domingo, 18 de outubro de 2009

Dia dos Professores. Desculpe Mas Tenho Que Falar Uma Verdade

Hoje, dia 15 de Outubro se comemora o dia dos Professores, em especial das Professoras. Não é machismo de minha parte mas o reconhecimento de que elas são sim nossa segunda mãe e para muitos, porque não, a primeira grande namorada. Também pela sua relativa fragilidade perante ao mundo atual dominado por nós, homens. Mas isso pode mudar e esta mudando.

Vivo em Viamão e por isso, só tenho olhos para este município e pego pesado com seus administradores. Nada pessoal é claro e como sempre digo, me dou bem com o pessoal do PT em especial, com o Prefeito Alex (mesmo não tendo me convidado para sua festa). Política é isso, o cara é pago para fazer alguma coisa e também é pago para receber as criticas.

xc-3

Mas quero falar das professores em especial e quero homenagear aqui duas delas. O Viamão Hoje sempre ofereceu espaço praticamente infinito para as escolas, abrindo também para seus alunos participarem deste projeto que é o VH.

Infelizmente a grande maioria, porque não dizer a totalidade não vê com bons olhos o Viamão Hoje, talvez por ser muito critico `a Administração. Mas a culpa não é nossa que elas recebam salários baixos, são ameaçadas muitas vezes, atacadas etc.

Quero então reconhecer a garra da professora Maria Denise Bandeira da Escola Luciana de Abreu, que para muitos se excedeu com o aluno pichador. Tudo bem, mas geralmente quem critica não é professor de uma escola de periferia. É muito fácil falar quando se esta numa sala lendo livros de educação escritos em inglês. Aqui é Brasil.

andrea-futuroTambém quero citar o exemplo de dedicação e visão de futuro da professora Andrea Gustavo Ghiorzzi da Escola CAIC, na Monte Alegre. A primeira professora citada não sei de que partido é simpatizante mas sei que a Andréa puxa pelo PT. Mas, ao conversar com ela durante a gravação de um evento nesta escola, descobri ali a possibilidade real de mudarmos este município e quem sabe, a forma de fazer educação no Brasil.

Ou seja, um partido não deve ser condenado por uma pessoa ou por algumas pessoas que não fazem o que deveriam fazer. Pude conhecer também outras pessoas que tem sim bons ideais para a educação, peça fundamental da Ordem e do Progresso de qualquer nação. Paradoxalmente alguns do proprio partido dos trabalhadores me perguntaram porque até hoje nunca quis concorrer a nada . Muito simples, podemos fazer as coisas mudarem sem sermos eleitos vereador ou prefeito, basta ficarmos ao lado de algumas boas pessoas. Uma delas é a professora Andréa que tem (e terá), todo o apoio do Viamão Hoje na busca de um Novo Mundo, uma nova era para as crianças que estão vivendo e nascendo em Viamão.

Sucesso Professoras (e professores!)

Silvio Monteiro

www.silviomonteiro.blogspot.com

Editor e Responsável pelo www.viamaohoje.com.br

Nenhum comentário: