terça-feira, 30 de setembro de 2008

Garota do Site bancará novo Portal de Noticias de Viamão


Foi acertado no inicio desta semana, numa reunião que envolveu o Garota do Site (www.garotadosite.com.br), IM2 (www.im2.com.br) e o Viamão Hoje (www.viamaohoje.com.br), representados respectivamente por Leandro Rosa da Silva, Everton Martins e S. Monteiro a continuação do Projeto Viamão Hoje. O banner já esta no e o deposito já foi efetuado para a empresa que esta desenvolvendo o Novo Viamão Hoje, no caso a IM2.

Chegamos a procurar em Viamão alguma empresa a altura para a reformulação do mesmo, em ASP ou PHP mas faltam tecnicos tanto nas linguagens citadas como também de desenho do site. Alguns chegaram a se oferecer mas seus projetos apesar de bons e alguns até bonitos, não contemplavam a complexidade do Projeto. Desta forma, em Outubro deverá entrar a nova Home Page com novos sistemas de postagens de noticias. A idéia original de "Células de Informação" retornou mais forte, pois a cada dia surgem mais colaboradores.

"Queremos que cada bairro ou vila tenha um "repórter" de plantão. Pode ser uma Associação Comunitária por exemplo, um lider de rua etc. Em Águas Claras já temos o jornalista Fábio B. Salvador do www.melhordetodos.com.br e o Carlos Augusto - Guto que também poderá postar informações automaticamente, de qualquer lugar, sem passar pela redação do Viamão Hoje. Silva Leandro ficará responsável pela Vila Querencia e estamos acertando com Valério Cordeiro - Presidente da ASCOQUE, esta possibilidade." - Explica S. Monteiro do Viamao Hoje que deverá se ausentar por uns tempos para tratamento de saúde.

Silva Leandro sempre teve uma visão otimista da Internet, desde seus primórdios quando ainda se usava linha discada, sendo que seu primeiro site foi feito pelo nosso conhecido Paulo Lilja. Atualmente a ViaWebCenter, talvez a unica representante de Viamão no ramo de hospedagens de sites é que mantem suas dezenas de sites e domínios. Leandro também foi o primeiro Contabilista de Viamão a entrar na Web e segundo ele, valeu a pena. Hoje ele conhecido nacionalmente e possui uma carteira de centenas de clientes, desde pequenos empresários até grandes empresas com o mesmo tratamento cordial e humano. Atualmente Silva Leandro está investino na original idéia do Garota do Site, portal este que mesmo ainda em gestação, já tem a atenção de diversas empresas ligadas ao ramo, como fotografos, agencias de modelos, revistas de moda etc.

Já Everton Martins que ainda mantém a sete chaves como será o novo visual, diz apenas que o tornará mais agradavel, rapido e flexivel, com facilidade de postar noticias de qualquer lugar entre outros aperfeiçoamentos. Para tanto, precisava de mais espaço no servidor e tambem aumentar o volume de transferencia de dados, visto que o Viamao Hoje tem praticamente 3.000 paginas. Mas deixa escapar que possivelmente terá a cara bem diferente dos demais sites que existem em Viamão.

Silvio Monteiro quer com isso se livrar da carga de controlar sozinho o processo de noticias e dividir tarefas. Isso tudo é necessario para liberar tempo para tocar seu Projeto da Televia TV - parado momentaneamente devido a quantidade de outros serviços que também é responsavel além do Viamão Hoje, como a gravação e edição de eventos, alem de Fotografia.

"Apesar da empresa Host WM de Viamão ter se apoderado do dominio Televia.TV e até o momento não ter dado um solução, isso não está prejudicando em nada, visto que se o site estivesse no ar, na certa não daria mais conta de tantos pedidos de Gravação de Eventos, sendo que muitos já estamos repassando para outras empresas idoneas de Viamão. Já tentamos de todas as formas reaver o capital investido neste empresa de fundo de quintal, mas até agora só nos enrolara. Mas assim que o novo Viamão Hoje entrar no ar, nossa artilharia se voltará para a Televia TV e a colocaremos no ar novamente." - Encerra S. Monteiro, agradecendo Silva Leandro pelo carinho e confiança no Projeto Viamão Hoje.

Novo Viamão Hoje
Ancora: Silva Leandro (www.silvaleandro.com.br)
Apoiadores: Garota do Site (www.garotadosite.com.br)
IM2 - www.im2.com.br

Leia também:
Busca de Desenvolvedores de Sites
www.silviomonteiro.blogspot.com/2008_07_01_archive.html

Protesto em Viamão dia 2 de Outubro

Na próxima quinta-feira, dia 2 de outubro, às 17h, defronte à Igreja Matriz de Viamão, haverá uma manifestação de que participarão várias entidades e instituições viamonenses, visando ao protesto pelas condições de saúde e segurança da população viamonense.

Será uma mobilização dos viamonenses em favor de melhores condições de saúde e segurança para o povo daquele município.

A mobilização está sendo liderada pelo padre Rogério Flores, auxiliado pelo padre Gérson. A paróquia da histórica matriz viamonense é o centro dessa manifestação.

E o motivo que levou a essa mobilização dos paroquianos e das outras entidades representativas do tecido social viamonense foi o assassinato de Carlos Alberto Grando, um paroquiano com intensa atividade religiosa,

uma pessoa muito querida na comunidade, que no dia 16 de setembro passado foi baleado por um assaltante em Viamão, vindo a falecer ontem pela madrugada, depois de dramático internamento na UTI do Hospital Cristo Redentor.

Segundo o pároco, o mesmo senhor Grando, falecido em face da bala assassina do assaltante, lutava intensamente para que fosse punido um outro criminoso. Dessa vez, o assassino de um filho seu, a cujas vestes foi ateado fogo para cometer o bárbaro crime.

Será uma manifestação pacífica, manda-me dizer o padre Rogério. Será uma manifestação apartidária, voltada apenas para a paz, a saúde e a segurança da população viamonense.

O pároco viamonense brada que “basta desta barbárie que a todo momento está ceifando as vidas de pessoas, basta deste mundo do crime organizado que se implantou em nossa sociedade e está nos levando para o caos e o fundo do poço”.

“Basta dessas organizações do tráfico de drogas que já foram alertadas pelo papa Bento XVI de que terão de prestar contas a Deus do mal que estão fazendo.

Basta da indústria do seqüestro, do roubo de cargas e de toda a ladroagem nos altos escalões dos poderes públicos e outras instâncias que nos estão levando a nenhum lugar.

Sem exagero, a esses segmentos do crime e do mal, queremos dizer-lhes que o inferno não lhes será apenas uma possibilidade na vida eterna, mas os seus autores já começaram fatidicamente a edificar este inferno aqui em nosso mundo”, acrescenta o pároco de Viamão.

E convoca todos os cidadãos e cidadãs do município para pacificamente erguerem sua voz por urgente melhoria nas condições de segurança e saúde de Viamão.

Será depois de amanhã, dia 2, às 17h, por iniciativa de membros da Igreja, o início dessa mobilização da sociedade civil viamonense, traumatizada com os assassinatos que ocorrem em seu município.

Quando vejo assim sacerdotes e religiosos mobilizarem seus fiéis e a sociedade para que se ponha um basta na insegurança e condições precárias de saúde reinantes em nosso meio, sou obrigado a entender que os governos e demais poderes públicos precisam urgentemente comover-se e reagir contra estes colapsos.

Na semana passada, setores do Ministério Público cogitavam de interditar o Presídio Central. Como tanto temos insistido, não pode haver segurança pública sem vagas nos presídios.

O Presídio Central é um monumento ao descaso de sucessivos governos. Agora, com 4,5 mil presos, com capacidade para menos de um terço desse número, entrou em fadiga séria e definitiva o sistema de esgoto daquele estabelecimento penitenciário.

Só podia entrar. O Presídio Central recebe diariamente 40 presos. Há dias em que cem presos são recolhidos. Juntando-se a uma população carcerária que vive em infamantes condições de sobrevivência e segurança, assistidos por agentes penitenciários e policiais militares que vêem seus nervos se estressarem e suas mentes entrarem em depressão pelo que acontece lá.

E nenhuma reação pronta e enérgica parte do poder público. Nada. O Presídio Central está implodindo.

E como há de querer-se que nas ruas haja assim segurança, se nem lugar para os presos existe mais em nossos limites?

Noticia Original do Entrelaços - www.entrelacos.blogspot.com
# posted by Entrelaco

Curso de Educação Ambiental

O quarto módulo do curso de formação em educação ambiental, organizado pelo Grupo Maricá, ocorreu no último sábado (27/09), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Apolinário Alves dos Santos.

Os participantes foram abrilhantados pela belíssima explanação do procurador do município de Alvorada, advogado Gustavo Santanna. Para Jorge Amaro, o tema proposto "Direito Ambiental é sempre importante na perspectiva de quem atua na área."

Santanna abordou os princípios básicos do direito ambiental "Os Princípios do Direito Ambiental visam proporcionar para as presentes e futuras gerações, as garantias de preservação da qualidade de vida, em qualquer forma que esta se apresente, conciliando elementos econômicos e sociais, isto é, crescendo de acordo com a idéia de desenvolvimento sustentável."

Participação de acadêmicos

Um dos destaques do curso é a cooperação. Os acadêmicos de Ciências Biológicas do Centro Universitário Metodista (IPA) tem atuado desde o primeiro módulo do curso em diversas atividades. "É importante contribuirmos com questões ambientais na prática", destacou Luciano Santos, que junto com Márcio Correa é responsável pela inscrição dos participantes, transporte de palestrantes e todas atividades administrativas do curso. Para Jorge Amaro "a atuação deles tem sido de relevada importância ao sucesso do curso."



--
Jorge Amaro de Souza Borges
jorgeamaroborges@gmail.com
vhecologia.blogspot.com
(51) 96128261

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Site Linnce Entrevista Empresario de Viamão

O Site Linnce - (www.linnce.com.br), entrevistou o Empresário Leandro Rosa da Silva, que além de ser um dos mais promissores contabilitas de Viamão, tem feito sucesso na Web desde sua chegada em 1996. Por acreditar na Web como forma de divulgar seu trabalho, Silva Leandro se difere do tradicional e sempre que possivel inova no mercado. Desde seu apoio a criação do Portal Viamão Hoje até seu mais novo lançamento, o Portal Garota do Site, Silva Leandro tem chamado a atenção de diversas empresas ligadas à moda e a beleza da mulher. Leia a entrevista da Linnce.

Agência de Modelos 100% Internet - Entrevista

Leandro Rosa da Silva, conhecido como Silva Leandro, é Contabilista, na categoria Profissional de Técnico em Contabilidade, Agente de Modelos e Radialista Profissional. Trabalhou na Companhia União de Seguros Gerais. Foi Instrutor de Cursos no SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Administração e Negócios, Cidade Baixa, Porto Alegre, RS. Hoje possui seu Escritório Profissional na Vila Querência, com especialização na área tributária e assessoria administrativa, orientando a micro e pequenos empresários nas áreas: fiscal, trabalhista e comercial. Ainda, atua na abertura e encerramento de Empresas. Dirigente da Agência de Modelos: Garota do Site Brasil.

Leitores Criticam o Viamão Hoje

Como Democracia total é um de nossos lemas, repassamos as criticas ao Viamão Hoje recebidas neste final de semana que agradecemos em muito. Você também pode escrever e criticar que responderemos, entre em contato@viamaohoje.com.br .

Criticas na Integra – Sem Correções

Entendo suas reclamações e concordo que você tenha que malhar o pau no Alex e no PT, mas é o seguinte, melhore seu português porque tá muito feio pra não dizer bizarras as tuas notícias publicadas com erros banais de ortografia. Isto é passivel de multa por disseminar erros ortográficos não ??? Isto discredibiliza a notícia além de não ser postada para outro mecanismo. Melhore isto que você vai notar a diferença.

Abraço,

Leandro Venturini

Resposta do Viamão Hoje:

Caro Leandro, se “Portugueis” tivesse algum valor, o Lula não teria sido eleito. Mas concordo que o português está terrível, mas como sabe, não sou jornalista e mal aprendi a ler e a escrever. Mesmo assim, o Viamão Hoje supera jornais de Viamão criados por Jornalistas formados. Bizarrices? Cite uma, pois as coisas que publicamos são assuntos ligados à Viamão. Se fogem ao bom senso a culpa não é minha. Quanto a multa por escrever ruim, se houver estou falido. Mas vou tentar melhorar o Português porque desejo muito mais que 1.000 visitantes por dia.



Cara, como você publica uma mensagem dizendo pra votar nulo (http://www.viamaohoje.com.br/content/view/2196/). Por atitude que nem essas é que teremos mais uma corja comandando a cidade. Não acha que seria mais conveniente entrevistar todos os candidatos e deixar o povo optar pelo menos pior. Não sei quantas pessoas tem acesso a esse site, mas a qualidade do material postado poderia ser melhor. Abraço – Fabiano Bernardes

Resposta do Viamão Hoje:


Caro Fabiano, acredito que os leitores do Viamão Hoje, como você, tem bastante discernimento para decidir se vota nulo ou não. Não é um texto praticamente de desabafo que irá fazer os milhares de leitores mudarem de opinião. Olha, todos sabem muito bem, e não sou eu quem diz, que quando é para eles ganharem dinheiro, fazem campanhas milionárias na TV. Já viu alguma fez campanha para aumentar o Salário Mínimo que é ilegal segundo a nossa tão valiosa ‘Constituição”? Outra coisa, o candidato em que você acredita cegamente, colocaria a mão no fogo por você? Se a resposta for afirmativa vote nele, do contrario... Quantas as visitas ao Viamao Hoje são milhares de pessoas por dia, pois além do Viamão Hoje (www.viamaohoje.com.br), há divulgação em www.viamaohoje.blogspot.com , http://vianews.mofuse.mobi/, Orkut, MSN entre outros sites. Mas a qualidade realmente precisamos melhorar e já estamos acertando com um jornalista formado para isso.



Olha, tenho lido o site de vocês mas tem muito noticia copiada de outras fontes. Porque vocês não vão atraz e entrevistam os candidatos para sabermos os planos de governo? Seria uma boa matéria. – Paulo Clovis”.

Resposta do Viamão Hoje:


Caro Paulo, é verdade que muitas vezes copiamos matérias, pois não temos uma verdadeira redação. Apenas centralizamos no Viamão Hoje noticias que estão na Web com referencia ao município. Quanto a entrevista com os candidatos à Prefeito, seria bom mas, se você chegar num presídio e entrevistar todos os presos, todos vão dizer que são inocentes. Da mesma forma, que lucro teríamos em entrevistar os candidatos a Prefeitura de Viamão. Todos iriam prometer atraves de belos e complicados graficos que iriam acabar com a Violência, gerar mais empregos, abrir escolas, aumentar mais a renda com um tal Fundo de nome estranho etc. ou seja, estas famosas frases de gaveta como dizem no meio acadêmico. Mas posso te garantir que todos tem propostas muito boas para Viamão, mas eu votarei 00 para Prefeito.


Silvio Monteiro
Redação do Viamão Hoje

domingo, 28 de setembro de 2008

Viamão reclama do Barulho


Já não é surpresa ou novidade o problema da poluição sonora em Viamão, o mundo em que vivemos. Pois há pessoas reclamando do problema dos caminhões de gás com sua musiquinha infernal. Conforme as palavras desta senhora "...acredito que Viamão realmente é uma terra de ninguém - Imagine, não temos horário pra nada,é tudo a"la vonte".".

"O caminhão do gás passa diariamente, as 8 horas da manhã com sua música estridente oferecendo gás. Não dá pra suportar, as crianças daqui ( Dom Feliciano) sabe qual a primeira palavra que falam não é mamãe ou papai, é gás. Quem será o inteligente que criou esta lei?Quem aprovou? Sei que o empresário precisa divulgar seu produto,também o funcionŕio precisa de seu emprego,mas tem de ser tão cedo? Propaganda de segunda à segunda, ninguém merece.
Lembre-se que em toda cidade há cidadãos pagadores de seus impostos e taxas e que tem seus direitos garantidos. Poluição sonora também é uma forma de violência."

Por lei, apartir das 8 horas já é liberado e segue até as 22:00 o que daria como dentro da lei. Outros que perturbam são os carros de supermercados, de publicidade e, mais atualmente, os carros de propaganda política. Na frente do Rissul aos sábados à tarde por exemplo é um verdadeiro inferno, pois é um ponto de grande concentração de pessoas (e cães também). Sorte que já está no fim.

Isso tudo é Poluição Sonora e Visual, sem contar que é poluição cultural tambem. As TVs também sofrem com os horarios politicos, onde cada um conta uma piada menos engraçada que a outra. Isso tudo tem que ser revisto mas como é de quatro em quatro ano, ninquem faz campanha milionária na TV para mudar..

Também algumas pessoas falam dos sons de igrejas e casas de religião, já que Viamão é um dos municipios com mais centro de cultos da região metropolitana. Nada contra, pois além de ser religiao, faz parte da cultura e do folclore local. Mas com certeza há excessos. Inclusive a redação do Viamão Hoje que ficava ao lado de uma casa de umbanda chegou a reclamar na Prefeitura porque os cultos começavam a meia-noite e iam até as 5 da manhã. Tudo bem se fosse sábado para domingo mas numa terça-feira? Ou são todos ricos que não trabalham no outro dia ou são desocupados.

A Secretaria responsável nos informou que, mesmo as casas de religião, sejam Ubanda, Assembléia, Catolica etc tem OBRIGAÇÃO de encerrar as 22:00 horas durante a semana (de segunda a sexta-feira). Perguntado no orgão competente que deveria fiscalizar porque em Viamão ninguem respeita esta lei do silêncio, a pessoa disse que não há fiscais à noite. Bom, não há nem policiamento a noite em Viamão, esperar o que? Na verdade talvez a administração do PT não faça nada ou cubra os ouvidos porque muitos são frequentadores destas casas ou possuem algum temor de não serem eleitos. É o Brasil, é Viamão e viva as eleições 2008, mesmo sendo iguais as outras.

Viko Rezende - www.vikorezende.blogspot.com

sábado, 27 de setembro de 2008

Igreja Matriz de Viamão precisa de R$ 1 milhão para obras

Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde julho de 1938, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Viamão precisa de R$ 1 milhão para finalizar a reforma iniciada em 1998. O pároco da igreja, Rogério Luís Flores, afirmou que está trabalhando na captação de recursos junto a empresas, uma vez que a obra arquitetônica teve projeto de restauro aprovado pelo Ministério da Cultura em fevereiro de 2007, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concede isenções pela Lei Rouanet.

Para concluir a restauração ainda estão faltando a raspagem da pintura, a colocação do reboco, a pintura com tinta cal à base de silicato de potássio, a conclusão do projeto luminotécnico e a colocação do gradil. O restante dos recursos concedidos pelo ministério é destinado a reforma, transformação do salão paroquial em centro cultural e demolição da casa paroquial.

O total aprovado pelo Ministério da Cultura é de R$ 3,1 milhões, disse o padre. Desde 1998 foram realizadas algumas obras. Naquele ano foram aplicados R$ 80 mil originários da Ambev na fixação dos altares, no levantamento da memória das imagens da igreja e na substituição de peças de madeira destruídas pelo cupim. Em 2001, a GVT investiu R$ 39 mil na troca do assoalho do presbitério e da sacristia, que também foi reformada e pintada. Na época, a imagem do Senhor dos Passos ganhou restauração.

ShareThis

Itens Relacionados

Fonte: Correio do Povo

Mais e mais jovens mortos em Viamão

Vítima foi conduzida ao hospital de Viamão, mas não resistiu ao ferimento

A Segunda Delegacia de Policia de Viamão investiga mais um caso de homicídio. Conforme a BM, o jovem de 19 anos Leonardo Rodrigues, foi morto nesta madrugade de sábado. Ele foi encontrado por volta das 3h com um tiro no tórax na Rua Otacílio Speroto, no bairro Vila Augusta, uma das vilas mais violentas da Região. Ele chegou a ser encaminhado ao hospital de Viamão mas não resistiu ao ferimento e morreu em atendimento.

E os crimes vão continuar aumentanto, primeiramente entre jovens envolvidos cm drogas em disputas por zonas, também pelo não pagamento das mesmas etc. Depois virão as execuções, invasões de domicilio, estupros e demais crimes sem que o PT de Viamão mova uma palha sequer. Todo o dinheiro arrecado parece que foi para a campanha.

O Prefeito Alex espertamente, tira o corpo fora e lava as mãos dizendo que não é com ele e sim com o Estado. Sexta-feira, a BM promoveu um desfile de viaturas ao longo da Ipiranga, Bento Gonçalves e outras av. Principais, mostrando que há sim efetivo, mas possivelmente dormem durante a noite.

"Faltando menos de uma semaa para as eleições, não é a toa que esta será marcada por votos nulos, anulados, em branco e também o não comparecimento de eleitores e mesarios. Neste final de semana, deverá ocorrer mais um encontro entre mesarios de Viamão que pretendem boicotar as mesmas e não ir, com o respaldo de estarem noutra cidade. É preciso fazer algo e não mais acreditar em mentiras contatas de 4 em 4 anos. Cidadão, abra seus olhos! " - Descarrega Silvio Monteiro, que deverá ser mesario no Alberto Pasqualine o proximo dia 5/10.

Conheça: www.viamaovotanulo.blogspot.com

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

FURTO E ROUBO DE VEÍCULOS SA

Quatro quadrilhas agem em zona nobre de Porto Alegre

Região com os bairros de maior rendimento na Capital concentra nove de cada cem carros que são roubados ou furtados no EstadoFormada por bairros onde a renda familiar média é superior a R$ 7 mil (conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) , uma das regiões nobres da Capital teria sido loteada por quatro quadrilhas especializadas no roubo de veículos. Segundo a Polícia Civil, a maioria dos seus integrantes mora na Região Metropolitana, em Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e Viamão.

Ao investigar os ataques, a polícia descobriu que os assaltos são praticados nesta região geralmente por trios armados que se deslocam em um veículo. Dois homens são responsáveis por render a vítima. O terceiro aguarda no veículo, dando apoio aos comparsas.

– Estamos integrando o trabalho entre as três delegacias (3ª, 8ª e 10ª DPs) responsáveis pela área para conter a ação destes criminosos que vêm de outros municípios – revela Cleber Ferreira, diretor do Departamento de Polícia Metropolitano (DPM).

A região que inclui bairros como Moinhos de Vento, Mont’ Serrat e Rio Branco – onde o delegado da Polícia Federal Ricardo Nunes, 32 anos, foi baleado na noite de quarta-feira em tentativa de roubo – concentra 23,4% dos furtos e 18,75% dos roubos de veículos ocorridos na Capital.

– O alvo agora são carros mais novos e caros. A concentração de renda atrai o criminoso. São automóveis roubados sob encomenda e que viram clones – conta o delegado.

Conforme a polícia, os roubos ocorridos neste ano se concentram à noite, entre 18h e 0h, e não se restringem a uma área específica: ocorrem tanto em zonas residenciais dos bairros quanto em avenidas, onde há concentração de estabelecimentos comerciais. Já os furtos ocorrem entre 18h e 7h.

Área registra 9% dos roubos e furtos do Estado

A polícia ainda trabalha na identificação dos integrantes dos bandos que agem na região, mas já descobriu que a Terceira Perimetral é a principal rota de fuga. A via liga os bairros à Avenida dos Estados que leva à freeway e também à BR-116.

A cada cem carros levados por ladrões no Estado, nove foram furtados ou roubados nessa região da Capital. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública, dos 20.346 crimes registrados no Rio Grande do Sul nos primeiros oito meses, 1.831 ocorreram em um dos 10 bairros.

Na região são levados nove carros por dia, ou seja, um a cada duas horas e meia. Só na área da 10ª Delegacia da Polícia Civil, responsável pelos bairros Bom Fim, Rio Branco e Moinhos de Vento, foram levados 866 entre 1º de janeiro e 31 de agosto.

Dois homens foram presos no início da tarde de ontem pela Brigada Militar de Viamão, suspeitos de terem baleado na noite de terça-feira Ricardo Nunes, 32 anos, delegado da Polícia Federal. Pela manhã, o serviço de inteligência da BM recebeu a informação de que o suspeito estaria em uma casa Rua Urbano Nunes Marins.

Depois da recebida a informação, a BM fez contato com agentes federais, que levaram uma foto do homem para Ricardo fazer o reconhecimento. Ele teria achado o suspeito muito parecido com um dos assaltantes.

Fonte: http://emirpinho.blogspot.com/2008/09/furto-e-roubo-de-veculos-sa.html

Os crimes nos bairros
FURTO DE VEÍCULOS
2007 2008
Porto Alegre 3.404 3.884
Região* 829 (24,4%) 910 (23,4%)
ROUBO DE VEÍCULOS
2007 2008
Porto Alegre 5.587 4.909

Pode haver irregularidades na Inspeção de Gado em Viamão

SegundoGoverno investiga suposta irregularidade na inspeção de gado em Viamão

Funcionários estariam cobrando propina de criadores para que o rebanho não fosse fiscalizado

Segundo o Jornal Zero Hora, a Secretaria Estadual da Agricultura diz que já está investigando alegadas irregularidades na inspeção de gado no municipio de Viamão. Segundo denuncia, alguns funcionarios da Inspetoria Veterinária do município estariam cobrando propina dos criadores de gado da região para que não fossem fiscalizados quanto à vacinação contra a febre aftosa entre outras doenças. O chefe da Defesa Sanitária do Estado, Fernando Gross, garantiu que as suspeitas serão apuradas.

Além disso, a secretaria também estaria investigando a denúncia de funcionários que estariam revendendo doses de vacina não aplicadas. Um ex-funcionário conta que já foi convidado para entrar no esquema ilegal.

Leia mais em RÁDIO GAÚCHAZERO HORA

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Swell Fun&Crazy Viamão - Etapa Reef

Swell Fun&Crazy

Etapa Reef - Domingo, 28 de Setembro

O Swell Fun&Crazy é uma proposta inovadora, concebida pelos "home boys" da Swell. Com premiação gorda e dividido em duas etapas, o campeonato promete agitar a Swell em dois fim-de-semanas.

E a primeira etapa já irá acontecer no próximo domingo, 28 de setembro, sendo realizada no snake-run, a pista antiga.

O campeonato será em duplas e os critérios de julgamento serão o nível das manobras e a sincronia e criatividade da dupla. Cada dupla terá 2 voltas de 60 segundos para demonstrar aquilo que combinaram.

Nessa etapa do Swell Fun&Crazy também será realizado o best-trick na famosa, cabulosa e desafiadora mureta/wall-ride. Os que se animarem deverão entrar na fila indiana e participar da jam session divida em baterias de 15 minutos cada.

As inscrições deverão ser feitas no dia, ao preço de R$ 10,00 por competidor, até às 14 horas e o campeonato começará às 14h30min.

Fonte:

www.swellskate.com.br

CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DATA: 27 DE SETEMBRO DE 2008.

IV° MÓDULO

LOCAL: ESCOLA APOLINÁRIO ALVES DOS SANTOS

RS 040, Km 26, parada 78, Águas Claras.

HORÁRIO:

8h/12h

14h/17h

- TEMAS

PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E AMBIENTAL

TRATADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS

PROJETOS E AÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

· Almoço no local;



Informações:

(51) 96128261



Jorge Amaro de Souza Borges
jorgeamaroborges@gmail.com
vhecologia.blogspot.com
(51) 96128261

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Eleitorado ainda em dúvida em Viamão

Foi feita uma pequena pesquisa na feira da Santa Isabel e em frente ao Rissul, quando 194 pessoas foram entrevistadas para saber se já sabiam em quem iriam votar. Pois 125 pessoas, entre homens e mulheres disseram que ainda não sabem em quem votar para Prefeito ou Vereador em Viamão, ou seja 64,44%. Em parte deste resultado, que não é sequer uma mínima amostra do eleitorado de Viamão, é que as entrevistas foram feitas logo após a onda de crimes em Viamão.


Também deve-se levar em conta a situação no pais inteiro com tantos crimes, tanta corrupção (uma das maiores da historia do Brasil). Deve-se levar em conta também que a maioria das pessoas, com exceção dos próprios candidatos e agitadores de bandeiras, estão odiando as campanhas aos sábados.

“Eu sei em quem ou votar. Não adianta me dar papelzinho que é colocar dinheiro fora.” – Fala irritado um senhor que é praticamente atacado por dezenas de cabos eleitorais. Na verdade, não faz sentido largar tanto papel antes da ultima semana ou mesmo do ultimo dia. Muitas pessoas até guardam um ou outro mas não levam no dia e pegam o primeiro que recebem.


Outra coisa que explica tamanha falta de interesse da população e que as pessoas não são mais as mesmas de 10 ou 15 anos atrás. Há muita informação não apenas nas mídias tradicionais, mas a Web já está fazendo a cabeça das pessoas. Mesmo aquele cidadão que não tem acesso em casa, tem no trabalho, na escola e até de graça em alguns pontos.


Passam-se os anos e ocorrem sempre as mesmas manobras, sendo que uma das moedas de compra de votos agora é a promessa de regulamentação de áreas verdes onde aqueles que moram nestas áreas, na certa irão votar, mas a duvida é se terão seus terrenos legalizados mesmo caso o partido ganhe.

É de se levantar uma suspeita de quem são estas áreas verdes. É muito fácil para um agente imobiliário mapear as áreas verdes (e muitas vezes relativamente nobres), e colocar laranjas nestes pontos e depois legalizar. Enquanto muitos espertos ganham áreas próximas ao centro da cidade, em ruas próximas às avenidas outros que trabalham e lutam para ter seus terrenos são obrigados a pagar IPTU e outra taxas. Basta circular por Viamão para notarmos como algumas áreas estão sendo tomadas aos poucos sem que a Administração faça algo. Depois, passa-se 5 anos, e o dono alega usucapião.


Hoje foi atualizada a Enquête dos Vereadores. Dos 224 que iniciaram a corrida na primeira enquête, restaram apenas 46. Vamos ver quais (14) destes serão eleitos. Há também uma forte tendência a uma massiva anulação de votos e também o não comparecimento dos eleitores, seja por estarem em outras cidades ou mesmo por não irem votar. Temos recebido e-mails e telefonemas de pessoas que pediram informações sobre isso. A coisa chegou a tal ponto que chamou a atenção de muitas pessoas que estão criando comunidades e blogs sobre o assunto. O mais recente que podemos informar é o www.viamaovotanulo.blogspot.com .

Torneio Bem Amigos do Ginásio Florença em Viamão



Durante todo o último domingo aconteceu no Ginásio Florença, na parada 7 da vila Cecília, aconteceu o Torneio Bem Amigos, organizados pelo coordenadores da cancha, Julio Santos e Pancho. Com a participação de 9 equipes, o time do Peñarol (foto), coordenado por Deco, foi o campeão. Em seguindo lugar ficou a equipe do Cia. do Trago, coordenada pelo conhecido Capacete.

O terceiro lugar foi para o time dos Morcegos. O goleador foi Cochela, do Morcegos, que marcou 9 gols ao total. O goleiro menos vazado foi Juliano, da Cia. do Trago. A inscrição era 10 quilos de alimentos por time, ao todo foram arrecadados mais de 100 quilos que foram entregues a diversas entidades carentes da cidade.



Saiba mais sobre o Esporte local em Notícias em Geral

Diario de Viamão abre vagas para Jornalistas

Atenção jornalistas! O Grupo CG está selecionando jornalista para os três jornais: Correio de Gravataí, Diário de Cachoeirinha e Diário de Viamão (RS). Horário: teoricamente das 9h às 16hRemuneração:Piso salarial de Jornalista (interior)R$ 1.087,73 Mais VT, Plano de SaúdeEnviar currículos com uma matéria para redacao@correiodegravatai.com.br ou rafael@grupocg.com.br.

A noticia esta no www.forcadojornalismonabahia.blogspot.com e nos foi enviada por Viko Rezende que também é jornalista. O Diario de Viamão assim como seus irmãos, Diaro de Cachoeirinha e Diario de Gravatai estão enfrentando os mesmos problemas que aterrorizam os demais jornais impressos no Brasil e no mundo, ou seja, a atualização. Quando as materias vão para as rotativas, já são velhas pois já passaram pela web. Quem acompanha o Viamão Hoje sabe que as informações primeiro aparecem no Blog de mesmo nome (www.viamaohoje.blogspot.com) que fica no maximo uma hora até nos certificarmos da veracidade dos fatos. Somente depois vai para o Portal www.viamaohoje.com.br .

Apesar do Viamão Hoje não ser um jornal oficial, é formado por dezenas de reporteres populares, pois sua forma de funcionamento é ter um em cada bairro. Desta forma, podemos saber exatamente o que ocorre em cada bairro em tempo real via e-mail ou msn. Mas parece que o Diario de Viamão também se renderá e terá seu Portal de noticias, noticia bem vinda pois aumenta aqualidade das informações. Vale lembrar que o Viamao Hoje não é ligado a nenhum partido politico, por isso de sua aceitação, com milhares de leitores no Estado, no Brasil e no Mundo.

Redação Viamão Hoje

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Viamão comemorou 20 anos de skate do Allan

Sessão Allan Mesquita e Amigos
- 20 anos de Skate -

20 de Setembro é uma data especial para o povo gaúcho. É neste dia que é comemorada a Revolução Farroupilha, principal acontecimento na história gauchesca.

Mas nesta data um fluminense também tinha muitos motivos para comemorar. Allan Mesquita, natural de Cabo Frio, RJ, está completando 20 anos de skate. Neste embalo acaba de lançar seu model de tênis e publicar uma super entrevista na última edição da revista 100% Skate, o que não é pouca coisa.

E Allan resolveu celebrar estas conquistas junto de seus amigos numa sessão de skate, é claro. O local escolhido foi o Swell Skate Camp - Viamão, parque que tem apoiado Allan, oferecendo uma boa pista para andar.

Neste dia foi apresentada a exposição de fotos dos 20 anos de skate de Allan Mesquita e as bandas Ideal Stereo e Pernalonga fizeram um som enquanto a sessão rolava solta no new.love Bowl. Os destaques foram presenteados com o tênis do Allan.

Certamente esta foi uma data gaúcha, mas com um forte sotaque fluminense.

Saiba mais e veja mais fotos em: www.swellskate.com.br


Equipe de Viamão fica em 49° no Troféu Brasil

A equipe viamonense de judô ficou apenas em 49° no Troféu Brasil Interclubes, competição essa que iniciou o projeto Londres 2012, que formará a equipe de judocas para representar o Brasil na próxima Olimpíada. Com apenas dois anos de existência, já possui nível técnico para estar disputando junto aos grandes.

Foram ao todo 73 equipes de todo o Brasil, que se encontraram na capital gaúcha no último final de semana. Além de ser um marco para o judô gaúcho, pois foi a primeira vez que uma competição desse porte aconteceu em solo gaúcho, serviu para demonstrar que o Judô gaúcho foi, é , e sempre será um dos melhores do pais.

O grande campeão foi a anfitriã Sogipa, que mostrou novamente ter um dos melhores elencos do Brasil. Entre as 13 equipes Gaúchas da competição a equipe Viamonense ficou em sétimo, dos dois atletas de Viamão Guilherme Facchin no meio pesado, infelizmente não saiu muito bem na sua chave e saiu na primeira rodada. Já José Vargas, no Médio, conseguiu ir ate a terceira rodada que lhe deixou em sétimo lugar.

Agora a equipe se volta novamente para as competições no Estado. Dia 27 de setembro, em Canoas, acontecerá a Copa dos Campeões competição essa que ira colocar em jogo as ultimas vagas para o estadual 2008.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

“Gangsters” de Viamão levam o Red Bull Soapbox Porto Alegre

ts

Imagine uma cuia gigante e com rodas. Uma churrasqueira ambulante. Ou então, uma imensa goiaba aberta, todos descendo ladeira abaixo e com um grande público aplaudindo. Pois teve isto e muito mais na tarde deste domingo na etapa sul do Red Bull Soapbox, realizada no Parque Germânia, zona norte de Porto Alegre. O evento, que já havia levado ao delírio os cearenses, em Fortaleza, no mês de junho, e que já passou por diversos países, visitou a capital gaúcha pela primeira vez.

Equipes dos três estados da região sul tiveram seus projetos selecionados pela comissão organizadora do evento, que montou uma grande estrutura para que os 29 carros não-motorizados, com pilotos amadores e completamente insanos, pudessem descer os 400 metros do circuito protegido por fenos.

A divertida corrida “maluca”, que apresentou engenheiros de plantão, mecânicos sem experiência, mas acima de tudo muito inspiração, que colocaram seus “possantes” à prova para cerca de 70 mil expectadores que passaram pelo local do evento nesta tarde de sol e frio em Porto Alegre.

Tudo indicava que a etapa sul seria um sucesso. E confirmou-se. Segundo a organização do evento, Porto Alegre teve o recorde de 1300 projetos incritos para a disputa das 30 vagas para a competição. As 29 equipes selecionadas (uma desistiu), não decepcionaram e fizeram da corrida uma grande festa, que teve apresentação do global Luciano Hulk. A banca de jurados contou com a presença do pentacampeão mundial de Skate Sandro Dias, a surfista de ondas gigantes Maya Gabeira, a atriz Joana Balaguer e o humorista gaúcho Jair Kobe. E foram estes que deram 4 notas 10 e o título para o “ Gangster Team Gravity Racer” de Viamão, que, inspirados no filme “ O poderoso chefão”, construiram uma réplica de Ford 1932. A máquina do time campeão foi pilotada por Ricardo Gomes, que desceu a pista em 27,1 segundos. A segunda colocação foi para os parananses do “Bicho da Goiaba” que construiram e pilotaram uma goiaba gigante lomba abaixo em 27,8 segundos.

A equipe campeã foi contemplada com entradas para o GP Brasil de Fórmula 1 que será disputado em no Circuito de Interlagos no dia 2 de novembro.

Resultados

1º Ganster's Team Gravity Racer (Viamão/RS)

2º Bichos da Goiaba (São José dos Pinhais/PR)

3º Barbie Car (Porto Alegre/RS)

Prêmio Especial: Ganster's Team Gravity Racer (Viamão/RS)

Fonte: Final Sports

Saiba muita mais sobre o Esporte, não apenas de Viamão no Final Sports
http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=8276466497214497025

domingo, 21 de setembro de 2008

Mulher é baleada dentro de casa na Viamópolis

Mais uma mulher foi baleada em Viamão, desta vez a vitima estava dentro de casa. A vitima estava na cozinha de sua casa que fica na rua Viamópolis, no bairro de mesmo nome. Este era considerado um dos bairros mais calmos do municipio. Segundo testemunhas varios tiros foram proferidos contra a casa, sendo que um atingiu Sheila que esta internada no Hospital de Viamão.


De acordo com as primeiras informações, uma moto teria passado na frente da casa e o caroneiro sacou duas armas e passou atirando em alta velocidade, o que já é rotina em Viamão. Mais informações no site da Zero Hora no link abaixo:

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a2194682.xml



Ortobom inaugura loja em Viamão

Maior empresa de colchões da América Latina, com 1.038 pontos de vendas no Brasil, dos quais 110 no Rio Grande do Sul, a Colchões Ortobom inaugurou dia 18 de setembro a sua primeira loja em Viamão (rua Vaz Ferreira, 71, Centro). 'O município até agora não tinha nenhum estabelecimento de vendas especializado em colchões. O produto, até então, só é encontrado nas redes de varejo', disse a franqueada Elisandra Thomaz.

A Ortobom, fundada há 40 anos em São Paulo, até o final deste ano planeja mais uma expansão no Estado: serão implantadas 38 novas lojas. Certificada por selos do Inmetro e vencedora de prêmios de qualidade e preferência entre clientes, a Colchões Ortobom foi Top of Mind, do Anuário Casa e Mercado, na categoria Melhor Marca de Colchão.

Materia enviada por Valerio Cordeiro - Pres. ASCOQUE
Fonte: Correio do Povo

sábado, 20 de setembro de 2008

Viamao presente na Corrida Maluca

por Colaboradores do Site
12-Ago-2008


O apresentador Luciano Huck será o locutor oficial do Red Bull Soapbox, a corrida maluca que neste domingo (dia 21) promete agitar a cidade de Porto Alegre com os mais inusitados carros temáticos fabricados pelos próprios participantes., inclusive com dois de Viamão. Na fase de inscrição foram enviados mais de 1300 projetos, sendo que desses, apenas 30 foram escolhidos para a competição. Entre os selecionados, temos duas equipes aqui de Viamão, os GANGSTERS TEAM GRAVITY RACER e o “VALE 4.

Luciano será o responsável por ditar o ritmo do evento, desde a apresentação das equipes envolvidas na disputa até a premiação dos vencedores; além de entreter o público que for conferir de perto a segunda edição brasileira da corrida mais irreverente do mundo.

Os rostos conhecidos, no entanto, não se limitam ao apresentador. As equipes que descerem a pista montada no Parque Germânia a bordo de suas máquinas não motorizadas serão avaliadas por uma comissão julgadora de peso. Os jurados serão a modelo Natália Casassola (ex-BBB), o humorista gaúcho Jair Kobe, a atriz Joana Balaguer, e os atletas Sandro Dias (skate vertical) e Maya Gabeira (surf de ondas gigantes). Os cinco serão responsáveis por exibir placas com as notas de acordo com a originalidade na apresentação e com o desempenho de cada equipe na pista. Carros em forma cuia de chimarrão, sapato de salto alto, goiaba e Papa Móvel estão entre os “possantes” que serão julgados ao rasgarem o asfalto a toda velocidade.

O time que mais pontuar será o grande campeão do Red Bull Soapbox Porto Alegre, sendo contemplado com uma viagem, com tudo pago, para assistir de perto GP Brasil de Formula-1, em São Paulo. Prêmios especiais também estão reservados para as equipes que ficarem em segundo e terceiro no pódio, além do piloto e co-piloto que terminarem o percurso no menor tempo.

Red Bull Soapbox – Porto Alegre

Data: 21 de setembro de 2008

Horário: 14h

Local: Parque Germânia

Entrada gratuita

Credenciamento de imprensa e mais informações:

http://www.redbullsoapbox.com.br

Mais informações:

Approach Gestão de Informação

Paulo Mac Culloch – paulo@approach.com.br

(21) 3461-4616 r. 165


Paulo Mac Culloch

(21) 3461-4616 - r. 165 / 9102-1039

(11) 3846-5787

(61) 3322-0082

www.approach.com.br

PMDB inaugura seu Movimento Negro

No último domingo foi lançado o Movimento Negro do PMDB de Viamão, com a presença de 50 pessoas, dentre elas lideranças da luta contra o preconceito, candidatos a vereador e, claro, Sarico e Juarez da coligação Juntos Para Fazer Mais.

Márcia, presidente provisória do movimento, diz que este foi um passo importante para o partido na nossa cidade, porque "é uma proposta nova, de se fazer movimento negro de maneira séria".
Ela e Sarico garantiram ainda que, no futuro governo Sarico e Juarez, será introduzido no curriculum escolar a história também da perspectiva do negro. "Porque falar do negro no ambiente escolar não pode resumir-se apenas a dar um desenho com a cara do Zumbi para as crianças colorirem no dia 20 de Novembro", diz Márcia.

A afirmação faz sentido. A história do Brasil português é amplamente conhecida. Alemães, japoneses e principalmente italianos já têm as epopéias migratórias de seus povos devidamente registradas em filmes, novelas e monumentos. Enquanto isso, o negro ainda não tem quase nenhum ponto de referência sobre sua própria história.

NOTA PARALELA:
Em 2007, foi inaugurada uma estátua em homenagem a João Cândido, líder da Revolta da Chibata de 1910. Tal monumento faz parte da história do negro no Brasil, não apenas porque João Cândido era negro, como porque a revolta foi protagonizada por uma maioria de marinheiros negros. As classes mais baixas da Marinha, por serem compostas de rapazes muito pobres e quase todos negros, estava ainda sujeita a castigos físicos de açoitamento, 30 anos após a abolição da escravidão no Brasil.

A Revolta consistiu de um motim liderado por Cândido, no qual os marinheiros tomaram um navio no Rio de Janeiro (capital federal da época) e exigiram do governo uma lei abolindo os castigos físicos. Como forma de "argumentar", bombardearam o Palácio do Catete, sede da Presidência da República.
A estátua inaugurada no ano passado retrata o "Almirante Negro" com um leme nas mãos, e ironicamente está hoje localizada nos jardins do Museu da República (antigo Palácio do Catete). A estátua está virada de frente para a baía de Guanabara, como se João Cândido observasse para sempre o local onde inscreveu seu nome na História do Brasil.

Líder dos assentados está com Sarico

Na última semana, a grande liderança do assentamento Filhos de Sepé, Tarzan, declarou seu apoio à campanha de Sarico e Juarez para a prefeitura. Na reunião na sede do PMDB, deu um discurso desmistificando as posições políticas dos membros do MST: "As pessoas costumam pensar em nós como alinhados automaticamente com o PT, por causa da história que o partido teve enquanto defendia seriamente a reforma agrária. Mas eu posso garantir que ali da nossa gente, 70% são Sarico na cabeça... e no coração!"

Sarico e Juarez inauguram comitê na Av. Liberdade
Na última semana, Sarico, Juarez e a coligação Juntos para Fazer Mais inauguraram seu comitê na Av. Liberdade, lotando a avenida com mais de 80 militantes armados de bandeiras e carros de som.

20 mil pessoas sem água

Rompimento de rede comprometeu abastecimento

Cerca de 20 mil moradores dos bairros Augusta, Paraíso, Jari e Três Figueiras, em Viamão tiveram o abastecimento de água interrompido nesta sexta-feira devido ao rompimento de rede localizada na Rua Ibirubá. A Corsan passou o dia realizando a manutenção. Nos outros bairros e vilas a situação é normal.


sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Quando a Sociedade se torna dependente do Tráfico!

A VOZ DOS ESCRITORES!
É a coluna semanal da Associação Literária de Viamão - ALVI com patrocínio da Farmácia Nova e apoio do Jornal Opinião de Viamão, divulgando o talento dos escritores viamonenses. Amigos visitando Amigos é a nossa mensagem virtual. Abaixo o texto de Edson Olimpio Oliveira

Quando a Sociedade se torna dependente do Tráfico!

V

iamão tem-se tornado manchete na mídia local e brasileira pelos seus altos índices de criminalidade. A morte é uma companhia normal e corriqueira e mensageira do confronto e da disputa pelos pontos de droga. Muitos ainda se arrepiam com as chacinas de jovens. Geralmente jovens. Pouco tempo atrás no Castelinho uma casa foi invadida e cerca de 4 pessoas foram baleadas e mortas. Outros fugiram do momento para num outro tempo alcançarem o mesmo destino fatal. Mais de 17 pessoas dormiam no casebre e vários eram conhecidos drogados e diz-se que interferiam no tráfico de outra gangue.

Início de setembro, novas chacinas de jovens. Num conhecido (sic) ponto de droga alguns jovens foram lançados ao solo e baleados. Cerca de 7 morreram. Grande parte da sociedade que paga impostos pesadíssimos sente que “menos uns para roubarem, estuprarem, picharem e vandalizarem a sociedade” – dizia-me um professor que várias vezes teve seu carro riscado, aulas interrompidas e sofrido ameaças. Para muitos cidadãos é o único e brutal consolo que resta numa situação de autoridades impotentes e permissivas – em todos os níveis.

Contou-me uma funcionária pública entre a segurança das quatro paredes do consultório que: - “Na minha região o cara que controla o tráfico está deixando as coisas organizadas (...). Quando ele começou a comprar uns terrenos e fazer umas obras e a gente via a piazada puxando fumo e os carros entrando para comprar a droga, a gente se escondia dentro de casa. Depois ele passou a visitar as casas e avisava que não ficassem com medo e que não tinha nenhum perigo e se alguém tivesse algum problema que falasse com ele. As meninas e as mulheres podem ir e vir do ônibus que nenhum vagabundo mais mexe com elas. Os caras do mini-snooker ficam ali jogando e tomando cerveja, mas não incomodam mais ninguém. Agora a gente pode pintar o muro e a casa pro Natal que nenhum pichador vai lá sujar tudo. Quando adoece alguém ele manda a camionete levar pro hospital e até compra remédio. Outro dia, meu filho veio nos visitar e o carro dormiu na rua e ninguém mexeu no carro. Então doutor se é ruim com ele é pior sem ele”.

Outro professor contou-me que depois de negociarem a paz com o traficante chefe pararam as violências na escola, depredações, roubos e tudo que é agressão. O traficante estabeleceu um perímetro de segurança em torno da escola desde que ninguém ficasse chamando a polícia (sic).

E isto não é na favela carioca. É aqui na Setembrina dos Farrapos. É a inversão dos valores sociais ou sinal de novos tempos? Quem sobreviver verá? Parcela da sociedade está se drogando e se tornando dependente da droga. Outra parcela está sendo preparada para se tornar dependente do chefe criminoso e ver nele alguém que faz aquilo que o poder público se omite. O desembargador Alberto Moraes do TRE carioca (Veja 2076 – 03out08) avisa que pelo menos 100 candidatos estão envolvidos em processos por homicídio. No entanto, a Suprema Corte proíbe que se divulguem os “candidatos com ficha suja”. Indiretamente não deseja que o eleitor saiba em quem vota. Que leis são essas ou que interpretações são essas que espalham o câncer contra a sociedade?

Edson Olimpio Oliveira


quinta-feira, 18 de setembro de 2008

3 pessoas atacadas na Cecilia - Uma mulher morreu no local

3 pessoas atacadas na Cecilia - Uma Mulher Morreu no Local



Escrito por Redação ou por Colaboradores do Site
18-Set-2008
Segundo informações da BM, uma mulher morreu de 28 anos e mais duas pessoas, um homem de 24 e outro de 28 ficaram feridos quando quatro motoqueiros passaram atirando. O crime ocorreu por volta das 2:00 da madrugada na Cecília. As duas vitimas que ficaram vivas estão no Hospital de Viamão e ainda não tinham sido identificadas. Foi um verdadeiro festival de tiros acordando e assustando os moradores que ainda não estão acostumados.


Agora por volta das 7 horas manhã, a BM iniciou um barreira na Av. Liberdade, em frente ao Rissul. Mas quando estávamos ali vários carros com 3 ou 4 passageiros seguiam livres mas um carro de um Sr. de 73 anos foi parado. Ou seja, esta barreira da BM não tem nada a ver com segurança, ainda mais que o pessoal do mundo do crime circula por outras vias paralelas à Av. Liberdade, sem contar que nesta hora, estão dormindo, já que os mesmos trabalham à noite quando a BM esta dormindo.

Viko Rezende
www.vikorezende.blogspot.com

DEBATE NA RÁDIO ITAPUÃ FM

DEBATE NA RÁDIO ITAPUÃ FM

89,7 MHz ou pelo Site: www.itapuafm.com.br

Dia: 19/09, a partir das 20hs, a Rádio Itapuã, realizará um debate com os candidatos a Prefeito de Viamão, Direção: Antônio Ilha, Supervisão de Lexa Ilha, Mediador do Debate, Ederaldo de Araújo. Estarão em cadeia as Rádios Comunitárias de Viamão.

ELEITORES NÃO PERCAM ESTA OPORTUNIDADE!!!

e-mail: radioitapuafm@bol.com.br

Maiores informações: 51- 9813.7684, 9968.2185 e 9807.4785

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Atleta de Viamão e o 3º Melhor do Brasil

Ele é o 3° melhor do Brasil


O atleta viamonense Lucas Avila ficou com a terceira colocação no Campeonato Brasileiro de Taekwondo Adulto. O interessante é que ele tem só 17 anos, e é juvenil

Viamão conta com o terceiro melhor praticante de taekwondo na categoria até 54 quilos do Brasil. No começo do mês, o viamonense Lucas Avila, de 17 anos, ou seja, ainda com idade para disputar na categoria juvenil, foi até o Rio de Janeiro e ficou na terceira colocação no Campeonato Brasileiro de Taekwondo. Ele explica o motivo pelo qual mesmo tendo idade juvenil, disputou com atletas de uma faixa etária de 27 anos.

“Fui para testar como me sairia. Queria ver como seria minha adaptação na categoria adulto. Acho que foi ótimo. Agora em outubro tem o Brasil Open, que é seletiva para a equipe olímpica brasileira. Neste o bicho vai pegar de verdade. Tomara que me sai bem”, explica o jovem multi-campeão.

As lutas de Lucas no Brasileiro foram as seguintes. Ele estreou contra um atleta de Minas Gerais, vencendo por 1 a 0. Na segunda luta, uma pedreira. Ele enfrentou um atleta titular da Seleção Brasileira de Taekwondo. Sem problemas. Avila venceu fácil por 3 a 0.

A POLÊMICA - A terceira e última luta de Lucas Avila na competição foi a mais polêmica. Ele estava vencendo outro atleta da seleção Brasileira adulta, um paulista, por 3 a 2. Quando levou um chute em sua nádega, (o que pela regra mundial de taekwondo não vale ponto), faltando 10 segundos para a luta acabar.

Os juizes validaram o ponto do paulista. A disputa foi para o “golden point”, ponto de ouro, que fizer o primeiro ponto vence a luta. Foi aí que Lucas levou outro chute na nádega e novamente o ponto foi validade, ficando em terceiro.

“Olha, para ser sincero o resultado na competição foi maravilhoso, perfeito. Fui bem mesmo. Mas poderia ter ida mais longe. Não é reclamação de perdedor, longe disto, mas todo mundo que entende das regras do nosso esporte sabe que chute na nádega não vale ponto. E o paulista fez duas vezes isto na luta e recebeu dois pontos. Acho que fizeram isto por que eu sou juvenil, e o mais novo que lutei tinha 10 anos a mais que eu. Fiz uma gritaria naquele ginásio. Todo mundo que estava assistindo viu que eles estavam errados. Mas não tem problema, vou continuar treinando forte, agora tenho certeza que posso lutar de igual para igual com eles”, finaliza Lucas.
PATROCÍNIO - Mesmo chegando bem em todos os campeonatos que participa, Lucas Avila diz que a maior dificuldade são os patrocínios.

Ele não conta com nenhuma empresa fixa, ou seja, a luta é também fora das quatro linhas. No Brasil Open, que será disputado nos dias 11 e 12 de outubro, ele não tem sua participação confirmada, justamente por falta de verbas para o custo da viagem.
“Seria muito importante participar do Brasil Open, por que será seletiva para a equipe Olímpica que começa a se preparar para as Olimpíadas de Londres”, desabafa o viamonense.

Saiba mais sobre o Esporte de Viamão em

Desmanche é descoberto em sítio de Viamão

Local estava vazio no momento da operação

A Polícia Civil descobriu nesta segunda-feira um desmanche de carros que funciona em um sítio na Vila Elza, em Viamão. Foram encontrados diversos veículos roubados e uma Fiorino com placas clonadas. O local estava vazio no momento da operação. Ninguém foi preso.

RÁDIO GAÚCHA

Arroz: viamão (rs) já plantou 470 hectares

O plantio de arroz em Viamão - região metropolitana de Porto Alegre - iniciou no dia 28 de agosto e cerca de 470 hectares já estão semeados nas localidades de Pimenta e Lombas. Os arrozeiros utilizaram as variedades Irga 424 e Epagri 109 no sistema de cultivo pré-germinado.

Até o final do plantio, o município espera semear 27,4 mil hectares, um aumento de 2% em relação à última safra.

Segundo o agrônomo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Hermínio Gadea, a recomendação de plantio para as variedades da Epagri se estende até o dia 20 de outubro. Já para as cultivares do Irga, o período vai até 10 de novembro. O sistema pré-germinado proporciona uma facilidade no preparo do solo e semeadura em condições climáticas adversas.

Se souber aproveitar as chuvas da primavera, o produtor poderá reduzir o volume total de água utilizado em 20%. O pré-germinado pode aumentar o rendimento de grãos se a área estiver com baixa produtividade em função da infestação por arroz vermelho, um dos principais problemas da cultura no Estado.

O produtor ainda economiza água, energia elétrica e diesel.

O município de Viamão semeou 26,8 mil hectares de arroz na última safra e a produtividade média chegou a 6,2 toneladas por hectare. A expectativa, segundo Gadea, é atingir 6,3 toneladas por hectare nesta safra. Produtores de municípios vizinhos, como Glorinha, Taquara, Rolante, Osório e do Litoral Norte devem começar o plantio durante esta semana também no sistema de cultivo pré-germinado. As informações são da Assessoria de Comunicação do Irga.

Saiba mais em:
Ultimo Segundo

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Debate dos Candidatos a Prefeito de Viamão

Campus Viamão realiza debate com candidatos à Prefeitura

O Campus Viamão promove nesta terça-feira, 16 de setembro, uma roda viva envolvendo os candidatos à Prefeitura do município e representantes do curso de Filosofia. Será às 19h30min no Campus (avenida Senador Salgado Filho, 7000 - Viamão).

Participam os candidatos Alex Sander Alves Boscaini (Alex) do PT; Antonio Geraldo de Souza Henriques Filho (Geraldinho) do PSOL; Glademir Vieira de Moura (Glademir Moura Sarico) do PMDB; José Janes da Silva Nunes (Janes) do PP; Mauro Sipriano Nunes dos Santos (Mauro Nunes O Maurão) do PHS e Regina Beatriz Oliveira Dutra (Regina Dutra) do DEM. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-7100.


Fonte PUC VI
http://barra.pucrs.br/portal/page/portal/pucrs/Capa/Noticias?p_itemid=915435

VIAMÃO - 267 ANOS

O histórico da ocupação em Viamão remonta ao século XVIII quando um grupo de 30 homens, conhecido como “Frota de João Magalhães”, desceu de Laguna ao continente de São Pedro objetivando garantir a passagem que facilitasse a tomada de gado do sul do território. Os grandes rebanhos de eqüinos e bovinos que havia na Campanha do Rio da Prata eram trazidos para comercialização em Laguna. Com o passar do tempo, o Rio Grande de São Pedro deixa de ser somente uma passagem e passa a atrair colonizadores.
Os lagunistas, como foram denominados, fundam estâncias e se dá início a criação de gado. O município de Viamão foi um dos primeiros povoados do Estado do Rio Grande do Sul. A denominação de “Continente de Viamão” data da época do início da povoação do Rio Grande do Sul, para se referir às terras que abrangiam o Jacuí, o Guaíba, e o norte da Lagoa dos Patos, englobando Santo Antônio da Patrulha e a Serra de Viamão (atualmente São Francisco de Paula e Vacaria). Juntamente com a criação do Arraial da Capela de Viamão foi construída a Capela Nossa Senhora da Conceição de Viamão, que depois se tornaria a Igreja Matriz do Município.

Com a tomada da capital da Província, Vila de Rio Grande, pelos espanhóis, o centro administrativo é transferido para Viamão ocasionando um novo desenvolvimento ao local. Com o passar do tempo, a Freguesia do Porto dos Casais (Porto Alegre), então Porto de Viamão, que já iniciara o seu povoamento e era ligado ao arraial pelas estradas do Mato Grosso (atual Bento Gonçalves) e Caminho do Meio (Avenida Protásio Alves), avenidas que até hoje desempenham importante papel na relação entre esses dois municípios, passa a representar um forte concorrente locacional. Torna-se economicamente mais importante e faz com que o centro administrativo seja fixado na Freguesia do Porto dos Casais, às margens do Guaíba, ficando Viamão gradualmente dependente de Porto Alegre.


Durante o século XIX com a Revolução Farroupilha, Viamão é palco de uma série de batalhas e chega a ter seu nome modificado para Vila Setembrina. Guardando até hoje parte importante dessa história como as trincheiras de Tarumã. No decorrer do século, pela Lei Provincial n°1247, a Freguesia de Viamão é elevada à categoria de Vila, abrangendo os atuais municípios de Gravataí, Glorinha, Palmares, Capivari e Viamão, o que determinou um rápido crescimento em sua estrutura urbana. No século XX pelo Decreto Estadual nº7.842, Viamão é elevada à categoria de município, sendo que os períodos que vão das décadas de 20 a 50 se caracterizam como o momento de maior desenvolvimento do município evidenciado através de diversos equipamentos de lazer e cultura. Na década de 40 é acelerado o desenvolvimento da indústria pesada nacional e gaúcha, convergindo com uma grande massa de pessoas que se direciona para os arredores da capital. É a partir dessa década que 12 o crescimento demográfico das cidades assume uma forma contínua, tornando-se necessária uma melhor organização do espaço, o que significa dizer, a sua urbanização. A partir da década de 50 ocorre a decadência econômica e cultural do Município, principalmente devido ao crescimento industrial em direção ao norte deixando Viamão relegada a uma situação de periferia e a de cidade dormitório de Porto Alegre Tal fato causou um salto demográfico elevado e o crescimento de loteamentos, muito deles clandestinos e sem infra-estrutura básica. Essa redução do desenvolvimento econômico gerou prejuízos para a cidade, mas permitiu, em parte, que o seu patrimônio edificado e natural fosse preservado.


Nas décadas seguintes a população predominante, que era rural, passou a ser a urbana. Incrementada principalmente por correntes migratórias do interior do estado. Essa inversão entre a população rural e urbana acentuou a ocupação desorganizada e o crescimento heterogêneo, resultando em núcleos isolados que surgiram conforme interesses imobiliários e desconectados uns dos outros, formando as suas próprias “centralidades”. Isto se reflete em sua malha urbana que se apresenta de forma descontínua e fragmentada.



PARABÉNS VIAMÃO PELOS SEUS 267 ANOS!!!
por Jorge Amaro do VH Ecologia
www.vhecologia.blogspot.com/2008/09/viamo-267-anos.html