Grupo de 40 empresas implantará indicadores de desempenho para avaliar rendimento
O sistema visa atender as necessidades específicas de cada empresa - Empreendedores das indústrias de confecções dos municípios de Porto Alegre, Gravataí, Novo Hamburgo, Ivoti, Estância Velha, Cachoeirinha, São Leopoldo, Alvorada, Viamão e Canoas estão investindo na implantação do sistema de indicadores de desempenho para aumentar sua competitividade no mercado e avaliar seu rendimento. Além de medir os gastos gerais e o resultado do grupo, o sistema visa prioritariamente atender as necessidades específicas de cada empresa. A implantação dos indicadores é impulsionada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), por meio do projeto Pólo de Confecção da Região Metropolitana de Porto Alegre.
De acordo com a gestora do projeto, Ana Carolina Sant’Anna Schneider, os empresários tinham interesse e sentiam a necessidade de trabalhar a gestão de seus empreendimentos com maior precisão e especificidade. “Anteriormente, o planejamento de capacitação era feito para o grupo, agora, com o sistema de indicadores de desempenho, continuaremos com as atividades em grupo, mas implantaremos um plano de ação individual para cada empresa. O objetivo dessa nova metodologia é ser ainda mais efetivo para as MPEs participantes do pólo”, explica.
A gestora lembra que o grupo iniciou no último mês de janeiro a fase de diagnósticos, importante para a avaliação das prioridades de desenvolvimento e da criação de indicadores de desempenho. Segundo ela, a etapa seguinte, a de construção dos planos de ações, estará concluída até o final de março em todas as empresas integrantes do Pólo de Confecções. Ana Carolina explica que os empresários medirão os gastos gerais e o resultado operacional do grupo, e também definirão de um a três indicadores prioritários para trabalhar individualmente.
Conforme a gestora, o grupo participará, em 2008, de feiras de moda, visitações a empresas, capacitações em gestão, ações de prospecção de mercado e consultorias de moda que apresentarão as tendências do setor aos empreendedores. Além disso, será criada a identidade visual do Pólo de Confecção da Região Metropolitana de Porto Alegre, reforçando a marca das empresas. Também está previsto o lançamento de um site com informações sobre a moda na região e links para as páginas das empresas participantes do projeto na internet. Para a gestora, todas essas ações contribuem para reforçar a imagem da qualidade e da tecnologia em design da região e a capacidade dos empreendimentos em aplicar nas peças o conceito de marca e de coleção.
“Fizemos um curso para ampliar nossos conhecimentos sobre a gestão por indicadores, depois tivemos uma consultoria individual para avaliação de questões prioritárias para o negócio,” conta a empresária Maria Elisa Tartori, proprietária da marca Panty Doll, de Estância Velha. Ela revela que sua prioridade será implantar ferramentas mais práticas de gestão financeira. Depois investirá na avaliação do processo produtivo de sua indústria, procurando identificar melhorias no layout, aumento da produtividade e avaliação da capacidade produtiva real. Por fim, a empresária pretende elaborar um plano de comercialização.
O Pólo de Confecção tem como objetivo buscar novos mercados no âmbito regional, estadual e nacional, ampliando a produção e o faturamento das indústrias de confecções da região metropolitana de Potro Alegre. As principais metas do projeto são ampliar o faturamento e o número médio de funcionários, e o volume de peças produzidas das indústrias do pólo em 10%, nos próximos três anos, sendo 3% em 2008; 3% em 2009; e 4% em 2010.
Serviço
Central de Atendimento ao Cliente do Sebrae/RS: (51) 3216-5006
Fonte: www.assintecal.org.br
http://www.assintecal.org.br/assintecal/web/index.asp?area=1&codconteudo=21501
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