terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Críticos suspeitam de desvios de verba do PAC em Viamão



















No dia 9 de janeiro, a prefeitura de Viamão assinou convênio para receber recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Estavam presentes representantes da Caixa Econômica Federal, secretarias de Cidadania e Assistência Social e de Planejamento, Procuradoria, e o superintendente regional da CEF Paulo Nergi Boeira de Oliveira. Os recursos virão do governo federal através da Caixa.

Segundo o prefeito Alex Boscaini, a primeira etapa foi vencida para conseguir o PAC para Viamão. “Temos consciência que foi difícil conseguir o plano para o nosso município. Sei que agora teremos muito mais trabalho para garantir que os recursos cheguem e que as obras programadas saiam do papel” enfatiza.

“Esta fortuna chega numa hora boa para o PT local, visto ser época de eleições. Como sempre, nestas épocas todos os governos, não apenas do PT é claro, começam a distribuir migalhas à população carente e o que é pior e já comum, desviar recursos para suas campanhas (impressos, jornais, rádios, tv etc).” – Disse Roberto Pera, colaborador do Viamão Hoje e editor do Blog Viamão Incrível.

Para o superintendente regional da CEF, foi muito importante Viamão ter priorizado seu trabalho para conseguir promover o crescimento com esses recursos. “Serão 10 milhões de reais que beneficiarão mais de 100 famílias, ou seja, praticamente R$ 100.000,00 para cada família.

Realmente R$ 100.000,00 para uma família apenas, a meu ver é um desperdício. Hoje, com as novas técnicas de construção seria bem possível atender 3 familias, ainda mais com tanta terra em Viamão e tantos desempregados. O que encarece as construções são justamente a mão de obra e a localização dos imóveis, explica o estudante de economia Sergio Odenir Gomes. Seria preciso a população e o Ministério Publico em especial abrir os olhos para um possível desvio destas verbas, como já virou mania no Brasil inteiro.

Os 10 milhões de reais, equivalente de 8% a 10% da arrecadação anual do município, serão investidos na urbanização de uma nova área, com estrutura favorável e digna para morar. São 106 famílias que serão retiradas de várias regiões do município por estarem em situação de vulnerabilidade social. A área antiga será recuperada promovendo investimentos para a cidade. A próxima etapa será a licitação e o projeto para iniciar as obras.

Já outros críticos mais ferrenhos defendem o não pagamento do IPTU até outubro, visto que em vista a tantos desvios, temem que os mesmos recursos sejam usados em campanhas políticas. Também acham que aqueles que pagam seus impostos é que devem receber mais benefícios, já que muitas famílias ditas ‘carentes” muitas vezes invadem áreas nobres e caras justamente para serem indenizadas e/ou recolocadas depois.

"Muitas vezes até mesmo pessoas do próprio governo, que possuem acesso a informações priveligiadas, facilitam essas invasões para depois num ato quase que teatral, indenizar algumas familias ganhando prestigio e votos nas proximas eleições. A Comunidade, principalmente seus representantes devem abrir os olhos quanto a isto." - Concluir J.F. Sebastian - Colaborador e editor do Blog Cronicas do Sebastian.


http://televia.tv/forum/index.php?topic=6.0

Nenhum comentário: