quarta-feira, 12 de setembro de 2007

O Caso Beco da Aparecida volta a tona e Silvio Monteiro é intimado


(Esta matéria vai ao ar Sexta-feira, dia 17/08)

O Viamão Hoje como sabem, sempre esteve pronto para divulgar assuntos e matérias que a população nos envia. Uns por telefone, outros por e-mail e mesmo na rua. Este serviço é totalmente gratuito e serve como ultima saída para a população local que muitas vezes tem medo de ir a uma radio ou jornal local denunciar fatos. Também é verdade que muitas rádios e alguns jornais não gostam de se envolverem nestes assuntos, levando uma programação mais branda e evidentemente alheia a realidade. O mesmo já não ocorre com este Serviço Eletrônico, amaldiçoado por muitos e querido por outros. Entretanto o editor deste simplório e insignificante jornal digital local como muitos dizem, mas que incomoda muita gente (e isso é bom!), tem 10 dias para dar explicações no Ministério Público de Viamão por um e-mail que foi indevidamente enviado ao Ministério Público.

Veja como tudo começou

Devido ao constante burburinho em nossa redação, muitas vezes saem textos errados, ainda mais que o editor do Portal não é repórter e desconhece praticamente todas as regras do bom português. Desta feita, alguns assuntos são dirigidos a pessoa de Leandro da Silva, contabilista e estudante de direito. Assim que o mesmo corrige possíveis falhas, o mesmo vai ao ar.

Ocorreu que em março, Leandro da Silva enviou uma matéria pedindo socorro para a Avenida Vitória Régia, onde reside. Nesta mesma semana, em visita ao bairro Aparecida para tratarmos de outro assunto, moradores nos falaram que um Beco tinha sido calçado e que até mesmo Vans escolares já estavam subindo a ingreme ladeira, o é bom para todos.

Já um cidadão que mora próximo ao beco e que não teve sua rua calçada reclamou que só teria sido calçado porque haviam parentes de pessoas ligadas a Administração local. Notem que isso não foi coisa inventada pelo Viamão Hoje. Não temos capacidade técnica, tempo nem interesse de ficar batendo de porta em porta para saber quem mora em tal casa. Daí nos chamou a atenção evidentemente do porque que uma avenida grande não era calçada e outras menores, ou mesmos becos eram.

Foi feito um rascunho e enviado para Leandro da Silva com a matéria. O problema é que este e-mail enviado tinha outras contas, no campo chamado “Com Cópia Para:”. Um destes destinatários era o Ministério Publico de Viamão. Não sabemos se o MP não gostou do texto ou outra pessoa da lista pediu a intimação não do editor do site, mas de Leandro da Silva. Talvez a pessoa seja tão desinformada que não saiba a diferença entre Remetente e Destinatário, ou seja, provavelmente não pode ter sido do Ministério Público.

Leandro da Silva prontamente e com o devido respeito compareceu após a intimação e explicou que ele apenas era o responsável contábil pelo Viamão Hoje e que nada tinha a ver com o texto, que na verdade era sigiloso (entre o editor, no caso Silvio Monteiro ele). Segundo Leandro, o mesmo teria explicado toda a situação. Notem que Leandro da Silva enviou um e-mail para o Ministério Publico reclamando do descaso da Prefeitura com copia para o Viamão Hoje e para outras pessoas. Este mesmo e-mail foi usado para enviar o rascunho da matéria para Leandro da Silva e indevidamente, com copia para outras pessoas e o próprio Ministério Publico.

Entretanto, quando tudo parecia ter sido explicado, recebemos hoje a visita de uma educada Sra. Oficial de Justiça dando 10 dias para o responsável pelo e-mail dar explicações no Ministério Público.


“O triste mais uma vez nisso tudo, é que se perde tempo com coisinhas bobas. Ora, a matéria que foi ao ar é totalmente diferente do e-mail (basta ver em http://www.viamaohoje.com.br/content/view/612/14/ ), além disso, Leandro da Silva já tinha sido intimado e resolvido aparentemente a situação (leia a matéria da intimação http://www.viamaohoje.com.br/content/view/804/14/ ). Sem contar que o mesmo, pessoa extremamente honesta passou mal naquela semana devido ao fato insólito. Tanto que o mesmo, a despeito de muitos boatos, nunca mais quer saber de política em Viamão, queremos deixar isso bem claro.

Além disso, é dinheiro publico perdido, já que a mesma senhora, devido a sua idade, faz todos estes intimamentos de táxi, coisa que para a maioria dos moradores do município é um luxo que nunca terão. Sabemos de mulheres que estão para parir e tem que pegar ônibus muitas vezes até o hospital. Isso é lamentável. Acredito que o táxi deva ter ficado mais de 4 minutos com o motor ligado em frente a minha casa, pois quando ele chegou eu estava ao telefone. Depois de resolver o que tinha e atender a Sra. tive tempo de buscar a filmadora e gravar o evento (mania de repórter), enquanto a mesma falava ao celular.” – Desabafa Silvio Monteiro – Editor do Viamão Hoje.


E você o que acha disso tudo?
Comente este tópico no Forum Livre

Veja o vídeo:



Em Edição



A matéria corrigida:

http://www.viamaohoje.com.br/content/view/612/14/

Noticia quando Silva Leandro foi intimado a depor:

http://www.viamaohoje.com.br/content/view/804/14/

Nenhum comentário: