Esta semana ficamos sabendo de um movimento para trazer um shopping para Viamão. Com sempre, as coisas são vem a publico depois de concluídas sem um dialogo com a população. Viamão, acreditem ou não já tem um shopping e fica na Av. Liberdade, numa péssima localização. Além de alugueis fora da realidade, não há segurança, o que faz muitos empresários abandonarem a idéia de alugar salas.
O Super Mercado Guarapari, melhor localizado na Santa Isabel, tem um pequeno centro comercial que funciona relativamente bem. Pena que a empresa que desenhou o prédio tenha colocado a porta no local errado. A porta deveria facilitar as pessoas irem neste pequeno centro comercial. Após quase um ano, tem pessoas que vão no Guarapari e não sabem que existem o tal “mini shopping”. Também os preços de alugueis ali estão fora da realidade e desta forma, o segundo andar continua vazio.
Esta semana, houve um evento historia no RS, que foi o lançamento da TV digital. Claro que para muitos parece coisa de ficção cientifica ou coisa para ricos. Mas não é. Da mesma forma como a TV a cores era vista como algo que jamais chegaria aos lares do “povão”, hoje está ai a preço de banana. Passamos por diversas lojas que vendem aparelhos de TV em Viamão e não havia sequer uma TV com o decodificador digital, coisa que já é comum. O mais grave é que numa loja na Av. Liberdade, o vendedor completamente despreparado, nos apontou uma TV de LCD dizendo que era digital. Nem sabia que a RBS estava transmitindo ao vivo um programa histórico. Claro que é algo novo mas se a pessoa trabalha com venda de Televisores, deveria pelo menos ler algo a respeito. Mas até que é perdoável, pois o próprio Lazie Martins falou que teriamos TV em Alta Definição em Celulares e laptops. Teremos TV digital nestes aparelhos sim mas em alta definição, somente em aparelhos de TV. Mas as lojas poderiam colocar carros de som e avisar o pessoal para assistirem. Por isso ninguém compra em Viamão. Não há formação de pessoal, não há interesse dos gerentes.
Nos anos 70, logo que surgiu a TV a cores no Brasil, o Grassi colocou um aparelho na sua loja, li na Rincão da Querência. ”lembro como se fosse hoje. Nós saiamos do Alberto Pasqualini e parávamos na frente do Grassi para assistir um TV a Cores. Ficávamos babando olhando o Lancelote Link e sonhando e um dia termos uma TV destas!” – Comenta Carlos Eduardo que tinha 10 anos na época.
”Bons tempos aqueles, apesar de todos “os rigores” do regime militar. Mas não havia assaltos nem as safadezas que há hoje no Brasil. Mas para muitos esta bem melhor, pode-se roubar bilhões que não acontece nada.” – comenta tristemente o Sr. Flavio, que também vivenciou esta “bela época” de Viamão.
Não levando em consideração alguns fatos, com certeza muito coisa mudou e melhorou, claro que não para os pobre que só piorou e vai continuar assim. E esta semana ficamos sabendo que há um movimento para trazer um novo Shopping. Mas como falamos no inicio, será que vai dar certo? Será bom para a população ou apenas para algumas pessoas que ganham por fora com essas manobras de vendas de terrenos etc?
Qual será o custo/benefício para Viamão? Será igual a Ambev? Mumu? Enfim, seremos os últimos tomar conhecimento destas políticas no nosso município, qual o percentual real de empregos para Viamão? Uma vez falaram que a Ambev geraria muitos empregos e muita coisa por baixo dos panos possivelmente foi feita pois é tudo automatizado e emprega pouquíssimas pessoas. Se alguém esta ganhando com essas manobras com certeza não é a comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário