sábado, 19 de abril de 2008

Vereadores de Viamão participaram da XI Marcha a Brasília em defesa dos municípios e da comunidade viamonense

O evento, também conhecido como a Marcha dos Prefeitos, é um marco no municipalismo brasileiro. "Foi uma oportunidade de apresentar aos poderes Executivo e Legislativo da República, uma pauta de reivindicações, além de discutir propostas que viabilizem o cumprimento dos deveres constitucionais dos municípios e que assegurem os recursos necessários para esse fim", destacou o vereador Armando Azambuja, que representou Viamão na 11ª edição da Marcha dos Municípios a Brasília, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), com a participação de 5 mil prefeitos, vereadores e autoridades municipais de todo o País, nesta semana na Capital Federal.

O encontro teve a presença dos ministros de Estado, senadores e deputados federais, estaduais, e do presidente Luis Inácio Lula da Silva, que arrancou aplausos dos prefeitos ao dizer que a proposta dele é repartir todos os tributos federais com estados e municípios. “Nós precisamos acabar com essa história de o Governo Federal criar imposto para a sua arrecadação exclusiva”, ponderou. Segundo ele, a partir de agora, se a alíquota baixar para um ente federativo baixará para todos e se aumentar para um, aumentará para todos. E garantiu que o governo busca uma política tributária melhor para o País.

Um Projeto vai regulamentar o transporte escolar rural, exigindo cooperação entre estados e municípios para criar um grupo de trabalho que crie anualmente boas condições de transporte escolar.
A reivindicação dos prefeitos é que os estados não estão colaborando suficientemente com os custos do transporte escolar. Eles argumentam que transportam alunos de seus municípios e também de escolas estaduais. Com o Projeto do Lula, os estados terão de firmar convênios com as prefeituras para não ficar sem verba federal para o transporte.
Além de participar dos eventos da 11ª da Marcha, o vereador Armando peregrinou os Ministérios, departamentos da federação e os gabinetes dos deputados e senadores, em busca de projetos e recursos para Viamão.

Os vereadores Armando e Dédo tiveram encontros com os senadores Paulo Paim e Sergio Zambiasi, e com vários ministros entre outras autoridades.

Fonte: http://vereadorarmando.com.br/noticia84.htm

Nenhum comentário: