quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Assentamento Filhos de Sepé completa dez anos

Inauguração de infra-estrutura marca a data



Aconteceu ontem (17), às 10h30, no distrito Águas Claras em Viamão, atividade comemorativa aos dez anos do Assentamento Filhos de Sepé. O evento foi marcado pela inauguração de infra-estrutura construída com o apoio do projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil, além de visitas às lavouras de arroz orgânico e almoço de confraternização.


Formado por 376 famílias, o Assentamento Filhos de Sepé teve início em dezembro de 1998 na localidade de Águas Claras, Viamão-RS. A atividade orizícola surgiu em função da tradição já existente no município, devido à topografia, tipo de solo e existência de mananciais hídricos apropriados. Em 2002 os produtores do assentamento plantaram experimentalmente 2 ha de arroz orgânico. A partir de então, mesmo com carências de infra-estrutura, a área cultivada aumenta a cada ano. Atualmente são plantados cerca de 180 ha de arroz.


Como o assentamento está localizado em área de preservação ambiental, desde 2007 os produtores adotaram a técnica do plantio orgânico - onde o controle de invasoras e pragas é feito sem o uso de agrotóxicos. A opção pela atividade ecológica vem ao encontro das exigências do público consumidor, que busca uma oferta maior de produtos naturais e livres de produtos químicos.

Desenvolvimento Regional Sustentável - O projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) elaborado a partir de uma parceria entre o Banco do Brasil, Associação dos Produtores de Arroz e Peixe do Assentamento Filhos de Sepé e Cooptec busca melhorar a qualidade do produto, aumentar a produtividade e a área de produção. Para tanto, estão previstas ações de treinamento sobre plantio, criação de uma marca para o arroz produzido, aquisição de estrutura de secagem, obtenção de certificação para o arroz, aquisição de maquinário para beneficiamento, financiamento da estrutura de secagem e financiamento da aquisição de máquinas.


Entre as ações já realizadas destacam-se o financiamento das lavouras e os investimentos em tratores, colheitadeira, implementos e galpões. Durante o evento comemorativo será inaugurado oficialmente o galpão das máquinas, construído com recursos viabilizados por meio do DRS. O projeto de DRS do arroz orgânico já beneficia mais de 190 pessoas.




Fonte: Cilone Zang

Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia!
Meu nome é Mariana, sou escritora de Juiz de Fora, MG. Preciso levantar uma informação para um livro, já que meu personagem é natural da cidade de Viamão. Preciso saber se havia bailes de carnaval cidade (ou região), por volta de 1944. Se sim, onde e como eram (superficialmente). Você tem como me ajudar? Agradeceria muito se pudesse me responder, já que o acesso a essas informações é muito restrito, por causa da distância.
Obrigada! Parabéns pelo blog! É muito importante que seja feita a divulgação da nossa cultura!
Atenciosamente,
Mariana Schuchter.