
José Ruas da Silva
Sociólogo
O Encontro contará com a presença de vários militantes do PSOL entre eles a deputada federal Luciana Genro e o conhecido advogado trabalhista Pedro Ruas. "Espera-se que o partido tenha a maturidade necessária para, nesse momento da chegada de novos companheiros, praticar a unidade interna e garantir força para os desafios que se aproximam." afirmou Carlos Augusto (Guto), vice presidente do PSOL em Viamão, que, comenta-se poderá ser um dos candidatos do partido na chapa majoritária.
Fonte: www.blogdoguto.com/
Esta semana, a briga no PDT detonou mais uma defecção. O jornalista Fábio Salvador, que até então permanecia irredutível na decisão de resgatar o partido à sua linha original, brigou feio com lideranças nacionais da Juventude Socialista, a ala jovem do partido.
.Na última semana, o jornalista resolveu manifestar sua indignação com o que chama de "rumos neolulistas" do PDT escrevendo um manifesto e divulgando-o através do site de relacionamentos Orkut e através de seu blog de grande audiência. Quando começava a encontrar simpatias entre os internautas pedetistas, Salvador teve seus textos apagados do Orkut e começou a receber ataques verbais em sua caixa de scraps.
Então iniciou-se uma discussão que durou dias. "Se o partido é Democrático, como diz o nome, então eu tenho o direito de manifestar minha discordância. E pelo que vejo, mais gente pensa como eu", disse Fábio.
No entanto, seguindo outro conceito de "democracia", os moderadores expulsaram-no da comunidade da JS no Orkut. Simultaneamente, outras vozes discordantes receberam o mesmo tratamento e suas mensagens subitamente desapareceram daquele espaço na Internet.
O debate então passou a ter tonalidades mais pessoais. Um membro do diretório nacional do partido entrou em contato com o PDT de Viamão para obter dados sobre o jornalista e enviou-lhe mensagens em tom desrespeitoso, às quais foram dadas respostas ácidas no estilo típico do ex-diretor do jornal A Cidade.
"Às vezes sou até meio grosso, porque não há debate possível entre a racionalidade coerente e a defesa inconseqüente de interesses carguísticos nefandos. É como já dizia o Enéas: as trevas e a luz não podem se misturar", disse.
"Esse cara me disse que telefonou para o pessoal do PDT Viamão e que eles falaram muito mal de mim, dizendo inclusive que eu já estava fora do partido. Das duas uma: ou falaram com desafetos que há muito tempo querem me calar, ou falaram com pessoas que considero amigas e que estariam me traindo. Nem vou me dar ao trabalho de descobrir. Por um lado, um traidor não tem moral para falar nada e eu até duvido que seja esse o caso. por outro lado, meus desafetos nunca tiveram moral suficiente para falar qualquer coisa contra minha pessoa. Vão dizer o que? Eu tenho defeitos, mas não manchas na biografia. Eu nunca fiz nada de errado! Ah, e só para constar: continuo filiado ao PDT."
Ele diz que chegaram a ameaçá-lo com um processo de expulsão do partido, mas que não teme essa possibilidade pois já enfrentou episódios parecidos, saindo sempre ileso..
"Não podem me expulsar do PDT porque o estatuto prevê a liberdade de discordar e discutir os rumos do partido. Ninguém tem base legal para me expulsar do partido, e isso deixa eles loucos de raiva. Mas penso em sair pacificamente. Se o PDT quer se transformar em uma legenda de caciques e mergulhar no mar de lama, que o faça sem me arrastar junto."
Depois de encerrar a discussão que classifica como "uma imensa perda de tempo entre um homem extremamente ocupado como eu e um indivíduo que acha que está fazendo uma grande coisa ao defender um fisiologismo absolutamente condenável", Salvador emitiu um manifesto sobre a situação atual do PDT que pode ser lido em seu blog www.fabiosalvador.v10.com.br
A nossa prática diária de professores e dirigentes das redes escolares precisa ser iluminada com reflexões mais amplas. É o que pretendemos com os nossos encontros, grupos de estudo, seminários e conferências. Aprendemos compartilhando conhecimentos e experiências. Para realizar um bom trabalho é preciso refletir sobre prática, avaliar resultados, planejar, replanejar. Estar sempre em busca, insatisfeito. Esse é o objetivo desta conferência: confraternizar conquistas, apontar as dificuldades, planejar nossas ações e sonhar projetos novos.
Avançamos muito em termos de educação em Viamão, mas temos muito ainda a caminhar. Não podemos, estar
satisfeitos com os índices de evasão e repetência escolar, que ainda são altos. Este é um desafio que toda a comunidade escolar tem que enfrentar, em especial os professores e a secretaria de educação. Devemos nos perguntar sobre as causas desses índices. Avaliar as dificuldades partindo da nossa prática e buscar, também através dela, respostas. Há um compromisso ético com esta comunidade que aposta no nosso trabalho. Credita a ele um futuro melhor para as novas gerações. E nós também acreditamos nisso. Sabemos que este é um problema que tem dimensões muito profundas, mas temos que enfrentá-lo e, certamente, capacidade para isso não nos falta.
É reunindo a luta histórica por melhores condições de educação para todos e a certeza que um futuro melhor construímos todos os dias com o nosso trabalho, que esta Conferência se propõe a contribuir. Espero que este desejo seja compartilhado por todos.
Não podemos nos conformar com o insucesso escolar. Pelo contrário, acreditamos na democrática possibilidade de que todos podem aprender.
Post enviado por Carlos Agusto - Guto (www.blogdoguto.com).
O ex- vereador José Janes, que a pouco ingressara no PMDB de Viamão, está de volta à sua antiga casa: o PP.
Janes, que sabidamente é candidato a prefeito, viu que no PMDB sua candidatura poderia não prosperar e resolveu retornar aos progressistas com candidatura garantida.
PMDB pode apoiar Alex em 2008
Já o PMDB local negocia com o prefeito Alex participação no secretariado e, quem sabe, apoio mútuo no processo eleitoral vindouro repetindo aqui a aliança nacional entre os dois partidos.
Parece que, se Alex e Sarico estiverem juntos, não há mais surpresas na política viamonense ou como diriam lá em Itapuã, não há mais "vergonha na cara" mesmo.