sexta-feira, 7 de março de 2008

Volta às aulas e Páscoa com solidariedade



Dando continuidade ao projeto João-de-Barro: Construir para o amanhã, a Rede Marista de Educação e Solidariedade lançou no dia 5 de março a campanha de Volta às aulas e Páscoa Solidária. A ação, a exemplo do Natal Solidário, em dezembro último, é realizada em parceria com a PUCRS e conta com o apoio do Comitê de Ação Solidária do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa/RS), das ONGs Cooplantio Solidário e Avesol e da Pastoral Juvenil Marista.


Unidades educacionais de toda a Rede Marista do Estado estão envolvidas como pontos de arrecadação de material escolar e de chocolates. São 20 locais de coleta, espalhados pelas 13 cidades gaúchas onde há presença marista. Em Porto Alegre, serão sete locais que incluem os colégios maristas e a PUCRS. Na universidade, os calouros terão participação especial na campanha, por meio do Trote Solidário, cujas doações serão direcionadas para o projeto. Em Viamão, o recebimento das doações será feio pelo Instituto Marista Graças, localizado na Avenida Senador Salgado Filho, 8326, parada 52 da RS 040.

Nas escolas e centros sociais a temática será desenvolvida por meio de atividades pedagógicas que promovam a cultura da solidariedade calcada em ações educativas. As doações podem ser feitas até o dia 28 de março.

Balanço do Natal Solidário

Realizada entre novembro e dezembro de 2007, a primeira edição do Projeto João-de-Barro: Construir para o amanhã, beneficiou 31 entidades em todo o estado. Foram arrecadados mais de 6 mil unidades de brinquedos, cerca de 3,5 toneladas de alimentos, mais de 3mil peças de vestuário, além de materiais de higiene e limpeza, calçados, papel para reciclagem, computadores e impressoras. Em Viamão, o material arrecadado pelo Instituto Marista Graças beneficiou a Creche da Tia Lolô.


Esta foi a primeira campanha solidária da Rede Marista feita de forma unificada, convergindo diversas ações que já eram realizadas de forma isolada em todo o Rio Grande do Sul. Todas as unidades trabalharam na organização, doação do material arrecadado, na divulgação local e na promoção de ações que envolveram de forma educativa as comunidades doadoras e beneficiárias do projeto.

(anexo imagem/logomarca da campanha)

Um comentário:

Anônimo disse...

www.trotedacidadania.org.br
Acesse o site e saiba sobre o prêmio que reconhece as melhores práticas de trote solidário do país.
Qualquer dúvida, entre em contato:
marina.carvalho@educardpaschoal.org.br