Segurança Pública:
O município de Viamão já recebeu uma parte dos recursos do programa para implantar o Gabinete de Gestão Integrada (GGI).
Esse órgão será responsável pela fiscalização do Pronasci e fará a ligação entre Estado e município, referente à segurança pública. Outro projeto de destaque do programa é o videomonitoramento, que prevê a instalação de câmeras na cidade.
Além do GGI e do videomonitoramento, mais dois projetos iniciarão em Viamão até o final do ano. A partir de cada projeto instalado e em fase de execução mais recursos virão para o município através do Pronasci.
Saúde:
Outro ponto em destaque na reunião foi a questão da saúde. A secretária da pasta, Liciane Fraga, explicou que o SUS de Viamão está municipalizado desde 16 de abril de 1998, estando habilitado em Atenção Básica, com atendimento clínico, pediátrico, ginecológico e odontológico. Isso significa que exames laboratoriais e radiológicos e demais especialidades de média e alta complexidade são regulados pela Secretaria Estadual de Saúde, tendo como principal referência o município de Porto Alegre. A secretária enfatizou que o município conveniou com o Instituto de Cardiologia de Viamão, o pronto-atendimento SUS 24 horas, sendo os demais serviços contratualizados com o governo estadual.
A reunião estabeleceu que a comissão estará trabalhando junto com a prefeitura para conquistar novos investimentos e melhorias na área da segurança pública e da saúde.
Por Alexandre Soares - Prefeitura Municipal de Viamão
Nenhum comentário:
Postar um comentário