Porto Alegre vai reunir milhares de educadores maristas e especialistas em educação do Brasil e do exterior.
De 15 a 18 de julho, enquanto os alunos estão aproveitando o recesso escolar de inverno, educadores maristas de todo o Brasil estarão reunidos no 3º Congresso Nacional Marista de Educação no Centro de Eventos da PUCRS. É a primeira vez que o evento está sendo realizado em Porto Alegre. As duas primeiras edições aconteceram em Curitiba, 1996, e Recife, 2002.
Com o tema "Oficio de educador na sociedade do conhecimento: profissão e missão", o objetivo do Congresso é refletir sobre o ofício do educador e o que a sociedade espera de quem está à frente da educação. Já está confirmada a participação de 2600 educadores, entre eles, cerca de 50 educadores do Instituto Marista Graças.
Entre as inovações do Congresso, destaca-se a realização do 1º Congresso Nacional de Educandos Maristas. O evento tem como objetivo refletir sobre o papel do educando na sociedade do conhecimento. Está prevista a presença de 70 estudantes de colégios e unidades sociais Maristas do Brasil, incluindo a aluna do Instituto Marista Graças, Maria Lúcia Dutra Machado. "Não temos conhecimento de que este tipo de congresso de educadores e educandos tenha ocorrido na história da educação no país", complementa Ir. Lédio Matias da Comissão de Educação.
Missão de educar
Segundo o coordenador Irmão Lédio, a contribuição do Congresso é motivar e, sobretudo, instrumentalizar os educadores a refletirem sobre suas práticas educativas e a transformação das mesmas. "O tema do Congresso pretende que o Brasil Marista reflita sobre a verdadeira missão de educar diante dos desafios dos tempos atuais. Nos anos anteriores o ponto forte foi encontrar educadores do Brasil Marista que vibram e trabalham pela mesma causa, que é dar continuidade ao sonho do fundador da Congregação Marista, São Marcelino Champagnat, de educar e evangelizar as crianças e os jovens, especialmente os mais necessitados", diz ele.
A diretora do Instituto Marista Graças, Dilce Corrêa Gonçalves, acredita que o Congresso será um espaço de reflexão, troca, aprendizado e interação. "Entrelaçaremos a vivacidade Marista, comprometidos e desafiados a realizar a missão de educador diante deste contexto tão exigente. O conhecimento viabiliza a agir com rumo e determinação. Os educadores do Brasil Marista reunidos em Porto Alegre tecerão redes no contexto da atualidade para a promoção humana na sociedade do conhecimento", enfatiza ela. .
Atividades
Uma das novidades desta edição será a presença de conferencistas do Brasil e do exterior; entre eles: o professor doutor Abdeljalil Akkari, da Universidade de Genebra, Suíça, a professora doutora Consuelo Vélaz de Medrano Ureta, da Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha, e o professor doutor Nilson José Machado, da Universidade de São Paulo.
Haverá, ainda, conferências temáticas, fóruns de experiências, diálogos, apresentações artísticas e culturais e exibição de pôsteres de pesquisas e projetos pedagógicos das escolas. O Instituto Marista Graças apresentará o projeto de Educação Ambiental, desenvolvido em todos os níveis de ensino pelo professor de Ciências Vanderlei Silveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário