domingo, 10 de agosto de 2008

Aviões se Cruzam nos céus de Viamão

O que para muitos pode parecer um fato corriqueiro, o cruzamento de dois aviões em pleno vôo pode terminar de forma trágica, ainda mais no Brasil. Para quem já esteve num deles e viu o outro passar é uma experiência incrível. Pois hoje, neste belo domingo de sol, exatamente as 12:25 hs haviam dois aviões vindos da direção norte que formavam um angulo que na certa iriam se cruzar.

O mais incrível e que por volta de 12:30, outro avião também deixou seu rastro no céu, praticamente na mesma rota dos dois primeiros. Não perdemos tempo e com uma maquina digital, registramos as belas imagens a seguir. O vídeo do momento exata esta sendo editado. Aguarde!

Este rastro é conhecido como rastro de condensação e pode acontecer em qualquer altitude porem, ocorre com mais frequencia em altitudes maiores devido as baixas temperaturas.

Este fenomeno acontece por vários motivos:

1-Quando o avião se desloca ele gera turbulencia e calor estes dois fatores aquecem o ar e a umidade em volta da asa do avião o que gera vapor de agua como o ar em volta do avião voa em temperaturas menores que 100 graus(temperatura de vapor) o vapor recem criado já se condensa(vira agua ou gelo).

2-O mesmo efeito acontece com o ar que sai aquecido das turbinas do avião.

3 - o mesmo ocorre em ambientes muito umidos

Esse efeito pode acontecer em qualquer altitude( quanto mais frio mais fácil de acontecer), este rastro branco tambem acontece em corridas de formula um em dias chuvosos e frios neste caso o rastro se forma acima do aerofólio traseiro.


A altitude escolhida para os vôos comerciais não tem apenas como limite a capacidade do avião, também são feitos cálculos que normalmente estão relacionados a distância e tempo de vôo. Quanto mais alto for o vôo, menos combustível o avião consome. Para que isso seja bom a distância a ser voada deve ser suficiente para que o combustível gasto para chegar até aquela altura compense o tempo que o Võo terá gastando menos la no alto. Outra limitação é a altitude das aerovias (estradas imaginárias balizadas por sinalizadores em solo) e seguidas por instrumentos no avião.



A maioria dos vôos comerciais realizados por jatos ( Foker 100, B-737, B747, Airbus 319,320 etc.) costumam voar aprox a 30.000 pés em relação ao nível médio do mar, variando um pouco para mias ou para menos, respeitando as normas de aviação. Isto equivale a aprox. 9 Km. Em vôos mais longos ou quando a situação for conveniente (direção dos ventos, tráfico de outras aeronaves) esta altitude pode ser de 42.000, 45.000 - aprox.13 Km de altitude. Para aviões turbo hélice (composto de jato com uma hélice) Ex Focker 50, ATR, Brasília, que normalmente são mais adequados para vôos de médio alcance, a altitude normalmente utilizada está em torno de 20.000 pés - aprox. 6 Km de altitude. Esta é uma altitude que está mais sujeita a ocorrência de formações meteorológicas ( núvens, chuva, Etc. )


Para voar a estas altitudes o avião precisa ser pressurizado para permitir que respiremos normalmente no interior da aeronave. Apartir de 14.000 pés já fica difícil respirar sem a ajuda deste equipamento. O ar é injetado dentro da cabine e é retirado de compressores que sugam o ar utilizado na propulsão dos motores. O Võo ocorre como se estivesse a 10.000 pés.



A esquerda, ratro do terceiro avião. A direita o "x" do cruzamento dos dois primeiros.
Vídeo em Edição

2 comentários:

Anônimo disse...

wow, very special, i like it.

Anônimo disse...

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