quarta-feira, 23 de abril de 2008

Lapa se prepara para o Dia do Tropeiro lembrando de Viamão

Todo ano a Lapa celebra o dia daqueles que foram os maiores responsáveis pelo seu nascimento: os tropeiros. Partindo de Viamão (RS) com destino à Sorocaba (SP), onde vendiam seu rebanho, os condutores de tropas fixaram locais para descanso que deram início e sustentaram o desenvolvimento de várias cidades na chamada “Rota dos Tropeiros”.

A tradição gaúcha trazidas por eles moldaram os vilarejos que surgiram da economia tropeira, e até hoje são facilmente observáveis em cidades como a Lapa, Castro, Rio Negro, Porto Amazonas e Palmeira, seja na gastronomia encorpada do feijão tropeiro acompanhado de toresmo, bacon e ovo frito, seja nas rodas chimarrão. Outro reflexo dessa influência é que a Lapa tem hoje, nada menos que sete CTGs (Centro de Tradições Gaúchas), mas, pela primeira vez terá uma um espaço próprio para as atividades dos guardiões da tradição tropeira.

A sede da UTL (União dos tropeiros da Lapa) no Centro Histórico, foi cedida pela Prefeitura da Lapa e será inaugurada neste dia 26 de abril, o Dia do Tropeiro, junto a outras atividades comemorativas que ocorrerão durante este dia.

Fonte: Bem Parana

Nenhum comentário: