domingo, 28 de setembro de 2008

Viamão reclama do Barulho


Já não é surpresa ou novidade o problema da poluição sonora em Viamão, o mundo em que vivemos. Pois há pessoas reclamando do problema dos caminhões de gás com sua musiquinha infernal. Conforme as palavras desta senhora "...acredito que Viamão realmente é uma terra de ninguém - Imagine, não temos horário pra nada,é tudo a"la vonte".".

"O caminhão do gás passa diariamente, as 8 horas da manhã com sua música estridente oferecendo gás. Não dá pra suportar, as crianças daqui ( Dom Feliciano) sabe qual a primeira palavra que falam não é mamãe ou papai, é gás. Quem será o inteligente que criou esta lei?Quem aprovou? Sei que o empresário precisa divulgar seu produto,também o funcionŕio precisa de seu emprego,mas tem de ser tão cedo? Propaganda de segunda à segunda, ninguém merece.
Lembre-se que em toda cidade há cidadãos pagadores de seus impostos e taxas e que tem seus direitos garantidos. Poluição sonora também é uma forma de violência."

Por lei, apartir das 8 horas já é liberado e segue até as 22:00 o que daria como dentro da lei. Outros que perturbam são os carros de supermercados, de publicidade e, mais atualmente, os carros de propaganda política. Na frente do Rissul aos sábados à tarde por exemplo é um verdadeiro inferno, pois é um ponto de grande concentração de pessoas (e cães também). Sorte que já está no fim.

Isso tudo é Poluição Sonora e Visual, sem contar que é poluição cultural tambem. As TVs também sofrem com os horarios politicos, onde cada um conta uma piada menos engraçada que a outra. Isso tudo tem que ser revisto mas como é de quatro em quatro ano, ninquem faz campanha milionária na TV para mudar..

Também algumas pessoas falam dos sons de igrejas e casas de religião, já que Viamão é um dos municipios com mais centro de cultos da região metropolitana. Nada contra, pois além de ser religiao, faz parte da cultura e do folclore local. Mas com certeza há excessos. Inclusive a redação do Viamão Hoje que ficava ao lado de uma casa de umbanda chegou a reclamar na Prefeitura porque os cultos começavam a meia-noite e iam até as 5 da manhã. Tudo bem se fosse sábado para domingo mas numa terça-feira? Ou são todos ricos que não trabalham no outro dia ou são desocupados.

A Secretaria responsável nos informou que, mesmo as casas de religião, sejam Ubanda, Assembléia, Catolica etc tem OBRIGAÇÃO de encerrar as 22:00 horas durante a semana (de segunda a sexta-feira). Perguntado no orgão competente que deveria fiscalizar porque em Viamão ninguem respeita esta lei do silêncio, a pessoa disse que não há fiscais à noite. Bom, não há nem policiamento a noite em Viamão, esperar o que? Na verdade talvez a administração do PT não faça nada ou cubra os ouvidos porque muitos são frequentadores destas casas ou possuem algum temor de não serem eleitos. É o Brasil, é Viamão e viva as eleições 2008, mesmo sendo iguais as outras.

Viko Rezende - www.vikorezende.blogspot.com

Um comentário:

Sérgio disse...

Pegando o gancho do caminhão do gás, também detesto tal forma de divulgação, desnecessária e arbitrária, pois temos tantos meios de comprar o gás. Na verdade resolvi postar aqui um desabafo contra outro problema de ruído. Onde moro têm um indústria que se instalou e gera um ruído infernal 24 horas por dia e numa zona totalmente residencial, pergunto-lhes quem deu o alvará???Claro que todos sabemos que foi nossa gloriosa prefeitura! Reclamei junto a secretaria de indústria e comércio e nunca fizeram absolutamente nada. Até quando temos que ficar calados e vendo nossos direitos serem estuprados???