domingo, 18 de novembro de 2007

Consciência Negra em Viamão

Políticas afirmativas incentivam a

Consciência Negra em Viamão

As cotas de 44% em concurso público para negros e pardos, a semana municipal da conciência negra, e os estudos da história do povo brasileiro, e da luta contra a discriminação racial nas escolas, são destaques das políticas afirmativas em Viamão.

Em Viamão, um dos parlamentares representantes da população negra, é o vereador Luís Armando Azambuja (PT), que se destaca entre as dezenas de ações, leis e projetos em prol da luta a favor do povo negro, direcionadas a políticas afirmativas, que incentivam a consciência negra em Viamão.


Entre os projetos, já em vigor, está o que instituiu a Semana de Estudos da Consciência Negra junto às escolas do município, onde, anualmente, são realizadas atividades específicas de discussão e conscientização dos alunos, pais e professores, quanto aos problemas enfrentados pela população negra, quilombolas e afro-descendentes, com ênfase nas conseqüências da escravidão na formação da cidadania brasileira.


O projeto, atinge 26 mil alunos, das 69 escolas municipais de Viamão, e propõe a promoção de diversas atividades, que incluem exposições, palestras, shows de pagodes, de hip-hop, danças, teatro, feiras, missas, e muitas outras atrações, com objetivo de comemorar a semana comemorativa da consciência negra, e com propósito de conscientizar todos os segmentos da população, mostrando a ancestralidade dos afro-descendentes.

Fonte e mais informações sobre o assunto: http://vereadorarmando.com.br/

Cotas de 44% em concurso público

para negros e pardos em Viamão

O projeto inédito e polêmico do vereador Armando, coloca Viamão no maior índice do País, de cotas reservados aos descendentes afro-brasileiros, para vagas de emprego público.

Com propósito de uma ação de inclusão da população afro-brasileiro, com a promoção da igualdade e de oportunidades, com objetivo de propiciar condições concretas para que os negros e pardos possam competir em pé de igualdade a uma vaga no serviço público, um projeto de emenda do vereador Armando Azambuja, transformado em lei municipal nº 3.210, é inédito e polêmico, e colocou o município de Viamão, como o maior índice do País, de cotas reservados, em concursos, aos descendentes afro-brasileiros.

Através desse projeto, os negros e pardos, conquistaram a reserva de 44% das vagas em todos os concursos para provimento de vagas para emprego público aqui em Viamão.

No último concurso aberto pela Prefeitura municipal, das 265 vagas oferecidas, pelo menos, 120 vagas foram reservadas aos afro-descendentes (negros e pardos) e 25 para os portadores de deficiência.

Nos últimos concursos realizados em Viamão, foram registrados mais de 3 mil inscritos, beneficiados pelo projeto das cotas.


Para o vereador Armando Azambuja, a implantação deste projeto, demonstra a qualificação das políticas de ações afirmativas em Viamão, a favor da comunidade afro-brasileiro, com avanços na luta contra a discriminação e na busca da igualdade social. “É um uma ação de inclusão da população afro-brasileiro, com a promoção da igualdade e de oportunidades, com objetivo de propiciar condições concretas para que os negros e pardos possam competir em pé de igualdade, a uma vaga no serviço público municipal”, conclui Armando.

Fonte e mais informações sobre o assunto: http://vereadorarmando.com.br/

Marcha de combate ao racismo na Semana da Consciência Negra

Centenas de pessoas participam da marcha de combate ao racismo, na semana da consciência negra em Viamão.

Com o propósito de realizar alusão e a comemoração a Semana Municipal da Consciência Negra, a Prefeitura de Viamão, através das Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Cidadania e Assistência Social, Procuradoria Geral do Município, Grupo de Trabalho Anti-Racismo e a Coordenadoria de Relações com a Comunidade, estão promovendo intensa programação. Estão ocorrendo diversas atividades, que incluem: cursos de formação de professores, exposições, palestras, festas e shows de pagode, de hip-hop, danças, teatro, feiras, missas, cinema especial, marcha de combate ao racismo, ato-show e muitas outras atrações, com objetivo de conscientizar todos os segmentos da sociedade, mostrando a ancestralidade dos afro-descendentes de Viamão.

A Semana da Consciência Negra, teve início na última segunda-feira (12) e vai até a próxima sexta-feira (23), onde estão sendo realizadas atividades relativas à história e à condição da população negra em todos os aspectos da sociedade. “Não se pode ignorar a influência da cultura negra na formação de nossa sociedade, seja dos signos trazidos pelos africanos, seja dos desenvolvidos por seus descendentes. Na música, na arte, na literatura, na culinária e em muitos outros componentes da nossa cultura a influência negra é determinante, sendo justa a homenagem e o cultivo desse estudo a nossa comunidade”, enfatizou o vereador Armando.

Com saída e concentração no canteiro da parada 32, foi realizado na tarde da última quarta-feira (14), a I Marcha de Combate ao Racismo, seguindo ato-show da cultura negra, na Praça Santa Isabel, na avenida Liberdade.


Na próxima terça-feira, dia 20 de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra, data comemorativa evocada pelos movimentos negros a mais de 30 anos. Nesta data foi morto Zumbi dos Palmares, na Serra da Barriga em Pernambuco. Mais do que um líder quilombola, Zumbi representa a luta do povo negro contra a escravidão, ao liderar milhares de negros, mulheres, homens e crianças pela liberdade e pela construção de uma sociedade livre, democrática e soberana.

Para o vereador Armando Azambuja, as práticas dos projetos e atividades em Viamão, demonstram a qualificação das políticas de ações afirmativas no município, a favor da comunidade afro-brasileira, com avanços na luta contra a discriminação e na busca da igualdade social.

Fonte e mais informações sobre o assunto: http://vereadorarmando.com.br/

Nenhum comentário: