domingo, 18 de novembro de 2007

Santa Isabel - Eta Vila Fuleira! - por S. Monteiro

Quando se fala que em Viamão tudo é possível em matéria de contravenção, muitos não acreditam. A pouco tempo o município virou motivo de chacota a nível global quando um fantasma foi chamado a depor num tribunal alegando que inocência da acusada. O mais se pode esperar?

Atualmente Viamão vive um período de pré-eleições, onde a Administração Pública está mais interessada na velha dupla Pão & Circo, ou seja, apenas shows e eventos para a comunidade. Na verdade apenas o circo é oferecido e quanto ao pão, nem migalhas. Até mesmo a redação do Viamão Hoje que fica ao lado de uma casa de Religião não escapa do descaso de muitos dos freqüentadores. Apesar de haver estacionamento na frente da dita casa, os freqüentadores fazem questão de estacionarem exatamente na entrada, ou seja, em frente a garagem. E não são apenas carros pequenos e também Vans e Ônibus, mesmo que na frente da respeitável casa de religião, tenha espaço suficiente.

Uma noite, um motorista de ônibus estacionou no Portão, mesmo vendo o carro. Quando foi dito que o carro iria sair a resposta do motorista foi: “Quando for sair e só me chamar”. Só que depois que começa o culto ou seja lá o que chamam, não seria educado bater palma para chamar o motorista que poderia quem sabe até estar em transe ou algo assim. Na verdade nem ouviriam.

Quando se tenta dialogar com os envolvidos alegam que é “perseguição religiosa” ou “racismo”. Por favor, até o Bob Esponja sabe que não tem nada a ver uma coisa com a outra. Sabemos que todos tem o direito de ter a religião que desejarem e até nós do Viamão Hoje eventualmente freqüentamos algumas dessas casas mas não paramos nossos carros no portão das pessoas. Isso é ruim porque gera uma impressão de descaso, de anarquia, de pessoas que não sabem viver numa comunidade dita civilizada.

Porque deste habito não se sabe, talvez porque não exista quem multe no município e fotos, segundo me informaram, não tem valor para multar, a não ser as feitas pelo Departamento que hipoteticamente seria responsável, mas não é. Não apenas por este motivo é claro, o Viamão Hoje estará, mudando sua redação para outra rua próxima a Praça Santa Isabel possivelmente já em dezembro.

É claro que isso, como disse o dono da casa de religião, não é motivo para tanta discussão. Claro que não vamos querer que multe o pobre coitado que talvez nem carteira tem pois, parar na frente de um enorme portão só pode ser coisa de quem não conhece uma lei de transito ou de bons costumes.

Só que as coisas vão ficando assim. Outro dia havia um fusca branco em frente a um portão de garagem em plena Av. Liberdade, onde o proprietária buzinava fervorozamente e o dono do carro não apareceu. Acredito que teve que deixar o carro na garagem e pegar um ônibus. Já noutra rotineira tarde na frente do Adventista Santa Isabel, uma Kombi da Fiscalização de Transito do município, estava estacionada na contra-mão e atravessada. Claro que temos testemunhas, numero da placa etc mas não vamos enviar pois como dizem, isso não serve como prova. Agora, quando é para embolsarem dinheiro com multas, daí as fotos tiradas por eles tem valor.

Também um cidadão iniciou a construção de sua garagem que mais tarde virou um lojinha em plena calçada. Foi avisada a administração publica e nada foi feito e a construção está lá, de alvenaria sobre a calçada. O mesmo aconteceu com alguns terrenos dentro da Praça Santa Isabel, onde segundo nos informaram, era área verde e muitos espertos tomaram conta e que “somente agora” quando foram ampliar a praça não conseguiram retirar os mesmos. Há comentários que algumas lojas já foram oferecidas por preços astronômicos.
Tudo bem que uma pessoa sem terreno invada uma área irregular, pois em ultima instancia a terra em si não pertence a ninguém ou na pior das hipóteses, aos índios nativos. Mas invadir terrenos no coração da cidade como uma praça, no mínimo é com segundas intenções. Mas a Administração vai levando.

Se não existe fiscalização quanto a carros, comercio ilegal, construções irregulares, som alem dos limites depois das 3 da madrugada em plena quarta-feira, podemos afirmar, com certeza, que não existe uma Administração de respeito em Viamão, ou melhor, existe apenas na folha de pagamento para receber no final do mês. Se quisermos melhorar o Brasil, devemos iniciar pela nossa rua, nosso bairro, mesmo que seja o mais fuleiro do município.

Nenhum comentário: