terça-feira, 18 de novembro de 2008

Carta de agradecimento e convite do NASCEM

Carta de agradecimento e convite do NASCEM
Queridos(as) amigos e amigas:

É com imensa gratidão que viemos por meio dessa carta agradecer as inúmeras manifestações de carinho e todas as doações efetuadas pelos colaboradores a esse lindo projeto que floresce na comunidade do Jardim Castelo, na cidade de Viamão.
E é também com grande alegria que gostaríamos de contar um pouco da história do NASCEM, da Casa da Sopa, e de como surgiu esse sonho, que pouco a pouco ganha espaço nessa realidade compartilhada por todos. Realidade essa que, dia a dia, se amplia concretizando passo a passo um novo olhar em relação à comunidade, criando bases para uma sociedade cooperativa e responsável.


O NASCEM – Núcleo de ação Social Comunitário e Educacional Caminho do Meio - surgiu como realização de um sonho coletivo, cuja finalidade essencial é compartilhar uma forma de viver junto ao movimento da Mandala da Cultura de Paz.
Dentre as muitas pessoas que congregam este Núcleo, situado a Rua 11 do Jardim Castelo, Viamão/RS, a figura de Dionísia Oliveira Machado, fundadora da Casa da Sopa, atualmente presidente do NASCEM, tem sido a principal propulsora deste movimento de transformação pessoal e social. Em atividade desde março de 2006, a Casa da Sopa vem ampliando os serviços oferecidos às crianças.
No ano de 2004, Dionísia começou a participar de uma oficina chamada "Colcha de Retalhos", que acontecia aos sábados no Centro de Estudos Budistas Bodisatva/Instituto Caminho do Meio (CEBB), uma instituição vizinha a sua comunidade. Nestes encontros, Dionísia sempre falava de seu desejo de ter um espaço para ajudar as pessoas que passavam fome em sua comunidade, uma vez que ela própria, quando trabalhava coletando material reciclado nas ruas de Porto Alegre, foi alimentada por uma senhora que oferecia almoço aos que não tinham o que comer.

" Eu tava dois dia sem botar nada na boca. Isso fazia já um ano que eu tava juntando papel. Mas eu sempre pensava em sair. (...) Eu dormia no chão, a minha casa onde eu morava não tinha mais do que um metro e meio. Era horrível. (...) Aí comecei a pensar na minha cabeça: 'Ah se um dia Deus me ajudar que isso aconteça, quando eu sair da rua a primeira coisa que eu vou fazer é fazer alguma coisa pras criança. (...) Eu fiz um pacto comigo e com ele (Deus) de cuidar das crianças (fala de Dionísia)."

Durante os anos de 2004 e 2005, Dionísia evoluiu em seu entusiasmo, contagiando as amigas Venil, Mara, Enoilda e demais vizinhas, o que resultou na criação do grupo de mulheres "Flor-de-Lis", acompanhado, principalmente, por Leocilda Pacheco (do Centro Budista), com o apoio direto de Lama Padma Samten, o professor espiritual do CEBB. Com o dinheiro arrecadado na venda dos artesanatos produzidos nas oficinas do CEBB, as mulheres do "Flor-de-Lis", inspiradas por Dionísia, começaram a oferecer sopa para algumas crianças do "Castelinho" em março de 2006, no próprio pátio da casa de Dionísia, cuja residência foi batizada de "Casa da Sopa". De lá para cá, esta rede de apoio só veio a se ampliar. Dois meses após a iniciativa, panelões e canecas foram doados para garantir o feitio da sopa para as crianças e para todos os que precisassem. Na medida em que a dignidade do trabalho das mulheres foi sendo reconhecida, as doações foram aparecendo...
... atualmente, pessoas e entidades auxiliam com alimentos e trabalho para os almoços que ocorrem três vezes na semana (atendendo uma média de 70 crianças por refeição) e, também, para as festas de Páscoa, Dia da Criança e Natal. Além disso, os voluntários que ofereciam oficinas no Centro Budista começaram a se deslocar para a comunidade do Castelinho, ensinando as crianças e adultos a cantar, tocar violão, fazer esculturas em argila, reciclar papel e executar trabalhos manuais com madeira: caixinhas, carrinhos e, na oficina de aeromobilismo, os aviõezinhos que voam!
As idéias e necessidades de novas atividades na Casa da Sopa foram se ampliando, até que, em maio de 2007, surgiu o NASCEM, congregando a comunidade do Castelinho, o pessoal do Centro Budista, o apoio formal da Associação dos Moradores do Jardim Castelo e, também, da Igreja Católica, especialmente, dos Irmãos Maristas e do PE. Ciro e, ainda, da Igreja "Testemunhas de Jeová", através do Pastor Peter.
Além das atividades anteriormente citadas, as crianças, adolescentes e adultos que por lá circulam, contam com oficinas diversas, como marcenaria, musicalidade, dança, futebol, atendimento psicológico e pediátrico, atendimento de acupuntura, trabalho corporal, artesanato, padaria, educação ambiental , compostagem e grupo operativo de reflexão em saúde e educação. A principal aspiração do NASCEM foi a de ampliar a Mandala da Cultura de Paz, fazendo amigos, acolhendo apoiadores e gerando novos sonhos coletivos positivos.
Esse ano de 2008, abraçamos juntos uma grande obra, que foi a ampliação do refeitório e cozinha para preparo dos alimentos, que também serve de sala para oficinas, reuniões e eventos, como as tradicionais festas em datas comemorativas. Nos alegra muito que sua conclusão tenha se realizado tão rápido, e desde o mês de agosto, já se encontra em funcionamento.
Muitos sonhos ainda estão por se realizar e, como dizia um poeta brasileiro: “ Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”
Juntos nos sonhos, juntos no trabalho, juntos na superação dos obstáculos, juntos na alegria, juntos a cada dia, acreditando verdadeiramente que a união faz a força, e a diferença. Sonhando juntos com a ampliação de nossa ação, para benefício de muitos, até onde os nossos braços alcançarem.
Neste sentido, gostaríamos de convidá-los mais uma vez a nos visitar e juntos viver essa realidade!!!
Aproveitamos também para comunicar o nosso e-mail para contatos, ampliação de sonhos e partilha de realizações.

nascem@caminhodomeio.org

Com carinho e gratidão
Diretoria do NASCEM


Observação da Rede do Bem: ficamos muito felizes com a evolução do NASCEM, pois a Rede do Bem tem sido parceira nesse tempo todo, com seus componentes participando das doações. Um trabalho sério e comprometido com o Bem não pode ser abandonado. Vamos ajudar cada vez mais!

Fonte: Mpva Rede do Bem
http://novarededobem.blogspot.com/2008/11/carta-de-agradecimento-e-convite-do.html

Nenhum comentário: