segunda-feira, 4 de junho de 2007

P que é o Viamão Hoje?

Post enviado por Silvio Monteiro (www.silviomonteiro.blogspot.com)

O Viamão Hoje nasceu quase como uma brincadeira. Era apenas um link de outro Portal que, devido ao tamanho, desmoronou em seu inicio. Passado o susto, o link criou vida própria e se transformou sem querer, num site de noticias. Como vieram muitos colaboradores renasceu a idéia de criar algo maior, como a TV Local.

Nesta época, fiz amizade com Roberto Gross e colaborei com sua rádio, a Aracoupama FM e mais tarde com a Santa Isabel FM 91.7, atravez da pessoa de Celso Broda. Ambos muito me pediram para ter um programa diário, pela manhã mas que devido a problemas de agenda, nunca foi possivel. Cheguei a ser o homem do tempo da Aracoupama e mais tarde passar algumas noticias de Viamao na Rádio Santa Isabel.

Com isso fui ficando conhecido e muitos profissionais das mais diversas areas tornarem-se meus amigos. Tem pessoas que acham que desejo entrar para a politica. Se deseja-se estaria nestas radios repetindo meu nome centenas de vezes por dia. Foi justamente por essa razão, ou seja, não querer nada com politica, que me convidaram para trabalhar com eles.

O Viamão Hoje atualmente é um conceito, algo intangível. Ele tenta mostrar (ou tentaria mostrar), o município em seu momento atual, com suas empresas, mídias, escolas, sites, belezas, problemas etc. Mas como infelizmente a WEB ainda é um bicho de sete cabeças em nosso município, principalmente para os Órgãos Públicos que não procuram ler o que escrevemos, não observam as queixas dos cidadãos, a coisa não funcionou como o desejado. Viamão, desculpe dizer, ainda é do tempo do semanário ou mesmo aquele que saia uma vez por mês, pelo menos para a Administração atual.

Desta forma, a Administração só dá ouvidos ao que está escrito no papel, mesmo que a tiragem seja de 500 ou menos exemplares. Quero deixar claro, principalmente a meu amigo Alex Boscaine, Prefeito do Município, que não é uma critica vazia e sim uma observação confirmada. Tenho filmado, fotografado coisas, mostrado e-mails de pessoas da comunidade e nada é feito, nem resposta a administração oferece. Claro porque é meia dúzia de pessoas que acessam a Web em Viamão, pensam eles. Até ameaças de processo já sofri, o que seria vergonhoso para Viamão se um dia isso acontecesse.

Além disso, o Viamão Hoje não é um site anti-PT, como dizem. Basta ver que todos os vereadores que me mandam textos, seja lá de que partidos são, atendo com carinho, retoco as fotos que me mandam e coloco no ar. Mas quando vejo um cidadão construindo sua casa na calçada eu tenho que falar, mas não acontece nada e o cidadão vai levantando paredes e invadindo as ruas. Como é possível isso?

Ora, se a Administração Pública não está nem ai para o que é mostrado, e apenas as pessoas que reclamam lêem os textos, não há muito valor nem o risco de ser preso como falei a cima. Tanto que a partir do mês de junho, não estarei mais na redação do Viamão Hoje. Não que tenha desistido de querer apontar os problemas. Vou continuar apenas como colunista no Blog www.viamaohoje.blogspot.com .

Gostaria muito que isso mudasse e sei que o Prefeito e seu vice são pessoas inteligentes, senão não estariam lá e as coisas devam mudar. Ou outros pegarão suas confortáveis cadeiras.

Nenhum comentário: