sexta-feira, 26 de julho de 2013

Viamão em Estado de Alerta: PT Pode Voltar a Governar Viamão

Nos últimos dias tenho observado muitos comentários e debates acirrados nas redes sociais, em parte promovidos por participantes do PSOL que, aparentemente, querem a volta do PT em Viamão, mesmo que indiretamente. Claro, seus integrantes juram de pés juntos que não; mas não é isso que a situação mostra. Pelo menos para meu entender.

Nesta semana o Jornal Diário de Viamão teve que dar a mão a palmatoria depois que um de seus colunistas (do PSOL), teria publicado uma materia atacando o atual prefeito Valdir Bonatto que solicitou um pedido de desculpas. (Veja a materia)

Todos sabem que o PT em Viamão foi um verdadeiro desatre: 16 anos de marasmo no municipio onde só que enriqueceu foi o Prefeito. Não foi feito nada em educação, saúde, frentes de trabalho, segurança etc. Sem contar que nunca abriram dialogo para Licitação, coisa que o atual prefeito ja esta tratando. E mesmo assim, por pouco mais de 3 mil votos, o povo não fica a mercê deste partido por mais quatro anos.

Ná epoca das eleições haviam 3 partidos fortes mais o PSOL, que teve inexpressivos votos em Viamão. Em parte talvez da falta de vontade de seus integrantes que alegaram falta de verbas para a campanha. Foram feitas promessas faraônicas, alguns passeios pela cidade e pronto.  O PSOL  ficou na ultima posição como era previsto.

Todos viram agora que o PSOL estava à frente das ultimas manifestações em Viamão, bem ao contrario do resto do Brasil que eram apartidárias. A pergunta que o povo faz agora é porque essas manifestações não foram feitas durante a campanha para prefeito em 2012? Qual seria os reais interesses agora em tentar derrubar o atual governo?

Muitos acreditam que seja uma manobra para promover uma nova eleição onde na certa, o PSOL perderia feio novamente. Atualmente o prefeito esta sofrendo duas ações na justiça que pode sim vir a perder, o que ninguém quer é claro. Ou melhor, alguns querem. O PSOL talvez acredite que, se houver uma nova eleição, eles possam vencer e assim, colocam em risco toda a comunidade. insensatez, para não usar outro termo pior.

Não sabemos ao certo se a lei eleitoral prevê novas eleições num caso desses ou que seja eleito o segundo colocado, sem eleição (no caso, o Robson do PT). Também alguns entendidos no assuntos afirmam que o vice-prefeito não poderia assumir (pois também não é esse o interesse da oposição).

Aconteça o que acontecer, o povo como sempre sairá perdendo, pois seu voto sera desconsiderado em troca de colocar um partido que não fez nada pela cidade. Se houver novas eleições, o PT ganha; se ficar o segundo colocado sem novas eleições, o PT ganha. Já o povo perde sempre.


Essa é a opinião de Silvio Monteiro no Estado Democratico Amparado pela atual Constituição.

Nenhum comentário: