para o Blog do Viamão Hoje

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Maristão: Graças conquista 1º lugar no Futsal masculino

















O Maristão - Esporte e Integração é o maior evento esportivo das escolas maristas do Rio Grande do Sul. Há mais de dez anos, o Maristão marca o ano escolar dos colégios como um dos eventos mais esperados pelos alunos. O objetivo é estimular a prática esportiva como fator de bem-estar, de sociabilização e de formação de espírito solidário.

No sábado, dia 16 de agosto, aconteceram as regionais do Maristão Juvenil 2008, simultaneamente em três localidades: Viamão, Passo Fundo e Cachoeira do Sul. Em Viamão, sob a organização do Instituto Marista Graças, o Maristão recebeu cerca de 400 atletas dos colégios maristas de Porto Alegre e Novo Hamburgo. Os jogos foram realizados no Ginásio e no campo do Instituto, no Ginásio do Seminário de Viamão, no Ginásio de Esportes do Jardim Krahe, no Ginásio Municipal da Secretaria de Cultura e no Ginásio Pedrali.


As etapas regionais classificaram equipes de diversas modalidades - Basquete masculino e feminino, Voleibol masculino e feminino, Futsal masculino e feminino, Handebol feminino e Futebol Sete masculino – para as finais que acontecerão no dia 8 de novembro, no Parque Esportivo da PUCRS. Somente os quatro melhores colocados na classificação avançaram para a etapa estadual. Destaque para a equipe de Futsal masculino do Instituto Marista Graças, o grupo treinado pelo professor Guilherme Costa disputou com outras seis escolas e se consagrou o grande campeão invicto nessa modalidade. Os garotos mostraram raça e disposição para uma bateria de jogos que ocorreram durante todo o sábado.


O professor Guilherme destaca o empenho nos treinamentos, entrega, dedicação e a vontade de vencer na equipe como responsáveis pelo grande feito. “A qualidade técnica dos alunos e a união do grupo também foram essenciais para que os garotos superassem os demais adversários”, salientou. O Graças estará na final também em outras três categorias esportivas: Futsal feminino, Handebol feminino e Basquetebol masculino. O evento também é realizado na categoria mirim, cujos jogos acontecerão em setembro. As regionais serão realizadas nas cidades de Porto Alegre, Santa Maria e Santo Ângelo.


Foto do Momento da premiação: Os alunos Felipe Quadros, Henrique Espíndola, Felipe Santana, William Lemos, Vinícius Oliveira, Felipe Fraga, Guilherme Konig, Douglas Rocha, Mateus Hahn, Lucas Fauth, Henrique Hahn e Tomás Ávila. Nas laterais: o treinador Guilherme Costa e o professor e Coordenador do Centro Esportivo Rogério Goulart.


Eliane Costa
Instituto Marista Graças
(51) 3492.5500

Mais duas pessoas mortas em Viamão

Duas pessoas são mortas em Viamão em menos de cinco horas

Isso mesmo, mais duas pessoas foram mortas nesta madrugada de domingo aqui em Viamão. . Por volta das 9 da noite a Brigada Militar foi chamada por uma denúncia anonima de disparos de arma de fogo no interior de um açougue na Vila Augusta. Quando os policiais lá chegaram, já encontraram o proprietário do estabelecimento, Ony Leite, de 31 anos, baleado. Ele chegou a ser encaminhado para o Hospital de Pronto Socorro da Capital mas morreu durante o deslocamento ao local.

E no início da madrugada de hoje, segunda-feira, outro barbaro crime: Jackson Willian Silveira de Oliveira, 25 anos, foi encontrado morto no bairro Recanto da Lagoa (Proximo ao Beco dos Cunhas). Jackson foi encontrado com vários ferimentos de arma de fogo. A polícia ainda não tem suspeitos para os crimes.

Informações Enviadas por Viko Rezende - www.vikorezende.blogspot.com

Associação Comunitária da Vila Universal promove evento

Ontem, dia 17 de agosto,a Associação Comunitária da Vila Universal(ASCOMVIU), fizemos nosso I evento:

Comunidade Construindo Cidadania com Dignidade,teve inicio às 13 horas e foi até 18 horas.

Mesmo com toda aquela chuva, a comunidade prestigiou a Associação. A Unidade Móvel de Saúde se fez presente com palestras e exames de coleta de CP e Mamas e encaminhamentos,atendendo em média 131 mulheres, corte de cabelo gratuito com a cabelereira Rose,moradora da Vila (tendo atendido em torno de 50 pessoas,entre mulheres e crianças).

A Associação agradece também a secretaria de cultura pela cedência do palco coberto.Foi um sucesso total e também agradecem a irmã Zorilde que foi incansável, a Presidenta Maria Faustino, Secretária Marta, Jane,Cleonice,Adelaíde,Adriana,Carmen, o comércio local, Empresa de Viamão,Bianchi, seu Sassa do Bar, Conceição, Angela, Clarice, Cleusa, Ducarmo, Rose, as enfermeiras enfim toda a comunidade.

Isso vem a mostrar que juntos unidos por um boa ideal as Associações de bairro são fortes.

Segundo Isabel Pereira, moradora e colaboradora da Associação, este foi o primeiro evento, que também tiveram outras ações em benefício da nossa comunidade.

Materia enviada por
Isabel Pereira.
Moradora da Vila Universal e colaboradora da Associação.

domingo, 17 de agosto de 2008

Enquete Derruba Duas Vezes Servidor

Dia 14 de Agosto, o Viamão Hoje a pedido, colocou uma enquete que lista os 224 candidatos a vereador em Viamão. Já nas primeiras horas, após enviarmos nossa Newsletter para mais de 5.000 usuários e também da divulgação em outros meios como Orkut e MSN, as visitações ao site triplicaram, tanto que dia 16 o sistema entrou em pane durante a noite devido a quantidade de votantes.

Depois de uma pausa, pois o site ficou indisponível, os usuários começaram a votar, nitidamente em três candidatos: Ridi, Guto e DJ Pavão. Acredita-se porque os mesmos possuem grande presença na Web. Enquanto isso 80 candidatos (35%), ainda não tinham recebido um unico voto! Foi tamanha a avalanche de acessos que novamente o sistema caiu durante a tarde de domingo.

Para resolver a situação limitamos as votações por IP o que deverá reduzir possiveis quedas. ocorre que em muitas empresas existe um unico micro destinado ao uso do funcionarios e assim, apos um votar os outros não podem mais. O mesmo ocorre com os acessos ao Viamao Hoje de um mesmo micro em uma determinada empresa. Sabemos hoje que são mais de 1.000 visitas ao site por dia, mais precisamente de Porto Alegre e região.

Apesar desta enquete não representar o mundo real, pois a maioria do eleitorado vota sem saber praticamente nada da vida politica de seus candidados (o contrario nem votariam), serve para se ter uma ideia da presença dos candidatos na Web e de seus possiveis apoiadores por pessoas formadoras de opinião. Já foi lido num jornal local referencia a esta enquete ou seja, apesar de estar na web, os resultados caem nas mãos de pessoas desinformadas (que não possuem acesso a web).

Ja votaram em 3 dias 3851 pessoas, uma media de 1.283 por dia (fora as visitas normais ao site). Calcula-se uma media de 15.000 pessoas neste mês de agosto, superando todos os outros sites e blogs de Viamão juntos. Um marco historico que agradecemos ao usuários.

A Lei Não é Igual Para Todos em Viamão

Estamos nos referindo as leis que regem as construções. Seguidamente recebemos e-mail e telefonemas que nos avisam que estão construindo em areas verdes, morro acima e também nas calçadas, sem contar que já construíram casas no meio da rua, trancando definitivamente a passagem de pessoas e veículos evidentemente. Esta certo que o Partido dos Trabalhadores elegeu-se como partido do povo, mas se uns podem porque outros são obrigados a pagar IPTU? Hoje recebemos fotos de uma calçada irregular na Av. Liberdade, proxima a Corsan que mostramos logo abaixo.


Abaixo, e-mail recebido:

"Envio à vocês, o e-mail que escrevi para a FEPAM.

Como não obtive respostas, estou remetendo à todos os sites e jornais, referentes ao Cidadão Viamonense. Espero assim e com isso, me fazer ser ouvida. Pois muitas coisas estão em desacordo. Tanto de nossa Prefeitura quanto dos Órgãos autônomos responsáveis.
Infelizmente, a Lei só serve para poucos.




Já escrevi para a secretaria de obras de Viamão, fazendo uma pequena reclamação. Mas como em todo ÓRGÃO PÚBLICO, não me deram ouvidos. Mas isso não vem ao caso, o problema é: Meu marido, certa vez, queria construir uma garagem na frente de casa, foi até os já citados órgãos e verificou os limites de construção. Eram de 4 metros, dando espaço para a calçada. No entanto, notei que uma certa pessoa, conseguiu fazer seu muro, literalmente 1 (um) metro da linha da calçada. Digo, 1 metro da linha da rua.

Como isso é possível??????? Então eu coloco 4 metros para dentro do meu terreno e esse cidadão coloca 4 metros para fora do seu??????????!!!!! Cito então a Av. Liberdade, não sei ao certo o número, mas fica logo abaixo da CORSAN em Viamão. Se vocês olharem, nós pedestres, temos apenas 1 (um) metro de calçada (ou nem isso).

Enquanto meu marido, queria somente fazer sua garagem e não pode, pois a metragem que lhe deram, não entraria nem mesmo um carrinho de mão, no que sobraria de espaço. Isso tudo, escreverei no jornal de Viamão. Pois como disse anteriormente, a LEI só serve para poucos. Principalmente os que pagam seus impostos e tem suas dívidas com o município em dia. Mas quando precisamos utilizar uma calçada para caminhar, não às temos, pois a Lei não nos deixa transitar.

É difícil poder imaginar que o que vale para umas pessoas, nem sequer é cogitado para outras. Se nós tivéssemos feito nossa garagem, provavelmente seríamos multados, mas como esse cidadão, que em plena curva, coloca seu muro no caminho, nem mesmo a fiscalização apareceu para adverti-lo. Brasil é assim, alguns podem, enquanto muitos precisam.

Se quiserem verificar, saberão do que estou falando. Tirei fotos do local, pois quero divulgar isso tudo, as injustiças que fazem o Município de Viamão, separar e cobrar injustamente de seus moradores.

Venham até esse endereço e verifiquem com seus próprios olhos.
É uma Avenida muitíssimo movimentada, como mostram as fotos. Inclusive, em dias de chuva, nós não temos como passar pelo local, pois a rua enche de água e o que resta de calçada também.

Onde poderemos caminhar, senão pelo meio da rua, dividindo espaço com ferros, portas, pedras enormes, lixo e um muro que nos empurra para fora da calçada?????

Já que é época de eleição, porque nosso Prefeito, que quer se reeleger, não faz algo à respeito, já que, ele próprio é morador da Santa Isabel?????

Espero obter uma resposta de vocês. Pois acho injusto. O que vale para um, deveria ser de valia para todos.

Atenciosamente,"

Na Santa Isabel temos fotos de um cidadão que construiu sua casa de alvenaria sobre a calçada, numa curva (proximo a EScola Adventista Santa Isabel). A prefeitura foi avisada e nada fez. A casa esta lá. Outro cidadão que nos reclama é que comprou uma casa de madeira pré-fabricada e devido a problemas com a prefeitura, a obra esta parada, pois a empresa não pode continuar construindo a caso do mesmo. Isto na rua Santa Isabel proximo ao CESI Junior.

Na Monte Alegre construiram duas casas no meio da rua Minas Gerais tornando a mesma sem fim e a Prefeitura também não fez nada. São tantas as denuncias que nem avisamos mais a prefeitura. Sabemos que eles leêm este Site mas não dão valor as reclamações nossas muito menos dos contribuintes.

O mesmo ocorre na Praça Santa isabel onde era uma area verde e foram construidos comercios, e que agora nem a prefeitura pode tirar os mesmos para remodelar a praça, segundo informações de moradores. Tudo bem, se era area verde e o pessoal não tinha como comprar, invadem e fica por isso mesmo. Mas quando são areas mais valiosas a coisa fica um pouco estranha.

Parece que algumas pessoas recebem estas "conceções" sabe-se lá, porque razões. Há tambem um caso de um area verde que segundo a "proprietaria" teria acertado com a prefeitura. O mai incrivel é que a area verde possui um fonte! São coisas assim que deixam triste o eleitor, ou seja, o mesmo descaso que o Governo Federal tem com o Brasil, a Administração do PT de Viamão tem com seus eleitores.