A nossa prática diária de professores e dirigentes das redes escolares precisa ser iluminada com reflexões mais amplas. É o que pretendemos com os nossos encontros, grupos de estudo, seminários e conferências. Aprendemos compartilhando conhecimentos e experiências. Para realizar um bom trabalho é preciso refletir sobre prática, avaliar resultados, planejar, replanejar. Estar sempre em busca, insatisfeito. Esse é o objetivo desta conferência: confraternizar conquistas, apontar as dificuldades, planejar nossas ações e sonhar projetos novos.
Avançamos muito em termos de educação em Viamão, mas temos muito ainda a caminhar. Não podemos, estar
satisfeitos com os índices de evasão e repetência escolar, que ainda são altos. Este é um desafio que toda a comunidade escolar tem que enfrentar, em especial os professores e a secretaria de educação. Devemos nos perguntar sobre as causas desses índices. Avaliar as dificuldades partindo da nossa prática e buscar, também através dela, respostas. Há um compromisso ético com esta comunidade que aposta no nosso trabalho. Credita a ele um futuro melhor para as novas gerações. E nós também acreditamos nisso. Sabemos que este é um problema que tem dimensões muito profundas, mas temos que enfrentá-lo e, certamente, capacidade para isso não nos falta.
É reunindo a luta histórica por melhores condições de educação para todos e a certeza que um futuro melhor construímos todos os dias com o nosso trabalho, que esta Conferência se propõe a contribuir. Espero que este desejo seja compartilhado por todos.
Não podemos nos conformar com o insucesso escolar. Pelo contrário, acreditamos na democrática possibilidade de que todos podem aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário