quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Aids: uma luta de todos

Com o objetivo de unir a população em prol do combate à Aids, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Ong Ama a Vida, realizou no Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de dezembro, uma caminhada. Também foi realizado um abraço simbólico ao redor do Calçadão Tapir Rocha, no Centro, e, à tarde, o grupo “Saúde e Prevenção” promoveu apresentações nas escolas.

Mesmo sendo a 1ª caminhada, este é o 5º ano que o Viamão faz esta conscientização. “Os municípios têm que ter políticas públicas claras para ir contra a doença. Precisamos tratar do assunto ‘sexualidade’ com naturalidade, e em defesa da vida”, ressalta o prefeito Alex Boscaini. Já, a secretária de Saúde, Liciane Fraga, disse que somente a união de todos é que vai combater a epidemia. “O nosso maior objetivo é promover a conscientização. Cada um fazendo a sua parte teremos um município imune à doença”.
No mesmo dia, o Centro de Atenção Psicosocial (Caps) comemorou o seu 5º aniversário.

Saiba mais:
Em Viamão, 90 crianças de todas as faixas etárias estão em tratamento.
Homens, mulheres e idosos somam 1.217.
Atendimento: Serviço especializado em DST/HIV/Aids Herbert de Souza, localizado na rua Ângelo Silveira, 170, na vila Lanza, parada 32, junto à Unidade de Referência em Saúde Lomba do Sabão, conta com uma equipe de médicos sanitaristas, pediatras e assistentes sociais.
As unidades de saúde fazem a acolhida, e caso tenha alguma identificação com a doença, o paciente é encaminhado para o serviço especializado.
Existe também um laboratório de testagem, das 8 às 14 horas, com atendimento gratuito.
Os medicamentos fornecidos à comunidade são os antirretrovirais. O governo federal faz a licitação e o Estado distribui, através do Sanatório Partenon, na avenida Bento Gonçalves, e da Assistência em Dermatologia Sanitária (ADS), na avenida João Pessoa, ambos em Porto Alegre.
A Ong Ama a vida é a entidade que colabora junto à SMS há oito anos.
Para as crianças que têm a doença, existe um pediatra especializado para o atendimento. Antes de chegar à pediatra, as mesmas passam por assistentes sociais e psicólogas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Viamão

Nenhum comentário: