sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Articulações em Brasília defendem a potencialização de ações do Pronasci em Viamão

Projetos como “Mulheres da Paz” e do “Protejo”, serão

essenciais para o resgate da cidadania e do combate a criminalidade no município.

É a terceira audiência, em menos de um ano, realizada no Ministério da Justiça em Brasília-DF, pelo vereador Armando Azambuja, presidente da Comissão de Justiça da Câmara, na articulação da potencialização e da prática para Viamão, dos projetos e ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Recebido, na tarde da última sexta-feira (28/10), por Ronaldo Teixeira da Silva, o prof. Nado, que é o secretário Executivo do Pronasci e o chefe de gabinete do Ministro da Justiça, Tarso Genro, o vereador Armando, acompanhado pelo vereador Dédo Machado, representante da Câmara no GGI (Gabinete de Gestão Integrada), reivindicou o projeto “Mulheres da Paz” para Viamão, que propõe a capacitação de mulheres líderes das comunidades em temas como ética, direitos humanos e cidadania, para agirem como multiplicadoras e o projeto “Protejo”, destinado aos jovens em riscos e vulnerável a criminalidade.

O vereador Armando explica que, na prática, o projeto “Mulheres da Paz”, convidará para multiplicar o Pronasci, líderes comunitárias de associações de moradores, clube de mães, de áreas de participação comunitária, CPMs e conselhos das escolas e de outras lideranças. Elas receberão bolsa auxílio e cursos de especializações e aprimoramentos: informática, mediação e direitos humanos, entre outros. Essas mulheres fariam trabalhos de convivência e mediações, identificando os jovens com situação de vulnaberidade social e a beira da criminalidade, com aplicação e condução do projeto “Protejo”.

No segundo momento, de acordo com o vereador Armando, os jovens, através do “Protejo”, seriam convidados pelas equipes multidisciplinares e pelas “Mulheres da Paz”, a fim de atingir outros rapazes, moças e suas famílias, contribuindo para o resgate da cidadania nas comunidades. Esses jovens também seriam multiplicadores do Pronasci, e igualmente receberão bolsa auxilio e cursos de capacitação e aperfeiçoamento.

Para o vereador Armando, “o Pronasci se destaca quando demonstra uma política com ações sociais no ataque às causas da violência e não apenas às suas conseqüências, sendo necessária e importante a sua potencialização em Viamão”.

Fonte: http://vereadorarmando.com.br/noticia105.htm

Nenhum comentário: