quinta-feira, 6 de março de 2008

Escola Luciana de Abreu abre ano letivo com sucesso


Em nossa sociedade, a escola pública, em todos os níveis e modalidades da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), tem como função social formar o cidadão, isto é, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo. Para isso, é indispensável socializar o saber sistematizado, historicamente acumulado, como patrimônio universal da humanidade, fazendo com que esse saber seja criticamente apropriado pelos estudantes, que já trazem consigo o saber popular, o saber da comunidade em que vivem e atuam. A interligação e a apropriação desses saberes pelos estudantes e pela comunidade local representam, certamente, um elemento decisivo para o processo de democratização da própria sociedade.


A escola pública poderá, dessa forma, não apenas contribuir significativamente para a democratização da sociedade, como também ser um lugar privilegiado para o exercício da democracia participativa, para o exercício de uma cidadania consciente e comprometida com os interesses da maioria socialmente excluída ou dos grupos sociais privados dos bens culturais e materiais produzidos pelo trabalho dessa mesma maioria.Foi com estes princípios que a escola municipal Luciana de Abreu promoveu um início de ano diferenciado. E foi um sucesso. Pela manhã da terça-feira (04/03) a comunidade escolar foi recepcionada com muita alegria e motivação. “queremos fazer a diferença na vida destas crianças” disse a diretora Terrimar da Silva. Pela manhã, artistas locais comandaram a animação. Clair Oliveira, conhecidíssimo no meio cultural da Santa Isabel, comandou a as apresentações. Para ele “a escola deve estar sempre provocando. E a arte é um instrumento de diálogo que permite novas perspectivas, principalmente a comunidades carentes.”À tarde, o destaque foi Paulo Ricardo Becker, vocalista da Banda Caneka Virtual, que proporcionou uma belíssima apresentação a alunos das séries finais e EJA. “nós artistas temos que ter compromisso público também. A escola está de parabéns por esta iniciativa.


A Escola Luciana de Abreu - Fundada em 1953, a instituição de ensino leva o título nominal da Educadora Luciana de Abreu. Luciana de Abreu foi uma criança enjeitada, exposta na “roda” da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre. Seu nascimento ocorreu em 11 de julho de 1847. Foi adotada pela família de seu padrinho, o guarda-livros Gaspar Pereira. Literata conceituada, numa época em que a presença da mulher não era visível, pertenceu de forma consistente a Sociedade Partenon. Atualmente, a escola atende alunos distribuídos em séries iniciais, finais e jovens e adultos. Tem como entidade mantenedora a Prefeitura Municipal de Viamão e está amparada pelo decreto 186, datado de 05/05/1953. Para 2008 estão previstos diversos projetos com intuito de qualificar a prática pedagógica e ampliar as relações da escola com a comunidade.

Nenhum comentário: