terça-feira, 5 de agosto de 2008

Brizola choraria ao ver Viamão

Não importa de que partido era o saudoso gaúcho Leonel Brizola. Mas com certeza não era do PT pois certa vez concorreu com o Luiz Inácio. Estamos trazendo a tona em tom relativamente de brincadeira mas o assunto é serio. Evidentemente as obras de um partido não interessam para o partido que assume, ainda mais quando a coisa é boa como era a Escola do CAIC, assunto principal desta matéria. Tanto é verdade que a Av. do Trabalhador foi uma mão na roda para quem trabalha e também para quem tem amigos ou parentes ao longo desta via. Mas a administração local fez o que pode, alias, não fez nada para que os terminais viessem abaixo tanto pela corrosão do tempo como também pela ação de humanos pouco favorecidos mentalmente.


Todos lembram que havia até mesmo um posto de saúde no terminal da Santa Isabel e também uma biblioteca publica. Mas derrubaram a praça, ouve comícios, promessa de segurança como sempre etc. Mais tarde, pouco mais de 6 meses a praça já estava em pedaços. E para onde foi o posto de saúde? Para uma rua afastada do centro, local escuro e perigoso onde as pessoas tem que ir as cinco da manhã tirar fichas. A ultima vez que estivemos eram apenas 7 fichas, para uma vila de mais de 50.000 habitantes. Talvez a administração acredite que todos gozem de boa saúde. Esperamos que sim.

Agora nos escreve o Sr. Carlos, da Vila Monte Alegre que mostra o que esta ocorrendo com a Escola CAIC. Estivemos lá varias vezes e os banheiros são imundos, não se pode usar. As salas estão com moveis quebrados, paredes riscadas etc. Claro que muita destruição infelizmente e causada por jovens da própria escola. A ferrugem está destruindo uma grandiosa obra que custou sabe lá quanto do contribuinte, pois no Brasil para cada um milhão investido praticamente outro tanto é desviado. Isso não é mais novidade.

Mas porque a Administração local, em especial a Secretaria da Cultura não fez e não faz nada? Poderiam transformar aquele estádio por exemplo num grande estúdio, um teatro, local de shows ou local para eventos, já que há espaço para veículos. Alguma empresa poderia doar as tintas e pintar o mesmo em troca de pintar sua marca (o prédio e visto a mais de 10 km de distancia e é visto até mesmo pelo Google Earth). Idéias não faltam, falta apenas interesse da Administração em cuidar de algo que ela não criou.

Abaixo, o e-mail enviado


“ASSUNTO: DENUNCIA - Descaso

MENSAGEM/OBS: Há muito tempo foi criado o colégio CAIC no Jary, é uma grande obra feita pelo estado e que veio beneficiar muitas crianças. Desde a sua criação o governo parece não ter dado muita atenção a rede de esgoto e mesmo depois de ter passado a administração deste para o município o problema com o esgoto continuam.

O que os moradores enfrentam hoje é um total descaso da prefeitura com relação ao estrago que esta água provoca na rua tornando o trânsito de veículos e pedestres quase impossível no meio de tanto lodo além de favorecer acidentes pois, motoqueiros que não querem se sujar andam pelo que resta da calçada.

Nem parece que há pouco tempo tivemos vários casos de dengue e outrs doenças que esta situação pode provocar. Ao ligar para o fala cidadão temos que escutar a atendente nos dizer com ar de deboche que pode demorar até 15 dias para talvez ser atendido. E se nesse meio tempo tivermos uma chuva forte aí então os moradores terão que usar barcos para ir trabalhar ou levar os filhos para o colégio.

É assim que a atual administração pretende se reeleger?. A rua esta é a Tarso Dutra que tem um trânsito de veículos alto inclusive passando duas empresas de ônibus a EVEL ea Viamão. O calçamento fica só na promessa e enquanto isso os moradores tem que se defender do barro até mesmo nos dias de sol.

O QUE PODE SER FEITO: Se possível que viessem olhar e constatar a situação da rua ou então divulgar esta mensagem para ver se aparece alguém que ajude a resolver este problema. Muito obrigado pelo espaço. Um abraço a todos!.”


Uma coisa que a Administração deveria fazer era cobrar das empresas de ônibus os custos com o calçamento das ruas por onde passam. Todos sabem que as empresas de ônibus ganham milhões com o transporte de passageiros, do contrario já teriam passado para outra concorrente.

Leia também sobre o fim dos CAICs

Abandono
O abandono completo do programa (CAIC) aconteceu por razões políticas e técnicas. Em janeiro de 1995, o presidente Fernando Henrique Cardoso extinguiu a secretaria especial do Ministério da Educação que gerenciava sua implementação. Todos os Caics passaram ao domínio dos governos estaduais e municipais. A maioria não manteve a proposta inicial, apenas aproveitou a estrutura física para abrigar alunos no sistema convencional de educação.

2 comentários:

Anônimo disse...

ok. I found an information here that i want to look for.

Anônimo disse...

Thanks to the owner of this blog. Ive enjoyed reading this topic.