quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Viamão Vermelho - 80 homicídios na cidade este ano

Viamão registrou mais cinco assassinatos entre a tarde de domingo e madrugada de segunda, na Estalagem, São Lucas, Castelinho e Santa Cecília (duas ocorrências). Em 2008, já houve 80 homicídios na cidade, contra 87 em 2007. Se continuar nesta progressão teremos praticamente um aumento de 100% neste numero.

Responsável pelo Comando de Policiamento Metropolitano, o coronel Paulo Roberto Deikues prepara medidas emergenciais e a frota do 18º BPM receberá três novas viaturas. O diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) da Polícia Civil, delegado Cléber Ferreira, disse que pedirá uma análise de todos os casos à 1ª DPM.

Na verdade não basta colocar apenas viaturas nas ruas, claro que melhora mas muitos grupos possuem informantes em pontos estratégicos como nos altos do morro santana (lado leste), de onde se tem uma visão total da area mais perigosa. De lá pode-se ver claramente o deslocamento de viaturas devido as suas luzes. Também há pontos quentes (hot spots), com informantes que auxiliam a criminalidade informando a movimentação da policia, seja visualmente ou por escuta via radio. Ou seja, é preciso antes de tudo, mais inteligencia nas operações.

Se o dinheiro que o cidadão paga via impostos das mais diversas formas fosse investido correntamente na compra de equipamentos, cursos, treinamentos, admissão de pessoas realmente compententes seria possivel colocar não apenas Viamão nos trilhos, mas o RS e até mesmo o Brasil.

Hoje temos cameras que fiscalisão o cidadão comum, seja nas cercanias de supermercados, agencias bancarias, nas ruas na forma de Pardais etc. Porque não utilizar o mesmo sistema em pontos extratégicos em conjunto com centrais da policia? Desta forma a tecnologia com o emprego de técnicas inteligentes poderia resolver muitos casos sem emprego da violencia bruta muitas vezes inconsequente, como aquelas que vitimam inocentes principalmente de crianças como se observa no Brasil.

Também novas normas de emergencia como o fechamento de bares mais cedo e proibição de consumo de bebidas nas ruas, com a prisão efetiva de quem for pego, poderia começar a mostrar não apenas para a comunidade, mas para os crimonosos que algo começou a mudar. Do contrario chegaremos no final do ano com mais de 150 mortos em Viamão. Atualmente, quem circula por ruas e bares sem necessidade após as 22:00 ou mesmo mais cedo, está literalmente pedindo para levar um tiro devido a caos do sistema.

Isso aparentemente pode parecer uma volta a ditadura, censura, etc, pelo contrário, todos sairiam ganhando principalmente os jovens que merecem e devem se divertir a hora que bem entender. Aqui ninguêm é contra que o jovem ou mesmo adultos façam o que quiserem de suas vidas. Se querem beber e se drogar, cabem a eles esta escolha, pois a vida é deles, mas cabe a sociedade defender a vida dos mesmos e de outras pessoas que não tem nada a ver.

Indiretamente e estranhamente, até mesmo que vive da venda de drogas, talvez o motivo principal da criminalidade, sairia ganhando, pois quando não houver mais crimes, haverá menos pressão policial. Hoje sabe-se que em alguns paises onde o uso de drogas é liberado, não possuem a violencia que existe no Brasil hoje.


Materia enviada por Viko Rezende com informações do CORREIO DO POVO PORTO ALEGRE, TERÇA-FEIRA, 2 DE SETEMBRO DE 2008

Nenhum comentário: