quinta-feira, 15 de março de 2007

Reestruturação da Educação de Jovens e Adultos

Post enviado por Jorge Amaro de Souza Borges - jorgeamaro@pmviamao.com.br

Os programas de alfabetização de jovens e adultos, ainda necessários, mostraram-se insuficientes na resposta aos atuais desafios para a educação. O compromisso com o educando não pode se encerrar na alfabetização. O compromisso se estende à cidadania (direitos e deveres), preparação ao trabalho, à inclusão social.


-O perfil de alunos da EJA tem especificidades: são estudantes que por diversas razões deixaram de estudar, o que lhes deu experiências de vida bem diferentes dos estudantes do dia. Esse dado exige que o ensino seja adequado, a sua linguagem, seu mundo, suas necessidades e suas perspectivas. Metodologia específica e professores preparados para esta modalidade darão conta da certificação do ensino fundamental e de integração sociolaboral.

- Os dados de nosso município estão longe de nos orgulhar. Durante vários anos, os índices de evasão e repetência são muito altos. Em 2006 apenas 44% dos alunos foram aprovados. Este número nos mostra que não estávamos no caminho certo.

- Uma resposta importante diz respeito ao quadro de professores. Estamos exigindo carga horária de 20 horas para EJA, formação e perfil para a modalidade. A formação continuada dessa equipe é uma meta que será efetivada com encontros quinzenais de formação e troca de experiências. Esta medida dará conta do Projeto Pedagógico, que prevê atividades extracurriculares atrativas e integradoras e a introdução de arcos profissionais. Entende-se por Arco Profissional o aprendizado básico para uma área de atuação profissional, com a informática e a preparação para o mundo do trabalho (currículo, documentação, nomenclaturas, etc.).

- A Educação de Jovens e Adultos passa ser uma política na SME. Isso implica em diretrizes e ações dirigidas a esses destinatários, intencionalmente voltadas para o acesso, permanência e sucesso na escola. Esse novo programa integra as ações dos que atuam na Educação de Jovens e Adultos, evitando sobreposições e somando esforços.

- A Secretaria Municipal de Educação está construindo um Programa de Educação de Jovens e Adultos, somando à modalidade de ensino fundamental (já existente), o ProJovem e a Formação Profissional. Ou seja, ampliamos nossa atuação, somando esforços e projetos para responder à altura o desafio que a Educação de Jovens e Adultos exige.

- O objetivo desse novo programa não é somente a elevação dos índices individuais e coletivos de escolaridade. Isso conta, porém, muito mais por suas bem-vindas conseqüências e pelo impacto real positivo na vida de cada um. No somatório ganhamos todos: o aluno, sua família e a sociedade.

- É proposta desse Programa, também, a articulação com as demais políticas públicas e com as diretrizes e programas do Governo Federal, em especial com o PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) que pretende uma “política de formação de cidadãos e cidadãs emancipados, preparados para atuação no mundo do trabalho, conscientes de seus direitos e deveres políticos e suas responsabilidades para com a sociedade e o meio ambiente”.

- Definimos núcleos regionais compreendendo o Ensino Fundamental (EJA), o ProJovem e a Formação Profissional. Esta medida dará a rede racionalidade administrativa.

Relação dos núcleos regionais com atuação plena:

NÚCLEOS

EJA

Projovem

Arco Profissional

Núcleo EJA EMEF Castelo Branco

SIM

SIM

SIM

Núcleo EJA EMEF Alberto Pasqualini

SIM

SIM

SIM

Núcleo EJA EMEF Vinte de Setembro

SIM

SIM

SIM

Núcleo EJA EMEF Luciana de Abreu

SIM

SIM

SIM

Núcleo EJA EMEF Farroupilha

SIM

SIM

SIM

Núcleo EJA EMEF Araçá

SIM

-

SIM

Núcleo EJA EMEF Apolinário

SIM

-

SIM

Núcleo EJA EMEF Ricardo Faicker Nunes

SIM

SIM

SIM

Núcleo de Formação Profissional Walter Graff

-

-

SIM

Relação dos núcleos que completarão a 4ª Etapa de EJA em 2007:

NÚCLEOS

EJA

Projovem

Arco Profissional

Núcleo EJA EMEF CAIC

SIM

-

SIM

Núcleo EJA EMEF Dom Diogo de Souza

SIM

-

SIM

Núcleo EJA EMEF Getúlio Vargas

SIM

-

SIM

Núcleo EJA EMEF Jardim Viamar

SIM

-

SIM

Núcleo EJA EMEF Nossa Sra. Conceição

SIM

-

SIM

Núcleo EJA EMEF Recanto da Lagoa

SIM

-

SIM

- Trabalhamos com a idéia de rede, considerando nesse universo os núcleos de EJA das Escolas Estaduais. Viamão conta, assim, com uma Rede de Educação de Jovens e Adultos com 08 núcleos municipais com atendimento pleno, 06 núcleos que trabalham com a última etapa, além da rede estadual que também atende esta modalidade de ensino em 15 escolas.

Secretaria Municipal de Educação.

Viamão, março de 2007.




Jorge Amaro de Souza Borges
jorgeamaro@pmviamao.com.br

Nenhum comentário: