quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Ainda reclamam da Ditadura

Semana passada ouvi num programa de uma radio comunitária local, pessoas que comentavam como eram bons os velhos tempos, coisas de 20, 25 anos. As crianças nas escolas faziam filas, cantavam o hino em frente a uma bandeira do Brasil, havia mais respeito com os professores etc. Podia-se sair às ruas à noite que não haviam tantos crimes.

Hoje, não é mais assim. Alunos de 15 anos batem nas professoras e os pais ainda dão razão. Marmanjos que não tem nada para fazer, pegam suas mesadas e saem e sujar a cidade. No meu tempo, adolescentes de 15 ou 17 anos já tinham namoradas e encontravam algo melhor para fazer. Os psicólogos dizem que está ai a raiz do problema. Outros dementes dizem que a culpa é da Internet, quando se sabe que a maioria dos criminosos que estão presos, não a usam.

Pelo que sei, pelo que contam meu pais e meus tios e antes contavam meus avós, no tempo dos milicos a coisa não era assim. Tá certo que eles eram durões, que faziam isso ou aquilo como dizem alguns. Mas o estranho é que em minha familia, ninguém foi molestado. Seria um caso raro, isolado ou porque eram pessoas de bem mesmo? Perguntei para outras pessoas, vizinhos, e a resposta foi a mesma: Eles só eram durões com quem não queria a ordem.

Observando hoje os comentários e livros escritos, só quem reclama, na maioria das vezes, são jornalistas, donos de jornais, radios, TV e estudantes que não tinha algum objetivo. Geralmente aquele tipo de anarquista que sem causa, luta para destruir algo que estava funcionando. Tanto que hoje, depois de entregue o Brasil aos "Democratas", a coisa segundo eles, melhorou muito.

Vejam os dados:

No tempo dos militares dizem que sumiram quase 1000 pessoas (mortos e desaparecidos);
Hoje a coisa mudou. Só no RJ somem 13 pessoas por dia e morrem talvez dezenas de milhares por ano. Só que são crianças, jovens que nem protestam contra nada. Na década de 60 pelo menos sabia-se quem executava e porque (mesmo por razões politicas).

Naquele tempo prendiam e torturavam as pessoas "inocentes";
Hoje tambem, pois em Gravatai, no mês de julho, dois PMs e dois Policiais Civis prenderam, torturaram e mataram um pedreiro de ficha limpa.

Naquele tempo não se podia vadiar à noite porque poderia ser preso.
Hoje a vadiagem corre solta e ninguém pede documentos. O cidadão vive cercado de grades e desarmado enquanto os bandidos vivem soltos e armados. Hoje pode-se sair a noite. Voltar é que não esta garantido...

Naquele tempo não se podia falar nada contra o governo, dava cadeia, matavam.
Olha, acho que o Juca Chaves morreu e não enterraram então, de tantas piadas que o mesmo fez.

Hoje, se um cidadão quer protestar contra o pedagio por exemplo, lava pau, tiros de bala de borracha, vai preso e sabe-se lá o que na fazem nas delegacias. Veja o caso recente de nosso conterrâneo Guga que foi violentado e preso na Assembleia Legislativa.

Leia seu relato em www.blogdoguto.com .

Sinceramente, se for para mudar para melhor, eu quero a volta dos milicos sim. Até fecho meu jornal e vou criar galinhas...

S. Monteiro - Editor do Viamão Hoje

Nenhum comentário: