sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Município adere ao Programa “Crack, é possível vencer”.

Na manhã da última quarta-feira, 29, o prefeito Valdir Bonatto assinou, no Palácio Piratini, juntamente com o governador Tarso Genro e o ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, o termo de adesão de Viamão ao Programa Crack, é possível vencer, uma parceria entre a União, o Estado e o Município. Na solenidade aderiram ao programa também os municípios de Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Pelotas e Porto Alegre.

As ações de enfrentamento ao crack compreendem políticas públicas de prevenção ao uso de crack e outras drogas, cuidado às pessoas com necessidades de saúde decorrentes do uso de entorpecentes, reinserção social dos dependentes e o enfrentamento ao crime organizado e ao tráfico, regidas pelas diretrizes da Política Nacional sobre Drogas.

Em nosso Estado mais de trinta cidades de habilitaram para receber as ações do programa, mas apenas oito foram contempladas, e Viamão é uma delas. Segundo o cronograma de metas pactuadas, o município deverá receber um Centro POP (Centro de Referência Especializado para População de Rua), um consultório de rua e uma unidade acolhimento adulto e outra infantojuvenil, todos estes serviços direcionados à saúde.

Já a segurança pública receberá vinte câmeras para videomonitoramento a serem instaladas na região das Augustas, área priorizada na cidade por ser região de grande vulnerabilidade. Juntamente com as câmeras, o município contará com uma base móvel, que compõe um microônibus, duas viaturas e duas motos, mais pistolas de condutividade elétrica.

A partir da próxima segunda, 05, inicia-se o curso de capacitação para agentes de segurança que atuarão no programa, serão 40 agentes, entre brigada militar, polícia civil, SUSEPE e vigilância municipal.

Entre os compromissos assumidos pelo município ao aderir ao programa estão os de estabelecer um plano de ação municipal com metas definidas para o programa, fortalecer o desenvolvimento de ações integradas para a redução da demanda de crack e outras drogas, incentivas a participação social na elaboração e gestão das políticas, entre outros.

“Crack, é possível vencer” é um dos programas desenvolvidos pela prefeitura através do programa de Políticas Sociais Integradas, das secretarias municipais de educação, saúde, cidadania e assistência social e cultura. 
 

Nenhum comentário: