segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Música na Santa Isabel para homenagear Viamão

No domingo, a vila Santa Isabel foi palco de uma grande festa, o “7º Festival de Bandas”. As bandas de música de Viamão, que participam do projeto Bandas Escolares, se apresentaram na avenida Liberdade para comemorar o aniversário de 267 anos da cidade. O objetivo principal foi reforçar o forte elo do município com a música, além de integrar as escolas e a comunidade.

Com grande estilo, a banda municipal de Gravataí deu início à festa. Em seguida, representando Viamão, município que tem o maio número de bandas da região metropolitana, a escola Paulo Freire se apresentou.


O público presente na avenida pôde observar que as escolas mostravam quatro categorias básicas da música, que são: percussão, fanfarra, harmonia, metais e percussão.

O projeto é coordenado por Rosângela Rosa. Segundo ela, atualmente as bandas possuem instrumentos dos mais variados, desde saxofones, clarinetes, trompetes, tubas, trompas e trombones. “Contamos hoje com 35 bandas em escolas municipais urbanas e rurais. São mais de 1.000 crianças e jovens que participam ativamente dos ensaios e apresentações, que acontecem durante o ano letivo”.


Além disso, cada banda tem um regente (músico), que coordena e ensina música tanto na teoria como na prática instrumental, até os rudimentos marciais. A parte técnica do projeto é supervisionada pelo maestro André de Oliveira, que também é representante da Associação Mundial de Bandas no Brasil.

A secretária municipal de Educação, Indianara Olinski, afirmou que a cada ano novas escolas solicitam ingresso no projeto, através da aquisição de instrumentos musicais por parte da secretaria. “Dar continuidade a esse trabalho é relembrar da escola Isabel de Espanha, da década de 70, que brilhava nos campeonatos e festivais do Rio Grande do Sul e de São Paulo”.


Presentes também no evento estavam o prefeito Alex Boscaini e o vice-prefeito Sergio Kumpfer.

Além das apresentações das bandas das escolas municipais, houve ainda, a presença das escolas estaduais e particulares do município. Ao todo, 48 escolas passaram pela avenida Liberdade. A atual bicampeã estadual, a Banda Marcial São Marcos, de Alvorada, foi a última escola a se apresentar.

Depois, em clima de alegria, solidariedade e descontração, os representantes de todas as bandas se uniram e fizeram uma “Grande Banda”. E ainda, para encerrar com chave de ouro o evento, todas as bandas cantaram parabéns para Viamão
.


Fonte: Prefeitura Municipal de Viamão

Nenhum comentário: