quinta-feira, 31 de julho de 2008

Sucesso das Comunitárias Assusta Grandes Redes

Viamão, depois de ser o município com o maior número de jornais e semanários, entre outras publicações impressas, agora também possui um grande numero de rádios comunitárias. O fenômeno se deve em parte a grande população havida por ficar informada mas também por uma sociedade que sempre esteve ligada a cultura e a informação local. Enquanto ainda existem alguns semanários tendenciosos, com as radios locais não ocorre a politicagem, tão comum nas Radios Comerciais e grandes redes que elegem até mesmo apresentadores de TV para Deputado.

Mas este sucesso das rádios traz problemas para as mesmas e de quebra para a população. Muitas vezes, a Policia Federal e até mesmo a própria BM é usada para invadir estas pequenas emissoras, de onde levam equipamentos e muitas vezes até mesmo usam de violência, sem que as vitimas possam se defender publica e juridicamente, ja que os mesmos são tratados como criminosos. Uma vergonha que isso ainda ocorra, mesmo que muitos preguem que hoje há democracia e que o período da ditadura já terminou.

Na verdade vivemos num periodo de ditadura light, onde os militares foram substituidos por grandes empresários da midia que contam sua versão dos fatos. Pessoas ainda são presas, torturadas e mortas sem que nada possa ser feito. Na verdade, se forem computar todos os casos de mortes de inocentes pelas forças do estado, descobriremos que foram mais pessoas mortas do que no período militar. Mas naquele tempo existia ao menos a intenção de manter a ordem e realmente existia uma relativa ordem e progresso, bem ao contrário do que existe hoje. Basta ver que no mês de julho as TVs mostraram apenas a ponta do iceberg, de crianças sendo mortas a tiros por policiais despreparados.

Desta forma, quando voce ouvir na midia tradicional sobre radios comunitarias que derrubam aviões, principalmente as nossas radios aqui de Viamão, não acredite e troque de estação. O que derrubou os dois ultimos no Brasil (Gol e TAM), foram questões politicas apenas, seja na falta de observancia de leis básicas como também de falta de vigilancia dos orgãos responsaveis e nada foi feito e nada será feito. Se rádio comunitaria derrubasse realmente aviões, não seria necessário a Força Aerea Brasileira, visto a quantidade de emissoras que possuimos.

"A veiculação da matéria sempre traz inserida a acusação de interferências em aeronaves, só que nunca comprovadas. E, a palavra deles é a que vale pois a ninguém é dado o direito de resposta. Ou alguém já viu uma entrevista com dirigentes de rádios comunitárias com espaço para todos os esclarecimentos? Os mesmos veículos de comunicação que reclamaram durante anos a falta de liberdade de imprensa e manifestação popular, agora estão do lado da repressão. Qual motivo? Simples, a concorrência. Sim a concorrência." - Explica Roberto Kellermann que é colaborador de uma rádio comunitária local.

"Uma rádio comunitária, outorgada ou não, não é ameaça para o comércio tendencioso e dirigido do produto vendido pela grande mídia, mas, muitas rádios são uma ameaça aos desmandos cometidos a portas fechadas, como outorgas de emissoras comerciais vencidas há muito tempo e que eles nunca tocam no assunto. As rádios comunitárias colocam o ouvinte no ar para que este se manifeste sobre a sociedade onde vive. Uma grande emissora não. Antes grava o depoimento se for o caso para fazer audiência, mas, jamais interage com seu ouvinte. A pergunta já vem com três sugestões de resposta e cada uma com sua justificativa." - Continua Kellermann.

"Quanto às interferências, a possibilidade é muito remota. É mais fácil uma emissora comercial com 50.000Watt de potência interferir do que 25 Watt de uma comunitária. As duas operam na mesma faixa de freqüências entre 88 MHz e 108 MHz. Qualquer um pode colocar um transmissor no ar numa freqüência de aviação e retransmitir uma emissora qualquer para incriminá-la. Outra coisa, o sinal de FM é transmitido em linha horizontal para cobrir as residências, que é o foco de interesse. Ninguém tem interesse em transmitir para o alto onde não há ouvintes e sim sobre as residências das vilas que têm pouca altura. As emissoras comerciais têm seu sistema irradiante situado em alto dos morros ou grandes torres e as comunitárias não até porque não tem recursos para isso." - Conclui Roberto Kellermann.

Leia mais sobre este assunto em:
www.viamaohoje.com.br/content/view/2070/

Nenhum comentário: