domingo, 27 de julho de 2008

Educação ambiental em debate


O palco do segundo módulo do Curso de Formação em Educação Ambiental foi a Escola Municipal São Jorge. Um público de mais de quarenta pessoas participou ativamente das palestras interativas. “Mais uma vez tivemos um bom público, composto por professores, estudantes e comunidade, qualificando cada vez mais nossa proposta. E o foco das palestras foi muito bem direcionado. Reunimos num mesmo dia poder público, experiência de escolas e sociedade civil, aproximando estes diferentes atores” destacou Jorge Amaro do Grupo Maricá. Para ele, “Um momento importante foi a apresentação do termo de convivência, princípios e metas da Rede Viamonense de Educação Ambiental (REvea). “A REvea nasce de forma comprometida com a Educação Ambiental, com articulação e compromissos sólidos. Esta será uma das primeiras redes locais de EA.”

Pela manhã, a primeira parte contou com a presença do biólogo Cristiano Silveira, representando o Departamento do Meio Ambiente de Viamão (DEMAM). Silveira abordou políticas de meio ambiente e a evolução do DEMAM. Destacou que desde 1997 muitas ações e projetos vem se consolidando, porém, “muitas questões se perderam ao longo dos anos devido a decisões políticas equivocadas.” Mas trouxe importantes dados de avanços “tivemos o projeto Viva o Arroio Feijó, a implantação da Coleta Seletiva, o Conselho e o Fundo do Meio Ambiente. Precisamos agora aprimorar estas ações.” No segundo momento, Aurici Azevedo apresentou dados do Projeto Mapeamento de Ações em Educação Ambiental em Viamão. Uma proposta do Grupo Maricá em parceria com a Secretaria Municipal de Educação que mapeou as ações de educação ambiental no município. Para ela “Sabia-se que ocorrem várias ações em educação ambiental que foram potencializadas por projetos como Viva o Arroio Feijó, Agenda 21 Escolar e Programa Integrado para Recuperação de Áreas Degradadas. Com o objetivo de conhecer e integrar estas diferentes práticas, este projeto fez um apanhado da realidade viamonense e proporcionar um momento de troca e aprendizado, tornando o trabalho mais efetivo e organizado. Este conjunto de informações será colocado a disposição de todas as instituições entrevistadas e da comunidade em geral, com vistas à formação da Rede Viamonense de Educação Ambiental. Inicialmente, a pesquisa abrangeu 69 escolas públicas municipais, onde estudam 22.000 alunos e atuam 1.200 professores. Também estão previstos dados das escolas estaduais, particulares e experiências informais de entidades da sociedade civil. Aurici apresentou ainda ações de educação ambiental na Escola Apolinário Alves dos Santos.

No período da tarde, Joaquim Amorim abordou o tema resíduos sólidos e consumo consciente. Amorim é presidente da Associação dos Recicladores de Viamão (ARV). “Nossa proposta busca incorporar a dimensão social, econômica e ambiental. Procuramos trabalhar com redução, reutilização e reciclagem.” Foram apresentados dois vídeos temáticos, um sobre associativismo e outro sobre consumo.


Próximos módulos do Curso:


16/08 – Sargento Raimundo Soares
27/09 – Apolinário Alves dos Santos
25/10 - Canadá
05/11 – ETA

Nenhum comentário: