sábado, 1 de novembro de 2008

Assinado convênio de saneamento entre Estado e Prefeitura de Viamão

Foi assinado hoje (30) na Prefeitura de Viamão, convênio de cooperação de cooperação técnica entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, e a Prefeitura de Viamão. O convênio foi assinado pelo prefeito Alex Boscaini e o secretário Marco Alba e prevê a assinatura, nos próximos dias, de um contrato de programa de água e esgotos entre o município e a Corsan.

Em sua manifestação, o secretário Marco Alba disse que a assinatura desse contrato implica na renovação da relação do município com a Corsan, possibilitando a recuperação do passivo ambiental na área de esgotos sanitários. O governo do Estado está iniciando investimentos na ordem de R$ 107 milhões para implantar o sistema de coleta e tratamento de esgotos integrado das cidades de Alvorada e Viamão, cujas obras estarão concluídas em setembro de 2010.

O prefeito Alex Boscaini afirmou que várias empresas ofereceram-se para operar o sistema de água de Viamão, mas sua decisão foi renovar o contrato com a Corsan, incluindo a implantação das redes e do tratamento de esgotos. "Nós não vamos cobrar a Corsan, vamos ser parceiros" disse o prefeito ao lembrar que será necessária a educação ambiental para que a comunidade perceba a importância da obra de esgotos. O diretor-presidente Mário Freitas, da Corsan, informou que 200 mil pessoas serão beneficiadas com a obra de esgotos e outras 60 mil tiveram as condições do abastecimento de água melhoradas com a conclusão do assentamento de uma adutora de água tratada.

Fonte: Ascom / Corsan

Nosso colaborador Valério Cordeiro comenta a matéria:

"Amigos,

Pena que nesta notícia não seja dita toda a verdade, por exemplo que nossa conta de água deverá ter um acréscimo de até 70%, que não temos uma agência municipal reguladora de serviços públicos, que poderia inclusive servir para fiscalizar outros serviços como o transporte coletivo, entre outros. Não dizem também que os 107 milhões é proveniente do PAC e a maior parte é a fundo perdido, ou seja o Estado só pagará 15% deste valor, já o cidadão pagará toda a conta, e não só 15% dela.

Infelizmente o governo municipal atropelou na Câmara de Vereadores e junto com o Ministério Público acabou com a tentativa de poucos bravos vereadores que tentaram garantir uma tarifa mais justa aos munícipes. Lembro apenas de manifestações contrárias dos vereadores Nadim e Geraldinho, que tentaram, sem sucesso, aprimorar o convênio em favor dos viamonenses.

Também participei, representando as entidades sociais e comunitárias, de algumas discussões na Câmara sobre o assunto, onde demostrei que em outros locais como Curitiba e Porto Alegre as tarifas de água são infinitamente menores que as da Corsan, mas também não foram suficientes para sensibilizar o Executivo e o restante do Legislativo. Finalmente, só nos resta esperar que pelo menos a Corsan preste bem o novo serviço, pois as referências de atendimento em Viamão, até hoje, ainda deixam muito a desejar.

Vejam a diferença de negociação feita pelo prefeito eleito de Santa Rosa. Ele diz que vai negociar com a Corsan "um contrato que seja favorável aos interesses do município". Já em Viamão, uma cidade com um poder de barganha muito maior, pois existem muito mais residências pagando pelo serviço de água, nos abaixamos diante desta sanguessuga dos nossos bolsos. Nosso prefeito precisa se impor um pouco mais, Viamão é o 8º município em arrecadação no estado, temos mais de 250 mil habitantes, só por isso já podemos nos sentar com um pouco mais de vantagem em uma mesa de negociação. Chega de comer prato feito, Viamão não merece isso.

Um abraço,

Valério Cordeiro

Presidente ASCOQUE"

S. Monteiro tambem comenta:

"Isso já não soa mais estranho. Mais uma vez me parece que a Administração "ganha" de alguma forma não tentando trazer beneficios para os municipes como bem diz Valério Cordeiro. Outra situação como do transporte coletivo também parece que vai no mesmo caminho. Se for criada uma proposta para trazer outra empresa com melhores serviços, com certeza não será aprovada. Quem esta ganhando com isso, ou seja, que estaria ganhando ganhando com a misera do povo? Por mais estranho que possa parecer, a maioria aprova tudo isso. fazer o que então? É pagar e pagar ou sentar e esperar o onibus..."


Nenhum comentário: