sexta-feira, 26 de setembro de 2008

FURTO E ROUBO DE VEÍCULOS SA

Quatro quadrilhas agem em zona nobre de Porto Alegre

Região com os bairros de maior rendimento na Capital concentra nove de cada cem carros que são roubados ou furtados no EstadoFormada por bairros onde a renda familiar média é superior a R$ 7 mil (conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) , uma das regiões nobres da Capital teria sido loteada por quatro quadrilhas especializadas no roubo de veículos. Segundo a Polícia Civil, a maioria dos seus integrantes mora na Região Metropolitana, em Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e Viamão.

Ao investigar os ataques, a polícia descobriu que os assaltos são praticados nesta região geralmente por trios armados que se deslocam em um veículo. Dois homens são responsáveis por render a vítima. O terceiro aguarda no veículo, dando apoio aos comparsas.

– Estamos integrando o trabalho entre as três delegacias (3ª, 8ª e 10ª DPs) responsáveis pela área para conter a ação destes criminosos que vêm de outros municípios – revela Cleber Ferreira, diretor do Departamento de Polícia Metropolitano (DPM).

A região que inclui bairros como Moinhos de Vento, Mont’ Serrat e Rio Branco – onde o delegado da Polícia Federal Ricardo Nunes, 32 anos, foi baleado na noite de quarta-feira em tentativa de roubo – concentra 23,4% dos furtos e 18,75% dos roubos de veículos ocorridos na Capital.

– O alvo agora são carros mais novos e caros. A concentração de renda atrai o criminoso. São automóveis roubados sob encomenda e que viram clones – conta o delegado.

Conforme a polícia, os roubos ocorridos neste ano se concentram à noite, entre 18h e 0h, e não se restringem a uma área específica: ocorrem tanto em zonas residenciais dos bairros quanto em avenidas, onde há concentração de estabelecimentos comerciais. Já os furtos ocorrem entre 18h e 7h.

Área registra 9% dos roubos e furtos do Estado

A polícia ainda trabalha na identificação dos integrantes dos bandos que agem na região, mas já descobriu que a Terceira Perimetral é a principal rota de fuga. A via liga os bairros à Avenida dos Estados que leva à freeway e também à BR-116.

A cada cem carros levados por ladrões no Estado, nove foram furtados ou roubados nessa região da Capital. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública, dos 20.346 crimes registrados no Rio Grande do Sul nos primeiros oito meses, 1.831 ocorreram em um dos 10 bairros.

Na região são levados nove carros por dia, ou seja, um a cada duas horas e meia. Só na área da 10ª Delegacia da Polícia Civil, responsável pelos bairros Bom Fim, Rio Branco e Moinhos de Vento, foram levados 866 entre 1º de janeiro e 31 de agosto.

Dois homens foram presos no início da tarde de ontem pela Brigada Militar de Viamão, suspeitos de terem baleado na noite de terça-feira Ricardo Nunes, 32 anos, delegado da Polícia Federal. Pela manhã, o serviço de inteligência da BM recebeu a informação de que o suspeito estaria em uma casa Rua Urbano Nunes Marins.

Depois da recebida a informação, a BM fez contato com agentes federais, que levaram uma foto do homem para Ricardo fazer o reconhecimento. Ele teria achado o suspeito muito parecido com um dos assaltantes.

Fonte: http://emirpinho.blogspot.com/2008/09/furto-e-roubo-de-veculos-sa.html

Os crimes nos bairros
FURTO DE VEÍCULOS
2007 2008
Porto Alegre 3.404 3.884
Região* 829 (24,4%) 910 (23,4%)
ROUBO DE VEÍCULOS
2007 2008
Porto Alegre 5.587 4.909

Nenhum comentário: