quinta-feira, 20 de março de 2008

Cobras invadem pátios e casas em Viamão

Eduardo Rodrigues | eduardo.rodrigues@diariogaucho.com.br

Imaginem a cena. Uma mulher se prepara para tomar banho. Entra no banheiro, chega ao box e abre o chuveiro. Antes de se ensaboar, olha para o chão e leva o maior susto da sua vida. Uma cobra de coloração vermelha e preta, com cerca de 30cm, surge inesperadamente pelo ralo, a poucos centímetros de seus pés.

Além de arrepiar, o relato feito pela dona-de-casa Adriana Poitevin Gonçalves, 25 anos, está tirando o sono dos moradores da Vila Elza, em Viamão. Nos últimos 20 dias, pátios e casas da Rua Floriano Medina Rodrigues têm sido visitados por répteis de variadas cores, tamanhos e formas em busca de presas (geralmente animais silvestres, como ratos e sapos). Ninguém foi picado.

Alho na rua e tela na porta

O desmatamento de uma área verde nas imediações teria provocado a migração indesejada das espécies. Temendo a presença de uma cobra venenosa em casa, a acompanhante de idosos Vaina Alves da Silva, 50 anos, chamou o irmão para fechar as aberturas da casa. O vendedor Carlos Alberto Alves, 43, instalou telas e borrachas nos frisos da porta principal.

— Espalhei alhos, queimei enxofre (presente em pequena quantidade no carvão) e até guampa de boi pendurei — afirma Vaina, que guardou alguns filhotes de cobras dentro de dois vidros.

Biólogo fará vistoria

Vaina disse que procurou a prefeitura em busca de orientação, mas não obteve nenhuma informação.

Nesta quinta-feira, o biólogo do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura da cidade, Cristiano Silveira, fará uma vistoria no bairro onde foram vistas as espécies para avaliar o motivo do surgimento repentino dos répteis e se há risco para a população.

Cristiano viu uma das cobras que Vaina matou e disse que é um filhote de uma espécie não-venenosa. Mas, pelo estado de conservação, não conseguiu identificar que cobra era.

Estado possui 110 espécies de cobras

A bióloga e professora de Herpetologia (ramo da biologia que estuda répteis e anfíbios) da UFRGS Laura Verrastro disse que existem 110 espécies de cobras no Estado.

Deste total, sete são venenosas (quatro tipos de jararaca, uma cruzeiro e duas espécies de coral).

Laura não quis se manifestar sobre os répteis encontrados na Vila Elza porque não viu as espécies. Se for picada, a vítima deve procurar atendimento médico com urgência.

— Elimine o lixo e entulhos como lenha e tijolos e mantenha o gramado baixo e limpo — sugere a bióloga.

Mais dicas

- Não ande descalço: sapatos, botinas e botas devem ser usados para evitar acidentes

- Olhe sempre com atenção o local de trabalho e os caminhos a percorrer

- Use luvas de couro nas atividades rurais e de jardinagem

- Nunca coloque as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou entre pedras.

- Use sempre um pedaço de pau, enxada ou foice antes de tocar em folhas secas ou mato baixo

- Tampe as frestas e buracos das paredes e assoalhos

- Reduza o número de roedores existentes na área de sua propriedade

Fonte:

Zero Hora Com

Nenhum comentário: