quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Mulheres se unem em Viamão para mudar a situação

Nesta segunda-feira, dia 10/12, a convite de Deise Pereira Hoffmann, o Viamão Hoje esteve presente num pequeno debate com vistas a colocar ordem no município. Muitos pais e mães principalmente por serem mais sensíveis, não conseguem mais suportar tamanho descaso da Administração do Município em todas as áreas, a começar é claro pela segurança.

São cães soltos (inclusive Pitt Bull), motoristas inconseqüentes, transito sem nenhuma regulamentação (veja o caso do garoto atropelado próximo a casa do prefeito e que nada foi feito), sujeiras nas ruas, destruição de patrimônio publico (Praça Santa Isabel), assassinatos a todo instante, assaltos a luz do dia e muito, muito mais.

O que deixa essas pessoas mais tristes é que muitas votaram em Vereadores e mesmo em outros cargos, na promessa de melhorias, mas como sempre, a regra nacional vale para o município. Vencidas as eleições, poucos cumprem o prometido. E como o Viamão Hoje é um portal que tem amplo acesso em Viamão, até mesmo das classes B e C (não de suas casas, mas de Lan Houses, Associações Comunitárias, do Trabalho e também de escolas), seria a única maneira de formar uma força para lutar pelos direitos do cidadão.

“O que nos parece, é que a Administração de Viamão, sabedora que não tem mais nenhuma chance em 2008, virou a mesa. Nada mais é feito a não ser praças e calçamento de algumas ruas, o que não deixa de ser valido. Mas, quem vai usar estas praças e ruas? A meu ver, somente vagabundos e motoristas insanos que trafegam a 50, 60 ou mais km/h em plena Av. Liberdade.” – Desabafa Silvio Monteiro, responsável pelo Viamão Hoje.

Segundo a Sra. Deise Hoffmann, a idéia, primeiramente, seria a criação de um impresso mensal ou mesmo semanal, mostrando para todos o que ocorre em Viamão, abastecido pelo Viamão Hoje e com os serviços de Vídeo da Televia TV (www.televia.tv). Será preciso recorrer a alguns empresários para custear o mesmo, em troca de publicidade neste Jornal e também do Portal Viamão Hoje. Quem anunciar neste jornal ganharia espaço no site. O empresário tem que fazer alguma coisa, pois muitas mulheres já trabalham armadas em seus estabelecimentos em plena Avenida Liberdade (o Vídeo deverá estar disponível em breve). Ou fazem algo ou serão vitimas em breve pois nada será feito por eles!

Também foi imaginado criar pequenas células de observação, que seriam pessoas com um espaço em sua casa, com um computador, câmera digital e vontade de atuar como uma espécie de jornalista de seu bairro, indo atraz de problemas e enviando o material para uma central. Possivelmente seria associações de Bairros num primeiro momento, mas nada impede que estudantes ou pessoas leigas queiram participar.

Também é possível criar uma especie de TV Publica que seria a exibição destes vídeos em praça publica, num telão para a comunidade ficar a par do que ocorre e que a mídia tradicional muitas vezes por deficiência de pessoal não o faz. Sabe-se também que alguns jornais são coniventes com a Administração Publica e só mostram o lado bom das coisas, mas isso deve mudar com essas novas idéias que estão surgindo no município.




Nenhum comentário: