A coordenadora da Mulher, Aline Mendes, questiona o que significa liberdade para cada mulher.
“Ações devem começar com políticas públicas e a mudança de atitude das mulheres é muito importante para a qualidade de uma vida familiar”, afirma Aline.
Sergio Kumpfer, vice-prefeito, afirma que políticas públicas de gênero devem ser discutidas a todo instante. “Juntos devemos produzir opiniões, identificar problemáticas e fazer mudanças de atitude, pois todas as injustiças praticadas acontecem por uma questão cultural. Os equipamentos de proteção e desenvolvimento do ser humano devem ser levados em conta”, observa Kumpfer.
Acompanhando o evento, Rosa Maria Silva da Rosa, já participante de outros encontros, gosta muito de estar nesse ambiente. “Vou a reuniões dos grupos, já participei das outras edições do encontro das mulheres, enfim, eu gosto de participar. É bom estar aqui”, avalia Rosa.
O encontro vem para informar a população. Depois de muito diálogo e debates sobre os diversos assuntos relacionados ou não à mulher, elas deram uma “cartada final”. Na programação, o público acompanhou a palestra da advogada da Themis, Beatriz Picolli, sobre a Lei Maria da Penha, importante ferramenta para a criminalização da violência contra a mulher.
Em seguida foi discutida a aplicação da lei em Viamão, dentro das delegacias, fórum e sociedade civil. Após tudo isso foi feita a deliberação da carta do IX Encontro de Mulheres.Acompanhando o evento, Rosa Maria Silva da Rosa, já participante de outros encontros, gosta muito de estar nesse ambiente. “Vou a reuniões dos grupos, já participei das outras edições do encontro das mulheres, enfim, eu gosto de participar. É bom estar aqui”, avalia Rosa.
O encontro vem para informar a população. Depois de muito diálogo e debates sobre os diversos assuntos relacionados ou não à mulher, elas deram uma “cartada final”. Na programação, o público acompanhou a palestra da advogada da Themis, Beatriz Picolli, sobre a Lei Maria da Penha, importante ferramenta para a criminalização da violência contra a mulher.
Além de muito trabalho em prol da causa, o público teve seus momentos de descontração e cuidados com a saúde e a beleza. No entretenimento, tivemos a recreação para as crianças, ginástica laboral, apresentação cultural e oficinas livres. Para a saúde, a unidade móvel de ginecologia fazia a coleta de CP (papanicolau), planejamento familiar e encaminhamento para mamografia. E, para levantar auto-estima, o público contou com corte de cabelo, maquiagem e manicure. Tudo de graça.
Saiba Mais:
A Prefeitura de Viamão, por meio da Coordenadoria da Municipal da Mulher, tem desenvolvido muitas atividades. Entre os principais programas estão:
Gênero e Empreendedorismo:
Consiste em promover a autonomia econômica e financeira das mulheres, por meio de apoio técnico ao empreededorismo, associativismo, cooperativismo e comércio, a projetos de geração de trabalho e renda, inseridos na lógica da economia solidária.
Programa Mulher Cidadã e Delegada:
Capacitar lideranças comunitárias: dar-lhes conhecimentos básicos de direitos, estimular a multiplicação destes nas comunidades onde vivem, assim como a sua participação e intervenção no Orçamento Participativo.
Programa de atendimento a mulheres vítimas de violência:
Acolhe, encaminha, orienta e acompanha mulheres em situação de violência. Tem por objetivo combater a violência e melhorar a qualidade de vida daquelas que vivem em situação de risco ou conflito por conta do preconceito e da discriminação de gênero.
Fonte: Prefeitura Municipal de Viamão
Nenhum comentário:
Postar um comentário