sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Irresponsabilidade Com os Clientes Obrigam as Pessoas a Comprarem na Capital

Todos sabem das dificuldades de se manter uma empresa em Viamão, por menor que seja.  Não apenas pelos aluguéis fora da realidade mas também pela  concorrencia de grandes empresas na capital. Pode ser uma simples loja de vestuário, de informatica, de bijuterias ou até mesmo, muito particularmente, bares, restaurantes e lancherias.
Um dia destes precisei comprar uma CPU (o termo esta errado mas vamos chamar assim aquela parte principal do computador). Fui em três das melhores lojas em Porto Alegre e fiz orçamentos que prontamente me enviaram por e-mail. Noutra ocasião falarei sobre essas lojas. Mas, como trabalhava no centro de Viamão, resolvi pesquisar e encontrei uma que vendia o mesmo computador pela metade do preço. Resolvi ali comprar.
Cheguei para a moça que não tinha nenhuma formação de informatica básica (Apesar de alegar ter feito curso do SENAC de Viamão),  e disse: “Moça, gostaria de presentear meu filho no dia das crianças com um micro novo. Não quero monitor, nem teclado, nem caixas de som. Apenas uma CPU que custe no máximo R$ 3.000,00″.
Ela prontamente me fez um orçamento banal de uma maquina de R$ 1.200,00 dizendo ela que rodava qualquer coisa. Eu disse que não queria aquilo, falei novamente que gostaria de uma super maquina até R$ 3.000,00, que colocasse o melhor processador, uma otima placa de video etc. Dois dias depois me passou um orçamento que nem chegava aos R$ 3.000,00 (Primeira falha da vendedora, pois ela teria que ter feito um orçamento de R$ 4.000,00 e ter me oferecido um desconto, pois a loja sempre oferece desconto de 30%).
Micro montado, fui retirar. Quando chegamos em casa, ao ligar e ver os componentes instalados, a placa de video comprada na Nota Fiscal não estava presente e sim, outra placa no minimo 50% inferior, fabricada a mais de um ano. Fui na Internet ver os preços da placas de video e a que estava presente custava em média R$ 150,00 e a que constava na nota, passava de R$ 500,00. Fui reclamar e a moça me garantiu que apesar da placa ser mais barata e ter sido fabricada a mais de um ano, era melhor do que constava na nota, pois esta nora era apenas um orçamento. Disse ainda que tentei entrar em contato com a loja durante o fim de semana, mas não atendiam o celular. Pois a figura teve a cara de pau de dizer que eles desligam sim, não querem que os clientes fiquem ligando, ja basta eles ficarem a semana toda na loja…
Claro que ja comecei a perceber a enrolação da loja e disse que queria a minha placa que constava na nota. Dai ela chamou seu esposo que era o rapaz que montava os micros. Ele disse que ia trocar sim, pois devia ter ocorrido um engano. Estranho é que raramente eles colocam uma placa de 4 gb de video ao inves de uma placa de 1 gb. A moça pegou minha CPU e colocou no chão, direto no piso. Eui reclamei e disse que não seria um bom lugar e ela disse que iria deixar junto aos outros micros que estavam numa pequena lan house montada na mesma loja. Eu disse que não que deveria quardar em local mais seguro.
Eu entreguei essa maquina para trocar a placa numa segunda-feira e somente na quinta-feira a moça encarregada solicitou um nova placa. Era par ter feito no mesmo dia. Depois de quase 10 dias sem o micro, ja passado ate o aniversario do meu filho, me chamaram para entregar a CPU. Disse que queria testar na loja e ela fez cara feia, tentando colocar o cabo de um monitor VGA comum na entrada HDMI desta placa de video. Nem o mouse conseguia encontrar a saida. E mesmo assim diz ter feito curso no SENAC de Viamão.
Mas, hoje o micro esta funcionando muito, muito bem, apesar de ser um i5 com 16 gb de RAM, joga qualquer game e os grava em video ao mesmo tempo, isso com uma web cam ligada e conectado a web. Em outubro deveremos trocar o i5 por um i7. Com certeza, apesar do preço excelente nessa loja (que não vou dizer o nome, mas podem me perguntar em off), não vou mais passar nem perto.
(…)Foto4301
Mas há tambem o caso de restaurantes e lancherias em Viamão. Seguidamente vou a uma lanchonete/restaurante na Santa Isabel e peço uma porção de fritas sem queijo. É comum chegar em casa e ter queijo, o que não seja de ser algo ruim, mas eu não como. E como fica longe, não volto para trocar. Os donos do estabelecimento poderiam dizer que era o movimento do dia… Que nada. Já fui e não havia ninguem e mesmo assim eles não prestam atenção mesmo. Ora, com tanta gente desempregada nesse município, porque as empresas não colocam que quer realmente trabalhar? E não é uma ou duas vezes. Ja contabilizei algo em torno de 30%. Teve um ocasião em que uma moça saiu correndo e foi ate o carro trocar, pois haviam entregue outra coisa.
Totós Adoraram!
Claro, eu nem vou comentar aqui a questão dos transportes porque todos sabem da diferença entre uma empresa de onibus e uma loja. Não gosto da lancheria, vou noutra; não gosto da loja de informatica, vou a Porto Alegre. Com onibus eles podem fazer o que querem pois não ha concorrência como todos sabe. um dos problemas  mais graves a meu ver da Empresa Viamão são a não cobrança ao cumprimento dos horários por parte dos motoristas que chegam a hora que bem entendem, dormem dentro dos carros e esquecem de sair etc. Repito, não querem trabalhar, acham ruim o salario, saiam da empresa. A Viamão por outro lado deveria empregar realmente quem quer trabalhar e tem gente boa esperando por vagas. É comum também não pararem para pegar passageiros. Afinal, qual a intenção da Empresa Viamão então? Não é transportar e lucrar com o valor da passagem? Também vejo a idiotice dos tais talões e fiscais. Ando seguidamente nestas linhas e venho pessoas entrando pela porta da frente e outros pela porta de traz que não pagam e mais, os fiscais pelo que notam, nem contam os passageiros. Ontem presenciei um onibus parando fora da parada, obrigando um cidadão de muletas a caminhar ainda mais. É preciso mudar essa forma de licitação onde apenas uma empresa sirva um municipio, só assim as coisas vão mudar.

Foto4401Foto4402

Nenhum comentário: