Post enviado por Claudio Dullius (www.claudioviamao.blogspot.com). referente a Maioridade Penal
Esta semana terminou com a discussão entre o vice-prefeito/secretário de educação X Fábio Salvador, divergindo sobre a maioridade penal.
Assim que lí as manifestações, enviei um e-mail para ambos expondo meu pensamento e acrescentando um anexo que casualmente havia recebido recentemente, e este anexo refere-se a ao assunto: se o mal e o bem existem e porquê existem.
Acho que o que o Serginho quis dizer é bem simples, se colocar um menor na cadeia, principalmente com a total falta de estrutura que está a justiça no Brasil não vai dar certo, vai piorar o elemento preso, se já está errado, ficará bem pior.
O Fábio por sua vez, avaliou friamente a situação das vítimas dos menores criminosos, e despejou toda sua ira contra os mesmos.
Na verdade nem um dos dois está 100% certo , mas não se pode dizer que estão errados , não dá nem para mensurar o nível dos pensamentos, o único modo que poderá resolver a crise da criminalidade de jovens é levando para a FASE, que hoje apenas retém o menor infrator, e desenvolver um programa educativo profissionalizante lá dentro mesmo , do tipo que é ensinado no SENAI ou no SENAC e quando cumprir a pena , o menor ter uma garantia de emprego e renda para não retornar ao crime.
Esta profissionalização rendería também recursos financeiros para a própria FASE, diminuindo assim o custo operacional, e com isto geraria melhores condições de vida para os detidos que já não se revoltariam com maus tratos e melhoraria a sociabilidade.
Pode parecer utópico, mas é o modo mais lógico de resolver o problema, e isto já existe nos Estados Unidos e outros países desenvolvidos.
Uma coisa é certa : quem tem ocupação, não tem tempo de planejar e fazer besteira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário