terça-feira, 1 de janeiro de 2008

As lições de 2007

Como sempre começamos, o ano que passou foi muito difícil mas o próximo promete ser mais fácil. Se olharmos negativamente (ou verdadeiramente como dizem alguns), o ano de 2007 foi pior que os anteriores. A insegurança publica, a saúde e a administração federal nunca estiveram tão ruins a ponto da maioria das pessoas não terem mais esperanças.

Mas infelizmente estamos no mesmo barco e se entregarmos o comando para o capitão, seremos os primeiros a serem jogados para os tubarões. 2008 é um ano de eleições e, apesar de não termos nomes confiáveis ainda, isso não significa que a coisa esta perdida.

Vou falar mais de Viamão que é o nosso pequeno barco e começarei pela Política. Sinceramente, fora algumas ruas calçadas e asfaltadas não podemos dizer que o atual Governo fez algo de notável no município. Isso já se fazia na Roma antiga. Mas idéias novas sobre segurança e desenvolvimento cultural, salvo algumas iniciativas privadas (Casa de Cultura na Santa Isabel), não houve novidades significativas.

Em matéria de mídia e mais pontualmente em Internet, poucas novidades vieram a tona, apesar da busca constante por uma parcela ligada neste meio. O maior problema não é falta de vontade ou criatividade mas sim de capital. Infelizmente o pessoal ainda não acredita na web e estão dando espaço para empresas de outras cidades.

Blogs

Os Blogs finalmente começam a fazer publico e praticamente duas vezes ao dia temos matérias novas. São blogs de política, tecnologia, humor entre outros. Recentemente houve até mesmo uma tímida tentativa de reunir os blogueiros locais que, apesar de numero pequeno de participantes, valeu porque novas idéias foram propostas. Uma curiosidade nesta área é o Blog do Viamão Incrível que é acessado em praticamente todo o planeta, menos em paises da África Central.

Sites

Nenhuma novidade realmente incrível aconteceu, apesar de alguns novos terem sido lançados, como o site da Vila Santa Isabel (www.vilasantaisabel.com.br) , da Casa de Cultura (www.casadeisabel.com.br) e da Televia TV (www.televia.tv). O Portal Viamão Hoje estagnou em aproximadamente 500 visitas ao dia e que, apesar de ter mais visitações que o site da própria Prefeitura, mantém-se em segundo lugar. Isso é devido que o sistema do Google não mostra por visitações e sim por outros fatores, como links que levam para o site. Apesar de ser a única fonte de informação local atualizada diariamente na web, é possível que venha a terminar em 2008. Já o site da Televia TV, espera passar por uma transformação virando um site de noticias locais e da região metropolitana de Porto Alegre. O motivo é a falta de publico em Viamão.

Jornais

Muitos apostaram que com a chegada de um jornal diário, os semanários iriam sucumbir. Na verdade eles ficaram mais fortes visto que cada um tem seu publico especifico. Um jornal não pode mais ser tendencioso e querer abraçar todo o publico de um município. A questão dos preços dos anúncios também influi muito na hora de anunciar. Como sempre, apesar da mídia impressa ser uma das mais fortes (ainda), em Viamão, muitos preferem anunciar até mesmo em “Radio Poste”, como existe atualmente na Santa Isabel. Espera-se novos “jornais” em 2008, em vista as eleições. Não será surpresa ver novos semanários com este ou aquele candidato em sua capa, ou seja, bem coisa de propaganda barata mas que ainda fazem a cabeça do público menos letrado ou menos informado.

Rádios

Viamão incrivelmente ainda não possui uma rádio reconhecida, apesar de muitas delas terem um papel importante na comunidade. Mais uma vez muitas pessoas fazem pouco caso e dão pouca importância ao que ocorre aqui, muitas vezes até criticando o trabalho voluntário de centenas de pessoas que operam essas emissoras.

TV

Sem duvida o grande lance do ano foi a criação da Viamão TV, de Kadu Schwartzhaupt (www.viamao.tv) , que é um pequeno programa de TV na Net (Canal 6), onde o próprio kadu entrevista pessoas da comunidade. Na web existe o Blog deste projeto que deve decolar em 2008. Inclusive no encontro de Blogueiros ocorrido dia 28 de dezembro, foi ventilada a idéia de uma colaboração entre a Viamão TV e a Televia TV, já que esta ultima já possui alguma pratica em matérias de ruas. Seria bem possível que a Televia TV tivesse como ancora a Viamão TV e também de outras cidades da região metropolitana. Com isso seria criada uma pequena rede com troca de programas. Também foi comentado a urgente iniciativa de novos cursos a nível de segundo grau em Viamão, como teatro, cinema e televisão.

Hoje, ninguém pode mais negar que o verdadeiro baú de ouro são as mídias ligadas a imagens, como a TV digital móvel, celulares e smartphones, passando é claro por PDAs.

As pessoas, principalmente os jovens havidos por tecnologia, não querem mais ler ou ouvir noticias e shows. Querem assisti-los em qualquer lugar, na hora em que ocorrem. Também é notório o numero cada dia maior de estudantes que se formam em contabilidade e outros cursos em Viamão, o que dificulta seu ingresso no mercado de trabalho saturado de tantos nestas áreas. Em contra-partida, há falta sim de pessoal qualificado em mídias como web e TV. É preciso uma nova atitude e mudanças na criação de cursos nestas áreas.

Silvio Monteiro

Editor do www.viamaohoje.com.br e da www.televia.tv

Nenhum comentário: