Acordo de Convivência – REVea
Do ponto de vista da gestão da rede e do convívio de seus integrantes são nossas regras de convivência:
· Uso permanente de diálogo respeitoso, evitando a agressividade nas discussões e nos atos.
· O respeito ao sigilo e privacidade das instâncias deliberativas da REVea (lista da facilitação municipal e reuniões da facilitação).
· Respeito às decisões específicas de cada rede, no que se refere a um determinado assunto e ações, efetivando o princípio da autonomia.
· Consulta às redes membros da REVea quando da tomada de decisões que venham a atingi-las, aprimorando a horizontalização e a democracia interna e evitando a verticalidade no processo de gestão e decisão.
· Respeito à diversidade dos integrantes, considerando o caráter multi-setorial da REVea, evitando-se atitudes excludentes e preconceituosas.
· Permanente busca do envolvimento dos participantes nos planejamentos, participação em eventos, representações, colocando em prática os princípios de multi-liderança e interdependência.
· Compromisso de compartilhamento de informações, conhecimentos, experiências, colocando em prática o princípio da conectividade.
· Inclusão na agenda da rede membro dos temas definidos para uma agenda de ação comum da REVea: apoio a implantação da Política Nacional de Educação Ambiental, mobilização para a destinação de recursos públicos para a Educação Ambiental, participação e apoio aos movimentos pela inclusão digital, participação nos movimentos por uma Educação com qualidade, educação para o consumo sustentável.
· Evitar que os interesses pessoais ou institucionais se sobreponham ao interesse coletivo da REVea.
O Acordo de Convivência é um documento elaborado pela Facilitação da REVEA com o intuito de definir normas para o relacionamento, tendo como fonte inspiradora os princípios do padrão organizacional em rede: autonomia, democracia interna, respeito à diversidade, conectividade, multi-liderança e interdependência.
Para aderir a REvea mande um e-mail com o título Adesão a REvea para grupomarica@bol.com.br com cópia para jorgeamaroborges@gmail.com.
Materia enviada por Jorge Amaro Borges - Saiba mais em www.vhecologia.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário