terça-feira, 1 de abril de 2008

Uma nova forma de enfrentar o crime

A sua segurança, a da sua família e de toda a comunidade é muito importante. Por isso,

nós, do Ministério da Justiça, estamos enviando esta mensagem. Contamos com a sua ajuda

e com os membros da comunidade em que você atua para repassar essas informações adiante.

Uma nova forma de enfrentar o crime

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NO PRONASCI? O Pronasci é o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. Um programa do Ministério da Justiça que propõe novas formas de enfrentar o crime ao aliar ações policiais qualificadas de combate à violência e à inclusão de jovens nos programas sociais do governo federal.

O Pronasci é um grande programa de segurança – são mais de 90 ações. Ele propõe o reforço das atividades da polícia, a valorização dos policiais que enfrentam o crime nas ruas e dá atenção especial ao modelo das prisões e ao tratamento dos presos no Brasil, que contarão com módulo de saúde, salas de aula, laboratório de informática e biblioteca nos presídios. O Pronasci também prevê a inclusão social de jovens de 15 a 29 anos à beira da criminalidade.

Viamão, onde você vive, já faz parte do Programa. A sua prefeitura assinou um convênio com o Ministério da Justiça e está pronta para receber verbas para a implementação de projetos do Pronasci. Basta que as autoridades locais apresentem suas necessidades e digam quais ações do Pronasci querem em sua localidade.

Atualmente, algumas ações do Pronasci já estão em andamento no Rio Grande do Sul. Para os profissionais de segurança pública foi assinado um convênio com a Caixa Econômica Federal e o governo do estado para possibilitar a aquisição da casa própria pelo Plano de Habitação. Também será implementado um núcleo de Justiça Comunitária, que promoverá a mediação de conflitos e agilizará os processos jurídicos. Outra ação é a criação de um Gabinete de Gestão Integrada Municipal, que realizará ações conjuntas entre as polícias civil e militar, bombeiros, guarda municipal, secretarias de segurança pública e a sociedade.

Neste momento, você pode participar mobilizando a comunidade para cobrar da sua prefeitura bons projetos e idéias para o Pronasci na sua localidade. Afinal, são as autoridades que você elegeu que poderão ajudar a melhorar a segurança aí, em Viamão.

Informe-se sobre o Pronasci e fale com a sua família, amigos e vizinhos. Se você tem alguma dúvida ou quer dar a sua opinião, entre em contato com a Comunidade Pronasci. Ligue para (61) 2107.9329 / 2107.9368 (aceitamos ligações a cobrar) ou mande um e-mail para comunidadepronasci@informe.jor.br. A sua participação e a da sua comunidade são muito importantes.

A segurança é uma responsabilidade de todos.

Nenhum comentário: