Na sexta-feira, 4 de julho, mais de 800 alunos, familiares e educadores do Instituto Marista Graças tiveram a oportunidade de assistir a peça Despertando para sonhar. A encenação aconteceu no Centro Cultural e teve duas sessões. A promoção do espetáculo foi da Pastoral Escolar com a parceria da Direção, da Associação de Pais e Mestres e do Grêmio Estudantil.
Despertando para Sonhar faz parte do projeto Teatro Jovem, do Rio de Janeiro, idealizado e encenado por Tadeu Aguiar e Eduardo Bakr, desenvolvido há treze anos no Brasil. Nesse período mais de 2 milhões de jovens já assistiram às apresentações que se renovam a cada ano. Foi a primeira vez que a produção se apresentou em Viamão.
A encenação é inspirada no mito de Ícaro e Dédalo e reflete sobre a construção do sonho a partir da relação entre pais e filhos. A linguagem do espetáculo que mistura literatura, teatro e a arte cinematográfica, desperta no jovem a atenção e o interesse pela proposta pedagógica. Após o espetáculo, os atores proporcionaram um momento de debate. Pais, alunos e educadores opinarem e questionarem sobre a temática abordada durante a apresentação.
"Despertar do sono que aprisiona e acordar para o sonho que nos liberta" foi o objetivo da exibição que pretendeu estimular no espectador o desejo de sonhar e de provocar mudanças. Aliando diversão e reflexão a peça tratou de temas de interesse dos jovens, proporcionando desenvolver em cada um o olhar crítico e o amadurecimento como cidadão. A trajetória, a seriedade da pesquisa ligada a temática abordada resultou ao grupo, o apoio institucional da UNESCO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário