terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Festa encerra as atividades do Caps

A festa de Natal da Saúde Mental, ocorrida no Walter Graff, na quinta-feira, dia 4, é uma atividade que busca integrar usuários, trabalhadores e familiares do serviço. O objetivo principal da festa foi incentivar a inclusão e a participação social, através de uma forma lúdica, além da afetividade.

A festa foi organizada pelos usuários e trabalhadores do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II Centro Renascer, Casa Azul, AD Nova Vida e Serviço de Atendimento à Criança e Adolescente (Sameca). A coordenadora da Saúde Mental do município, Alessandra de Matas Soares, e a secretária da Saúde, Liciane Fraga, iniciaram o evento e desejaram a todos um feliz natal e um próspero ano novo.

O mestre de cerimônias foi o usuário do Caps, Luiz Wagner Machado, o “Pica-Pau”, que com muito humor descontraiu a festa. Houve desfile de roupas customizadas, apresentação individual de violão e voz, apresentação do coral e do grupo musical.

Foram sorteados presentes confeccionados nas oficinas dos Caps, e expostos artesanatos e objetos feitos com sucatas para venda. O encerramento da festa aconteceu em clima de emoção, com todos cantando a música “Novo Tempo”.


Saiba mais:
O CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). É um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais. Foi criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos. Todos os Caps têm uma equipe multiprofissional. Os usuários têm projeto terapêutico individualizado, elaborado conjuntamente com a equipe, onde são oferecidos grupos terapêuticos, oficinas, atendimentos individuais, visitas domiciliares, atividades na comunidade e grupos de familiares
.

O objetivo principal é incentivar a autonomia do usuário, promovendo a inserção social, reconstrução de laços sociais, familiares e comunitários.

A coordenadora da Saúde Mental em Viamão é Alessandra de Matas Soares.

Contato dos Caps no município:
CAPS II AD – Nova Vida: avenida Bento Gonçalves, n° 443 – Centro. F: 3485.8762
capsadnovavida@pmviamao.com.br
CAPS II – Casa Azul: rua Nossa Senhora de Fátima, n° 663 – Viamópolis. F: 3054.2451
CAPS II Centro Renascer: rua 2 de Novembro, n° 167 – Centro. F: 3492.8913 Sameca (Programa de Saúde Mental da Criança e do Adolescente)
URS Lomba do Sabão: rua Ângelo Silveira, n° 170. F: 3493.1191
UBS Monte Alegre: rua Espírito Santo, n° 200. F: 3493.7343
UBS Augusta Meneghini: rua Teodoro Luís de Castro, n° 930. F: 3435.2627

Fonte: PMV


Nenhum comentário: