quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Mulheres Mil iniciam com Histórias de vidas

O programa Mulheres Mil, que teve sua aula inaugural na última quinta-feira, 8, iniciou efetivamente as aulas de capacitação a 50 mulheres nesta segunda-feira, dia 12. Já na terça, 13, o coordenador da implantação do Campus Viamão do IFRS, Jeferson Funchal, recepcionou as alunas da segunda turma e informou que o Instituto e a secretaria municipal de educação estão trabalhando para aumentar o número de vagas do Programa.
Histórias de Vidas é o tema que será tratado durante esta primeira semana de aula. O curso, que formará 100 mulheres em auxiliar de confeitaria, foi dividido em duas turmas com 50 alunas.


A formação técnica se dará nas últimas 100 horas. As primeiras 60 horas serão para fazer um resgate cultural, social e educacional para as participantes. De acordo com a secretária de Educação, Maria Clarice de Oliveira, serão propiciadas aulas de resgate da cidadania, elevação da autoestima, conhecimentos gerais, conhecimentos específicos, saídas culturais, entre outros. As aulas teóricas serão ministradas no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caic Monte Alegre.
No primeiro dia de aula, as alunas receberam uma bolsa com caderno universitário, folhas de ofício, régua, giz de cera, lápis e caneta. Também está sendo confeccionada uma camiseta identificativa do programa. A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caic Monte Alegre, Anelise Veit, não se continha em felicidade. “Estava esperando muito por este momento. Creio de estas mulheres, muitas delas mães de meus alunos, sairão do curso preparadas para dar um novo rumo às suas vidas e se inserirem no mercado de trabalho, gerando renda e propiciando uma melhor qualidade de vida às suas famílias”, ressalta.
Algumas mulheres iniciaram a capacitação tendo que levar seus filhos para dentro da sala de aula. A Secretaria de Educação está fazendo um levantamento desses casos, verificando a faixa etária das crianças, para providenciar uma professora de educação infantil para propiciar atividades lúdicas no período em que as mães estejam recebendo a capacitação. “Vamos providenciar todas as condições necessárias para que estas mulheres possam seguir até o final do curso, sem desistir”, ressalta.



Saiba mais:   

  - A implantação do programa Mulheres Mil é uma iniciativa da Prefeitura de Viamão, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, onde também são parceiros engajados a OAB, Sesc, Senac e Anvisa. O programa é sustentado pelo tripé Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável.
  - Durante a qualificação, que terá 160 horas, serão desenvolvidos processos, metodologias, ferramentas técnicas e currículos que promovem o acesso e a permanência em sala de aula e a formação em áreas profissionais específicas de cada localidade, assim como a transmissão de temas transversais para a formação cidadã, tais como comportamento sustentável, saúde e direito da mulher, inclusão digital, cooperativismo, proteção ambiental, dentre outros, com o intuito de possibilitar sua inserção no mundo do trabalho.


  - Serão fornecidos todo material didático necessário para a realização do curso, e, como incentivo de permanência, cada uma das 100 mulheres, que tiver pelo menos 75% de frequência, receberá uma bolsa de R$ 100,00. Elas abrirão uma conta no Banco do Brasil, sem taxa alguma, somente para receber o cartão e poder sacar o benefício.
  - As aulas teóricas, que terão carga horária de 60 horas, serão ministradas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caic Monte Alegre. As mulheres serão divididas em duas turmas com 50 integrantes cada. Uma turma terá aula nas segundas e quartas-feiras e a outra, nas terças e quintas-feiras, no horário das 13h30 às 17 horas. Já as aulas práticas, de confeitaria, serão ministradas no Novo Lar de Menores. As mulheres terão transporte para conduzi-las até lá. 

    

Nenhum comentário: