quarta-feira, 9 de abril de 2008

Inscrições para oficinas do Projeto Caravana

Cultura: Arte-Educação

Inscrições para oficinas do Projeto Caravana

Cultural na Escola abrem dia 23 de abril

O Instituto Votorantim, pertencente a um dos maiores conglomerados econômicos do Brasil, o Grupo Votorantim, está patrocinando, em 20 comunidades escolares do Rio Grande do Sul, o Projeto Caravana Cultural na Escola. A iniciativa contempla os professores estaduais e municipais, alunos e pais, e a população de 138 cidades distantes dos centros culturais, com oficinas de educação artística e artes visuais, além de shows. O Caravana Cultural na Escola foi o único projeto gaúcho selecionado entre cerca de 1.600 propostas de todo o Brasil, dos quais apenas 12 foram escolhidos nacionalmente na 2ª edição do Programa “Democratização Cultural Votorantim”. O projeto é financiado através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.



O projeto Caravana C
ultural na Escola percorrerá 20 cidades, através de quatro roteiros, abrangendo vários municípios localizados próximos da sede onde serão realizadas três oficinas de educação artística e artes visuais, além de dois shows musicais, de choro e jazz instrumental e música regional gaúcha. As inscrições estarão abertas a partir de 23 de abril, no site www.caravanaculturalnaescola.com.br. Os roteiros serão semanais, de segunda a sexta-feira, passando o dia em cada uma das cinco cidades. Exceto no primeiro roteiro, devido o feriado, onde duas cidades serão visitadas após o quarto roteiro.

Roteiro 1 (19 à 21/mai) - São Sebastião do Caí, Montenegro e Sapiranga

Roteiro 1 (16 e 17/jun) - Taquara e Morro Reutter

Roteiro 2 (26 à 30/mai) - Butiá, Dom Feliciano, São Lourenço, Capão do Leão e Rio Grande

Roteiro 3 (02 à 06/jun) - Caraá, Osório, Maquiné, Balneário Pinhal e Mostardas

Roteiro 4 (09 à 13/jun) - Sapucaia do Sul, Alvorada, Viamão, Charqueadas e Harmonia

A equipe de artistas viajará num microônibus especialmente adesivado. A equipe é composta por Chicão Dornelles, Beto Herrmann, Marcelo Lehmann, Carlos Cachoeira, Alexandre Rosa, Beto Bollo, Giovani Berti, Renatinho Müller, Texo Cabral e Joaquim Marques. Também o Grupo Trupicando e Lata Mágica. A coordenação geral é de Janaina Aguillera e a produção musical de Carlos Cachoeira.

Oficinas

Serão três oficinas, com a duração de 2h30 à 3h cada uma.

1- Oficininha O Corpo como Instrumento, voltada para a educação infantil e fundamental.

Oficineiro: Beto Herrmann

2- Musicalidade - Noções de Técnica Vocal (respiração, emissão, intervalos/vocalizes); vocabulário musical; percepção musical (rítmica, melódica e harmônica).

Oficineiro: Marcelo Lehmann

3- Universo Percussivo - Construção de Instrumento Musicais a partir da reciclagem.

Oficineiro: Chicão Dornelles

Exibição de uma animação eletrônica seguida de palestra

RACHELColagens eletrônicas que se transformaram numa animação de 10 minutos com trilha sonora. A animação conta um episódio da vida do pintor Van Gogh. Seguido de palestra do artista Joaquim Marques, abordando os temas da inclusão digital e história da arte, aproximando as artes plásticas do universo da tecnologia. Rachel, que estréia nesta caravana, tem vários formatos: Instalação, Exposição, Livro Digital e Animação. Nessa trupe ela se apresenta em sua faceta filme com a trilha sonora de Beto Bollo.

Artistas convidados:

Arte Circense: Môni e Estevan, do Grupo Trupicando

Fotografia (foto na lata), Grupo Lata Mágica

Performance com Acordeon:

Renatinho Müller

Shows Musicais:

Duo Araucária – Instrumental Brasil, com Alexandre Rosa no Sax e Marcelo Lehmann no teclado e Giovani Berti na Percussão. Repertório autoral inclui os gêneros choro e jazz.

Carlos Cachoeira e Banda – Música nativista com Texo Cabral na flauta, Giovani Berti na percussão, Renatinho Muller na gaita e Beto Bollo no violão

Programação: tudo acontece num dia

1- O Corpo como Instrumento, das 09h às 12h

2- Noções de Técnica Vocal e Musicalidade, das 13h às 15h30

3- Construção de Instrumento Musicais a partir da Reciclagem, das 16h às 18h30

4- Das 10h às 19h – Apresentação de “Raquel” a cada 20 minutos

5- Das 17h às 18h – Palestra sobre Rachel (público alvo: adolescentes)

6- Das 18h30 às 19h – Performance circense e mostra de resultados das oficinas

7- Das 19h10 às 19h40 – Show do Duo Araucária

8- Das 19h50 às 20h20 – Show de Carlos Cachoeira

9- Oficina de Foto na Lata (Roteiro 2 e 3), 5h de duração, das 9h30 às 12h

10- Oficina de Foto na Lata, montagem coletiva de mini exposição das fotos, das 14h às 16h30

11- Oficina de História do Circo e Malabarismo (Roteiro 1),3h de duração, das 14h às 17h

Segundo a coordenadora geral do Projeto Caravana Cultural na Escola, Janaina Aguillera, a principal estratégia é a troca de experiência dos oficineiros com os educadores e a motivação/dismistificação da arte fomentando a criatividade dos estudantes através da experimentação. Os estudantes serão convidados para acompanhar todo o processo de produção, desde a instalação da aparelhagem de som, para saber que podem atuar em qualquer parte desse processo: técnica, produção, criação. Serão trabalhados os sentidos visual tátil e auditivo. Projetores, material impresso, conversas, muita música, transformação de sucata em instrumento musical, mostra de resultados e mostra musical para encerrar o dia. “Esperamos semear uma idéia, despertar uma vontade, um interesse em buscar mais, aprender mais. Os resultados que esperamos é que através dos professores de educação artística, multiplicadores e voluntários das comunidades envolvidas, possam acontecer atividades permanentes desse tipo”, afirma Janaina. O site ficará a disposição por quatro meses depois da última apresentação para assessoramento na implementação destas iniciativas nas comunidades escolares.

Mais Informações com:

Marisa Ribeiro - Assessora de Imprensa

F.(51) 9353-4395

Janaina Aguillera – Coordenadora geral do Projeto Caravana Cultural na Escola

Fone: (51) 9353-8546

E-mail: contato@caravanaculturalnaescola.com.br

Nenhum comentário: