quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Viamão – Muito Mais Que Um Município. Uma Futura Nação!

Você sabe qual é a capital de Viamão?


Com esta instigante pergunta, o Viamão Hoje enviou a seguinte proposta para diversas pessoas de nossa comunidade, algumas tidas como acima da média culturalmente e outras por estarem ligadas à política e a mídia. Entretanto, algumas pessoas s
imples, mas realmente inteligentes, também receberam. Como sabem, cultura é uma coisa; inteligência é outra, bem diferente. Seu computador por exemplo é culto, tem muita informação armazenada, mas é um completo idiota, não tem inteligência alguma.

Abaixo, a Proposta enviada e no final, as primeiras pessoas que entraram em contato.



Você sabe qual é a capital de Viamão?

Evidentemente Viamão não é um Estado da Federação nem um Pais, como deseja Roberto Pêra em seu folclórico Viamão Incrível. Mas suponhamos que queiramos de alguma forma fazer Viamão realmente mudar, entrar de vez no século XXI. Até agora, infelizmente, apesar dos reconhecidos avanços nas áreas sociais e educacionais em Viamão a cargo do Partido dos Trabalhadores, ainda estamos engatinhando, mesmo tendo tantas tecnologias e informações ao nosso alcance. Fora o site da Prefeitura, por exemplo, a maioria dos integrantes desconhece o poder da Internet e poucos a utilizam.

Seria interessante, a nosso ver, tratar nossa imensa área territorial (1.494.263 quilômetros quadrados), como se fosse realmente um pequeno pais, dividido em Estados. Nesta estrutura, bairros poderiam ser considerados como verdadeiros Estados, independentes e até mesmo com seu time de futebol, sua bandeira, hino e, evidentemente, um “pequeno governo” relativamente independente.

Isso, acreditamos, mudaria consideravelmente os resultados das eleições, visto que estes bairros e vilas teriam verdadeiros representantes da comunidade que poderiam orientar sua população para votar no que realmente precisam. O que vemos atualmente é que muitos desconhecidos ganham um cargo de vereador e depois nunca aparecem no bairro.


Apesar do Viamão Hoje se localizar na Santa Isabel, evidentemente gostaríamos que a capital fosse aqui, mas em geral, a capital é onde ficam os bancos, a própria prefeitura, câmara de vereadores entre outros serviços públicos reconhecidos. O bairro Centro seria então a capital de Viamão, o que fecha também pela sua própria estrutura histórica e estar numa situação relativamente segura (afastada das fronteiras), como se convencionou fazer na prática em muitos países.


Imagine uma Vila como a Vila Augusta, que não verdade são três mas que vamos tratar como uma apenas chamada de Grande Augusta ou Santa Augusta, já que em Viamão é comum dar nomes de santos a ruas e bairros. Seus moradores, em uma determinada data, obrigados ou não (preferimos esta ultima), votariam em seus representantes numa espécie de conselho local.


A este conselho estaria a obrigação de agir como um “verdadeiro vereador”. O que faz (ou deveria fazer), um Vereador além de ir à Câmara nas terças e quintas (quando vai!)? Um vereador é uma das bases da administração. É ele que tem que colocar as “botas” e ir às vilas, principalmente em dias de chuvas, tormentas, inundações, epidemias etc. para falar com as pessoas e descobrir os anseios da comunidade.

Este conselho teria presença na web para divulgação geral, programas em rádios comunitárias e quem sabe, até mesmo um pequeno semanário local e é claro, uma sede. Desta forma, ficaria mais claro identificar os problemas da comunidade, identificar quem realmente estaria comprometido com a mesma para quando de uma eleição oficial, todo este aparato dar apoio ao mesmo e não deixar a comunidade votar porque "gostaram da musiquinha deste ou daquele candidato ou porque ele sempre usa terno e gravata". O que vemos hoje é que muitos eleitos sem a mínima relação com os bairros em que moram, recebem votos de outras vilas, muitos votos muitas vezes comprados ou através de uma campanha ilusória.


Através deste sistema, acreditamos, muitos moradores veriam com outros olhos suas comunidades e poderiam germinar muitas idéias de segurança, geração de empregos, uso do lixo, agricultura comunitária, educação, acesso a web etc. Também, num futuro não muito distante poderiam ser criadas equipes de futebol de cada bairro para torneios anuais ou mini-copas de quatro em quatro anos. Também temos o interesse de fomentar a produção local de vídeo, como programas, curtas metragens, filmes etc. Isso tudo, além de promover a valorização de seus bairros também fomentaria a cultura local de cada bairro.

Apesar de vivermos num mundo onde querem nos fazer acreditar que a Globalização é a saída, temos visto que não é bem assim. Quando um cai, caem todos feitos pedras de dominó. Acreditamos que o mundo deva se unir, mas as comunidades locais devem estar acima de tudo e serem valorizadas.

”Sou contra, por exemplo o atual sistema televiso nacional onde as pessoas “são obrigadas” a assistirem programas de TV de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. Temos mais de uma duzia de canais locais que preferem comprar pronto. Temos que ter nossas raízes, nossa personalidade própria, nossas lendas urbanas etc, não importando se seja de um bairro mais nobre ou uma vila humilde. Quem conhece os sites de relacionamentos como o Orkut sabe exatamente o que estou pregando. Apesar do alcance planetário da web, onde qualquer um poderia falar com alguem do outro lado do mundo, as pessoas querem criar grupos locais, comunidades locais com gente que fala sua lingua, suas girias etc.” – Explica S. Monteiro do Viamão Hoje.


Quem desejar dar idéias sobre esta proposta e/ou fazer parte de uma possível execução de algo nesta área, entre em contato.


Silvio Monteiro
3493-2904 / 9898-2904 /
silviomonteiro@msn.com contato@viamaohoje.com.br



Primeiras Respostas:


“Silvio!!!

Esta tua proposta não de um todo uma novidade porque os COMUNAS de Paris assim como os revolucionários Russos de 1917 já propõem este tipo de gestão popular articulado através de comitês locais onde as demandas eram priorizadas. Só que a forma de funcionamento era voluntária.

Ah!! Também havia esses comitê por locais de trabalho que discutia tudo que era relacionado ao trabalho, a produção era planificada e os lucros eram divididos entre todos.

É, foi uma era comunista onde o Estado era de todos e para todos, infelizmente vc sabe que isso foi derrubado pelo capitalismo globalizado e pela ganância da maioria da humanidade. Sou parceiro para formar os Conselhos Populares ou o nome que seja.

Estou por ti.

Saudações!!!!
Itamar Santos.
Viamão-RS”


-------------------------------------


“Sílvio,já faz algum tempo que pensamos num Conselho Popular de fiscalização de verbas públicas e de ações dos Secretários ,Vereadores e Prefeito.Mas temos de nos unir independente desta ou aquela agremiação partidária.Um Conselho que a comunidade apoie e confie.

Estou pronta para agir e tem mais acredito que podemos fazer de Itapuã nosso Pólo Turístico inclusive tomando para a Comunidade Viamonenese a gerencia do Parque.
Conte comigo vamos reunir os camaradas e discutir este projeto.

Saudações Comunitárias.
Ducarmo Guimarães”


--------------------------------------


“Valeu Silvio!
Precisamos de saídas, sim.
A Comunidade local identificada com a promoção da cidadania é, sem sombra de dúvidas, a esperança da Nova Sociedade. Dai, entendemos o porquê do advento das RÁDIOS COMUNITÁRIAS pelo País!
Em frente parceiros!

Celso Broda – Rádio Santa Isabel FM 91,7 “


---------------------------------------


“Olá Sílvio

Acho teu projeto excelente! Viamão realmente é uma "federação" de "vilas" (ou bairros). Aquí em Águas Claras (extremo oposto à Santa Isabel) nós já tivemos este projeto e até chegamos a formar "comissões" que atuariam como secretarias da educação, agricultura, cultura, transportes, infra-estrutura, turismo, etc. A coordenação (prefeitura) era realizada pela então direção da Associação Águas Claras. No início a participação foi maciça. Todo mundo empolgado com as possibilidades que se abriam. No decorrer das semanas, como sempre ocorre, as reuniões foram se esvaziando e acabaram "aquela" meia dúzia de sempre participando de todas as comissões ao mesmo tempo. Mesmo assim as coisas iam andando até que vieram as eleições na Associação, a oposição tomou conta e foi eleita e foi tudo pro brejo. Mesmo assim não desistimos e tanto eu como o Pedro estamos dispostos a participar de mais esta tentativa por Viamão.

Um grande abraço e vamos em frente!

Sônia Ciarlo”



A Sra. Maria Carolina Gregis da Cecília também entrou em contato e elogiou muito a idéia o que nos deixou muito felizes. Para quem não lembra, ela tem lutado a mais de dois anos pela manutenção de sua rua onde o esgoto corre a céu aberto e também tem lutado para que alguém resolva o caso de uma enorme arvore de mais de 30 metros que ameaça cair sobre as casas. Já foram vários ofícios a Prefeitura mas nada foi feito talvez porque ela é uma pessoa simples, humilde, não possui carro pois outras ruas, que necessitavam de menos atenção foram calçadas e asfaltadas.


Evidentemente muitos não acreditam que Viamão possa mudar e pior, outros não acreditam em si mesmos. Acham a tarefa árdua demais. Mesmo assim, quem desejar dar idéias sobre esta proposta e/ou fazer parte de uma possível execução de algo nesta área, entre em contato.


Silvio Monteiro
3493-2904 / 9898-2904 /
silviomonteiro@msn.com contato@viamaohoje.com.br

Nenhum comentário: