sábado, 13 de setembro de 2008

Muda de Governo Mas Os Ônibus Continuam os Mesmos

Os Sete Pecados Principais

Muitas pessoas nos cobram que façamos uma matéria sobre os ônibus em Viamão e outras até pedem que nós façamos alguma coisa. Alertamos que infelizmente não somos os responsáveis pelo município e que cobrem das pessoas em quem votaram pela ultima vez.


Também muitos leitores nos perguntam se haveria a possibilidade de alguma parceria entra a Administração local e as empresas de Onibus, visto que nada é resolvido. O que temos a dizer é que não temos bola de cristal e que não temos serviço investigativo como grandes jornais como a RBS e que também não é nossa função.

Esclarecido isso, vamos as reclamações:


1º - Em primeiro lugar os usuários reclamam da lotação dos veículos, principalmente pela manhã (ida), e finais de tarde (volta). Pela manhã, até mesmo os “Diretos” (que na verdade não tem nada de diretos, apenas o preço e os bancos), já surgem lotados na Santa Isabel. Seria interessante e mais lucrativo para e empresa Viamão colocar mais dois, ou carros maiores. Muitas vezes há Diretos em horários fantasmas, e passam com um ou dois passageiros, tipo 13:00 hs sentido Porto Alegre / Monte Alegre. Dizem que existem leis onde as pessoas não poderiam viajar em pé em coletivos, mas como Viamão (o Prefeito aceite ou não, é uma terra-sem-lei), pela manhã e por volta das 18 horas são fenomenais as lotações. Um fato que irrita algumas pessoas que vão realmente trabalhar são os acentos reservados para idosos, pois muitas vezes alguns senhores e senhoras idosos escolhem justamente os horarios de pico. Além de tomarem os lugares, que por um lado esta certo, são idosos, tornam a viagem mais demorada, principalmente porque trancam a entrada. Algumas pessoas sugerem que deveria ter determinados horarios para os idosos ou onibus dedicados.Também nunca observarmos vereadores nem o próprio prefeito num destes coletivos lotados.


2º - Em segundo lugar reclamam da falta de veículos em alguns horários. Tá certo que pela manhã há um numero maior, mas no final de tarde, sentido Porto Alegre / Viamão, há poucos o que resulta em muita lotação. Nos finais de semana nem precisa ser comentado. Também não há uma organização de liberar mais carros em épocas especiais. As vezes há um evento em Porto Alegre como Feira do Livro, Jogos, Dia das Crianças, Dia das Mães etc onde há um movimento maior de pessoas mas continua o mesmo numero de ônibus em circulação.

3º - Não pegar passageiros - por mais insólita que possa parecer esta reclamação ela e viridica. Muitas pessoas tem relatado que onibus passam e não pegam os passageiros em determinados pontos, ainda mais quando tem um parado. Um exemplo e a primeira parada proximo ao portão do porto e lá no gazometro. Tem pessoas que alegam que muitos motoristas passam correndo e não pegam passageiros. Há casos entretanto onde pegam até mesmo fora das paradas, mas não são velhinhas nem crianças. Tudo bem que uma garota estilo "mulher melancia" chame a atenção, mas por favor motoristas...


4º - Velocidade dos Ônibus – Até pouco tempo o pessoal de outras cidades próximas divulgava a seguinte expressão: “Cuidado que o Viamão passa por cima!”, referindo-se a tomar cuidado quando entrar na cidade. Na verdade muitos motoristas só correm dentro das vilas, justamente onde não há ou não havia um bom calçamento. Pessoas são jogadas para cima e para o chão e muitas já processaram as empresas. O ultimo caso foi de uma senhora na Cecília que foi jogada para o alto e caiu ferindo gravemente a coluna, pois o motorista passou correndo sobre um quebra-molas próximo a parada 6 da Plácido Mottim. Da Monte Alegre ao Centro de Porto alegre dá aproximadamente 20 km. Pois uma viagem normal, sem transito leva 45 minutos ou mais. Inadmissível e inexplicável. Alias, muitas empresas se defendem alegando que os carros tem que estar nas ruas e se saem por exemplo, as 17:00 horas da Santa Isabel, eles devem chegar as 18:45 no centro de Porto Alegre, mesmo sem trafego algum ou com o carro vazio. Mas isso é falta de administração, porque se o veiculo for rápido ele poderá voltar com passageiros. O que ocorre e que muitos voltam vazios. Mais uma vez também nunca observamos um vereador eleito nem o prefeito esperando ônibus nas paradas.


5º - Preço da Passagem – O que para muitos parece pouco, principalmente para quem ganha bem e não anda de ônibus, é caro sim. R$ 5.30 por dia para um comerciário representa R$ 127,20 por mês, ou seja bem mais que um terço do salário mínimo. Quanto todos lutam para tirar os carros pequenos das ruas para aliviar o transito e atmosfera nada é feito para as empresas orientarem ate mesmo quem possui automóvel para ir de ônibus. Também não se conhece em Viamão alguma empresa preocupada em usar outras formas de combustíveis que não poluam. Por oposto, muitos ônibus jogam fumaça e fuligem na cara dos passageiros nas paradas e terminais.


6º - Abrigos e Terminais – Realmente a administração tem colocado muitos abrigos que ajudam a proteger a população, principalmente em dias de chuva mas que estão sendo destruídos não pelos usuários, mas com certeza pelos filhos de alguns usuários. Ai o prefeito não tem culpa. Muitos são riscados e destruídos no outro dia. Uma completa amostra da bestialidade que muitos jovens cometem. Isso é falta de educação de alguns pais sim que largam na marginalidade seus filhos. Mas o pessoal tem reclamado e com razão da falta de abrigos no centro de Porto Alegre. Lá é comum ver pessoas na chuva, com mais destaque mulheres, mulheres grávidas, mulheres com filhos nos braços, senhoras idosas, crianças etc. Também nunca vimos nenhum vereador nem o Prefeito num dia de chuva la no terminal da Ulbra. Não dão a mínima atenção e respeito com o cidadão. O curioso é que algumas empresas ganham premio de qualidade o que faz cada dia mais o empresariado, em especial, desacreditar em tais prêmios como ISO 9000 entre outros que destacam algumas empresas.


7º - Sujeira nos ônibus – Dos males, o menor, visto que muitas vezes os carros saem limpos e a própria população os suja, intencionalmente ou não. Muitos largam sujeiras dentro do carro. Há os casos de mães que entram no ônibus e a primeira coisa que fazem e dar “mamá” ou outros lanches para as crianças que na certa irão vomitar em seguida. Quando não sujam um passageiro do lado, sujam o carro. Claro que isso não é intencional mas pode ser evitado. Deve-se evitar andar com crianças pequenas no centro de Porto Alegre, a menos é claro que seja necessário. Não se deve comer em ônibus, assim como não se deve almoçar num cinema, teatro etc. É falta de cultura. Evidentemente em dias de chuva os carros ficam mais sujos de lama, mas ai a culpa e da prefeitura que não cuida das ruas. Também é normal, principalmente em nossa vilas repletas de cães, as pessoas entrarem no carro com os pés "cagados". Fica um fedor insuportável principalmente em dais frios quando as janelas estão fechadas Fica um olhando para o outro.


Abaixo, um texto enviado por em leitor, na integra:


“Prezado Silvio,

Concordo com o problema do Terminal da Ulbra, pego ônibus por lá uma vez por semana e não é só a chuva que incomoda, pois a esculhambação também irrita muito, principalmente pela falta de funcionários da Empresa Viamão no horário de pico para orientar os usuários.

Ocorre que neste caso acho que o prefeito Alex até pode fazer uma pressão, mas quem vai resolver não é ele, pois compete ao Daer, Metroplan e Prefeitura de Porto Alegre resolverem, pois o terminal está dentro do município de POA e não serve só aos moradores de Viamão e sim também aos munícipes de Porto Alegre que tenham que vir a Viamão sejam a passeio, trabalho, etc..

Mas aí entra em uma área que eu estou por dentro lá em POA: Transporte. Existe uma pressão muito grande da ATP para que os usuários do transporte metropolitano sejam mal atendidos e assim façam suas reclamações, até que finalmente vão conseguir o que tentam há anos: ACABAR com os ônibus de outros municípios no centro, criando terminais afastados, para que daí os ônibus urbanos de Porto Alegre, que diga-se de passagem são ótimos colaboradores nas campanhas à prefeitura por lá, façam o transporte até o centro, aumentando assim seus lucros.

Já deves ter ouvido falar do Projeto Portais da Cidade lá em POA, inclui isto. Enquanto isto jogamos a culpa no Alex. Mas veja, o terminal que fica localizado no centro do nosso município, portanto dentro de nossa área territorial, é muito mais civilizado e foi ampliado com a colaboração da prefeitura. Admito que ainda faltam muitos abrigos nas paradas dentro das vilas, e isto não devemos perdoá-lo, temos que meter pressão mesmo, mas ao longo da RS 040 melhorou bastante.”


Redação do Viamao Hoje

3 comentários:

Thierre Januth disse...

Oie Tudo Bem..
Vim Fazer uma Visita em Seu Blog

Parabens... Gostei D+

Gostaria de Aproveitar e Convidar
a Visitar o Meu

Lá vc Encontra Letra da Músicas
Personalizadas com Videos e
Mp3 para Baixar!!!

Espero que Goste...

Bom Final de Semana para Vc...

█║│█│║▌║││█║▌│║ ®™
Thierre Januth ®

Anônimo disse...

well its nice to know that you have great hits here.

Anônimo disse...

help me.